Andrea Barzagli - O zagueiro vinho



Algumas das mais belas vinícolas do mundo estão localizadas na região italiana da Toscana. Diretamente da pequena, porém bela, comuna italiana de Fiesole localizada na Toscana, veio um vinho diferente: um vinho do futebol. Andrea Barzagli, o zagueiro que se tornou melhor depois de envelhecido. Se a maioria dos jogadores alcançam seu auge no futebol aos 25, 26 anos, Barzagli só veio mostrar tudo que podia ao chegar a Juventus já com 30 anos.

Barzagli rodou por equipes modestas da Itália durantes os iniciais anos de sua carreira até chegar em 2004 ao Palermo onde viveu ótimos anos, o que lhe garantiu convocação para a copa do mundo de 2006. O bom futebol apresentado no clube da Sicília o garantiu uma transferência ao futebol alemão. O zagueiro que apesar do bom futebol se mostrava longe de ser uma referência da posição foi jogar no Wolfsburg. Apesar de ter sido campeão alemão, o jogador não viveu por lá seus melhores momentos na carreira e gradativamente foi perdendo espaço no clube e na seleção.
Barzagli aparentava que teria um rápido declínio jogando no Wolfsburg
Até que em 2011 surgiu a oportunidade da carreira. A Juventus não vivia seus melhores anos e a chance de jogar num grande clube e voltar ao seu país de origem poderia fazer bem ao defensor. O resultado foi muito além do esperado. Num elenco comandado por outro medalhão dado como acabado, Andrea Pirlo, a Juventus foi campeã italiana invicta tendo concedido apenas 20 gols aos adversários em 38 jogos. Ao lado de Bonucci e Chiellini, Barzagli formava um trio quase intransponível. Apesar de lesões que por muitas vezes o tiraram de ação (especialmente na temporada 14/15, que foi a única onde o defensor não figurou na seleção do campeonato desde o retorno a Itália), Barzagli mostrou o melhor futebol da carreira após seus 30 anos. Com excelente noção de posicionamento e antecipação, além de muita qualidade para o desarme e jogo aéreo, Barzagli é hoje um dos melhores zagueiros do mundo.

Com três defensores de nível técnico excelente, Andrea Barzagli acaba sendo ofuscado em detrimento ao seu companheiro Giorgio Chiellini. Quando questionado a um torcedor qualquer  sobre qual é o melhor zagueiro italiano, Giorgio certamente será o escolhido. Quando o questionamento é feito a torcedores da Juventus, grande parte tende a ficar em dúvida ou mesmo escolher Andrea, mesmo com menos tempo de clube. Menos viril e menos dominante no alto há de ser dito, Barzagli mostra mais recursos para desarme, antecipação, assim como um passe mais preciso para iniciar a saída de jogo. Nessa temporada, a Juventus só veio recuperar seu melhor rendimento após Andrea retomar a titularidade. A atual série de 15 vitórias só teve 6 gols sofridos no período e muito se deve ao defensor. O ponto alto veio contra o então líder Napoli, do artilheiro Gonzalo Higuain. Barzagli ganhou todas as 7 divididas que teve com o atacante na partida que saiu sem nenhuma finalização no alvo após o duelo,

Se a Juventus espera conseguir repetir ou melhorar o bom desempenho da última temporada na Champions League, certamente dependerá de seu desempenho. Enquanto isso, dentro da Itália agora com o time encaixado fica difícil imaginar a perca do quinto Scudetto seguido, mesmo com a proximidade do Napoli na tabela. A defesa Bianconera é simplesmente imperial dentro da Itália. O zagueiro que assim como um vinho se tornou melhor depois de velho é peça chave disso.
O sistema defensivo da Juventus é um dos melhores do mundo

Compartilhar: Plus