Finalmente decisivo


Zlatan Ibrahimovic é reconhecidamente um dos melhores atacantes do século. Entretanto, sempre foi marcado por decepcionar nos jogos de mata-mata da UEFA Champions League. Mesmo tendo conquistado títulos na maioria das temporadas de sua carreira, Zlatan ainda não conquistou o principal torneio do futebol europeu. Além disso, para muitos, sua última temporada (que foi de alto nível ainda) também representava o início do declínio para o atacante sueco. Mas na temporada 15/16 Ibrahimovic parece disposto a contrariar todas essas afirmações.

Aproveitando sua qualidade técnica e visão de jogo, Ibra passou a recuar a fim de participar cada vez mais da construção de jogadas. Menos centroavante e mais falso nove, o sueco já realizou 13 assistências para gol na atual temporada, somando Champions League e Ligue 1. Mais que o dobro (6) em comparação com a temporada passada. Ainda mantendo a veia goleadora, Zlatan se reinventou como um jogador mais influente em diferentes zonas do campo. Essa mudança, entretanto, ainda precisava ser refletida no mata-mata da Champions e Ibra teria uma chance contra um adversário familiar.
Zlatan quase virou vilão contra o Chelsea na última Champions
Na última temporada Zlatan foi personagem marcante do mata-mata da Champions de forma negativa. Expulso logo no primeiro tempo do jogo da volta contra o Chelsea, viu seu time suar para se classificar, em jogo decidido apenas na prorrogação. Diante do Barcelona, eliminação com atuação bastante inócua do sueco renderam ainda mais críticas. O sorteio das oitavas de final acabou colocando mais uma vez PSG e Chelsea frente a frente. Na primeira partida, vitória com gol e boa atuação do camisa 10. Mas foi em Londres que Ibrahimovic mostrou-se capaz de mudar sua sina de jogador pouco decisivo. Em um ambiente menos propenso a um grande jogo do PSG, contra um grande adversário e que tinha a necessidade do resultado, Ibra participou dos dois gols que selaram a vitória da equipe francesa. No primeiro, recebeu de Dí Maria e cruzou rasteiro para o meio campista Adrien Rabiot marcar. No segundo tento dos parisienses, completou cruzamento de Dí Maria, num momento em que um gol do Chelsea representaria uma ida para a prorrogação. Mais do que a participação direta nos gols, se viu um Ibrahimovic muito participativo, recuando ou caindo pelos flancos (especialmente o esquerdo) para participar mais ativamente da construção de jogadas (embora tenha mostrado alguns lapsos de displicência ainda), o que pode ser refletido no número de passes concluídos(62) na partida, que são relativamente altos para um atacante.
As regiões onde Ibrahimovic realizou a maioria de seus passes
mostram um jogador bastante participativo, recuando para
participar da criação, não se omitindo como já ocorreu algumas vezes


Zlatan Ibrahimovic em nova versão, agora mais armador, porém tão goleador quanto antes, deu o primeiro indicativo de que pode mostrar seu alto nível também na Champions como dele se espera. O Paris Saint-Germain tem um elenco forte, com jogadores de alto nível como Thiago Silva, Dí Maria e Marco Verratti, mas se quiser conquistar a tão sonhada UEFA Champions League, o atacante sueco será fundamental. E ele deu o indício de que finalmente pode ser decisivo.

Compartilhar: Plus