Por onde andam os campeões mundiais de 2011?


No dia 20 de agosto de 2011, em Bogotá, na Colômbia,  estava sendo disputada a final do mundial sub-20 de futebol, entre Brasil e Portugal. Em partida disputadíssima, o Brasil levou a melhor por 3 a 2, com uma atuação impecável e um hat-trick de Oscar.

Porém, além do meia do Chelsea, tínhamos outros bons nomes a serem avaliados, e nesse texto trataremos disso. Depois de pouco mais de 4 anos, aonde andam os heróis do mundial? Ainda atuam no Brasil? Já desfilam seu futebol pela Europa? Acompanhe aqui:

TITULARES:

Gabriel, revelado pelo Cruzeiro, já não tinha tantas chances na Raposa. Depois do mundial, onde era titular, foi transferido ao Milan, que diminuiu ainda mais suas chances de beliscar uma vaguinha no time titular. Seguiu sendo emprestado pelos rossoneros, primeiramente para o Carpi (ITA), onde teve sua primeira sequência de jogos profissionalmente. Atualmente está amargando a reserva no Napoli.

Danilo, ex-Santos, pertence ao Real Madrid atualmente. Apesar de não mostrar o futebol esperado por ele no Santiago Bernabéu, o lateral-direito foi um dos que conseguiram melhorar o seu futebol e evoluir na carreira depois do mundial. Revelado pelo América-MG, ele também jogou em Portugal, defendendo as cores do Porto. Foi um dos destaques na conquista da Libertadores pelo Santos em 2011.

Alex Sandro, também ex-Santos, é um dos destaques da nossa lista. Atualmente na Juventus, vem mostrando ótimo futebol, fazendo jus ao valor pago por ele. Sempre na sombra de Danilo, o lateral-esquerdo foi também destaque da conquista da Libertadores, pelo Santos.
Alex Sandro vem se firmando com um dos bons nomes da geração.


Bruno Uvini, revelado pelo São Paulo, era uma das maiores promessas da seleção. Capitão na final contra Portugal, foi importantíssimo durante toda a competição. Atualmente está no Twente (HOL), mas pertence ao Napoli desde 2012. Não conseguiu firmar-se em nenhum clube, tanto que desde que chegou a Itália, esse já é seu terceiro empréstimo.

Juan Jesus, outro que já obteve sucesso em sua carreira é cria do Internacional. Já com espaço na equipe profissional, foi se firmando e conquistando a titularidade no clube de Porto Alegre. Em 2012, depois do Mundial, foi transferido para a Inter de Milão, onde já realizou 119 jogos, e é peça carimbada no time titular de Mancini, embora não seja um zagueiro extremamente confiante.

Chegando no meio de campo, temos Fernando. Revelado na base do Grêmio, depois do sucesso no mundial, começou a disputar a vaga de titular no time titular do tricolor gaúcho. Em 2012, começou muito bem com Vanderlei Luxemburgo, chamando atenção de outros clubes pela Europa. Em 2013, durante a preparação para a Copa das Confederações, o atleta confirmou a transferência para o Shakhtar Donetsk e ficou lá até 2015, quando foi para a Itália, mais especificamente para a Sampdoria. Para Ney Franco, Fernando foi um dos pilares da equipe durante o mundial todo.


Casemiro, ex-São Paulo, atualmente joga no poderosíssimo Real Madrid. Com a chegada de Zidane, parece que o meia pode perder espaço, já que no primeiro jogo com o francês no comando, Kroos foi bem e tende a melhorar. Em 2011 pelo São Paulo, foi considerado melhor volante do Brasileirão, no troféu Armando Nogueira. Também era um dos pilares da equipe e é um dos que mais evoluiu desde a época do campeonato mundial.
Depois de passagem pelo Porto, Casemiro evoluiu demais como jogador e fez excelente partidas pelo Real


Philippe Coutinho, ex-Vasco, saiu muito cedo para a Europa, antes mesmo de completar seus 18 anos já havia sido negociado para a Inter de Milão. Com uma temporada sem convencer, foi emprestado para o Espanyol, aonde fez uma temporada muito regular. Quando iria voltar para a Inter, foi negociado com o Liverpool, aonde está até hoje. Por lá, ganhou o prêmio de melhor jogador dos reds na temporada 2014-15 e segue sendo peça chave da equipe.

Oscar, ex-Internacional e São Paulo, foi destaque na final e é um dos mais "bem sucedidos" depois da conquista de 2011. Dificuldades no contrato fizeram com que o meia revelado pelo São Paulo fosse parar no Internacional por 15 milhões, o que na época era a maior negociação entre clubes brasileiros,. No clube do RS ele passou 3 temporadas. Em 2012, o Chelsea o contratou pela bagatela de 79 milhões de reais. Nos blues, oscila bastante, mas sempre está entre os titulares.


Willian José, ex-São Paulo, pertence ao Deportivo Maldonado. Foi o camisa 9 da seleção durante toda competição. Quando foi emprestado ao clube paulista tinha oportunidades apenas quando Luis Fabiano ficava suspenso/lesionado. Em 2013 foi para o Grêmio, mas também foi pouco utilizado graças a qualidade dos atacantes gremistas da época. Até hoje enfrenta uma sequência de empréstimos, atualmente, está emprestado ao Las Palmas, da Espanha.

Henrique Almeida, revelado pelo Atlético Paranaense, destacou-se e foi para o São Paulo em 2009. Foi junto com Oscar, o protagonista da competição, sendo considerado melhor jogador e faturado o prêmio artilheiro do Mundial, junto com Lacazette. Atualmente está no Coritiba, e em 2015 foi o principal jogador da permanência do Coxa na primeira divisão. É talvez a "maior decepção" do time que levou o caneco.
Destaque da competição, Henrique parecia destinado ao sucesso na Europa. Não aconteceu, mas fez bom Brasileirão 2015.


RESERVAS:

César e Aleksander: O primeiro é atualmente goleiro do Flamengo, foi banco durante o mundial. Mesmo sendo taxado como promessa rubro-negra, ainda não vingou e agora com a chegada de Alex Muralha, é provável que terá menos espaço ainda. Já Aleksander definitivamente não vingou, também reserva igual César, o jogador revelado pelo Trieste, atualmente está emprestado pelo Avaí ao Nacional-PR.

Gabriel Silva e Galhardo: O primeiro, jogou a final contra Portugal, graças a lesão de Alexsandro. Depois do mundial, transferiu-se para a Udinese, onde foi emprestado e atualmente atua no Carpi (ITA). O segundo acaba de se transferir para o Anderlecht, após uma boa temporada no Grêmio, quando ficou na seleção da Bola de Prata.

Frauches e Romário: O primeiro também taxado como promessa da gávea, não vingou e atualmente está emprestado pelo clube carioca para o Boavista. Romário foi revelado pelo Internacional, não se firmou, foi emprestado a diversos clubes e hoje pertence ao Marítimo, de Portugal.

Allan, Dudu e Alan Patrick: Allan foi revelado pelo Vasco, sendo aproveitado por Dorival Júnior no acesso para a série A em 2009. Foi para a Udinese e depois transferido para o Napoli, onde atualmente faz grande campeonato italiano. Dudu, revelado pelo Atlético-GO, foi transferido cedo para o Cruzeiro, em 2005, e ficou lá até 2011. Depois foi emprestado ao Coxa e comprado pelo Dinamo de Kiev, onde não rendeu e voltou para o Brasil, mais precisamente para o Grêmio. Terminado seu empréstimo aos gaúchos, chegou ao Palmeiras, onde foi um dos protagonistas do título da Copa do Brasil 2015. Alan Patrick foi revelado pelo Santos, era considerado grande promessa da Vila Belmiro, foi vendido ao Shakhtar em 2012, não rendeu e segue sendo emprestado a diversos clubes. Atualmente está no Flamengo.
Allan faz excelente temporada, podemos o ver na seleção novamente em breve.

Chegando ao ataque, tínhamos a ousadia e alegria do novo Robinho, Negueba. Revelado pelo Flamengo, parecia ser um dos pilares para o futuro da geração brasileira, porém não foi nem perto disso. Enquanto pertencia ao Flamengo, foi emprestado ao São Paulo, em 2013, aonde lesionou-se por 6 meses logo no seu primeiro treino. Em 2015 foi comprado pelo Coritiba, onde não mostrou um  futebol vistoso, mas foi bem em alguns jogos e também foi um dos principais responsáveis pela não queda do Coxa para a série B.


Por mais que não tenhamos grandes craques consolidados no mundo da bola, o nosso último grande título com uma categoria inferior nos revelou bons nomes a nível internacional e nacional, o que prova que a geração tem sim capacidade de render muito mais do que atualmente rende.
Compartilhar: Plus