MODÃO CAIPIRA #30 - O dérby que faz falta!


Sem dúvida nenhuma, Guarani e Ponte Preta têm uma das maiores rivalidades do Brasil. O famoso dérby campineiro sempre foi quente, um verdadeiro clássico, com todos os temperos que esse tipo de jogo pode trazer. Os dois clubes tem grande importância histórica no cenário nacional, e quando é dia de dérby, a cidade de Campinas para. Infelizmente, nos últimos anos estamos tendo poucos jogos entre eles, já que o Guarani vive uma fase terrível e não está na elite nem no cenário estadual, e nem no cenário nacional, enquanto a Macaca está presente nas duas competições de mais alto nível.

Os números do confronto mostram o equilíbrio: 66 vitórias para o Bugre, 62 vitórias para a Macaca e 62 empates. O primeiro jogo foi realizado em 1912, portanto o confronto tem mais de 100 anos de história! Já se enfrentaram em Paulista, Rio-São Paulo, vários amistosos e torneios regionais e pelo Brasileirão. Neste último, equilíbrio total, com 6 vitórias pra cada lado e 6 empates. Porém, segundo pesquisas, a vantagem do Guarani fica nas estatísticas dentro do campo. A torcida da Ponte Preta é maior, mas também com uma pequena margem de diferença para o rival.

Agora em janeiro completará 3 anos do último confronto entre eles, uma grande vitória pontepretana dentro do Brinco de Ouro, pelo placar de 3x1. Mas, um ano antes a história foi diferente. Os dois times se enfrentaram na semifinal do Paulistão, com certeza um dos jogos de maior importância na história do confronto. O jogo também foi no Brinco de Ouro, o placar também foi 3x1, mas dessa vez para o Bugre. Um grande jogo, em que a Ponte saiu vencendo, e o herói improvável Medina, entrou e mudou o jogo a favor do Guarani.
Medina mudou o rumo do clássico

Falando em heróis improváveis, a Ponte também tem um desses casos. O argentino Gigena não era um grande jogador tecnicamente, mas virou ídolo da Macaca após anotar um hat-trick na vitória por 3x1 no Brasileirão de 2003. O jogador é lembrado até hoje com carinho pelos torcedores, muito por conta dessa grande atuação.
Um herói improvável. Argentino virou xodó da torcida


Outro fato curioso, e até certo ponto perigoso, é a proximidade dos estádios das equipes. O Moisés Lucarelli e o Brinco de Ouro são separados por apenas 650 metros. SIM, mesmo numa cidade tão grande como Campinas, a distância entre os estádios não chega nem a 1km, o que aumenta ainda mais a rivalidade das equipes.
Foto dos estádios. Proximidade assusta.

Alguns números históricos:

Guarani possui as maiores goleadas, com um 6x0 e um 5x1 a seu favor.

Ponte tem a maior sequência invicta, que durou 16 partidas entre 1979 e 1984.

Primeiro dérby no Moisés Lucarelli: vitória bugrina por 1x0.

Primeiro dérby no Brinco de Ouro: vitória pontepretana por 3x0.

É um dos poucos clássicos no Brasil com mais de 100 anos. E no dia do 100º aniversário, 24 de março de 2012, houve um confronto pelo Paulistão que ficou empatado em 1x1.

O maior público foi no Pacaembu, com 39.948 pessoas em 1979, quando o Guarani venceu por 2x0.
O maior artilheiro na história é Zuza, do Guarani, com incríveis 18 gols em dérbys.


Apesar de todas as diferenças entre os dois clubes, tem coisas que as duas torcidas concordam. Ambos dizem que é a maior rivalidade do interior, e podemos confirmar que, se não é a maior rivalidade entre clubes “caipiras”, com certeza fica entre as 3 maiores. Outra coisa que podemos confirmar é que este é o clássico interiorano com maior importância histórica no futebol nacional. Até porque, envolve um campeão brasileiro e um vice-campeão da Copa Sulamericana.
O derby dá cada vez mais saudades

Outro ponto em que as torcidas concordam (não só elas, mas todos que gostam de acompanhar o futebol paulista), é a falta que faz o dérby. Como mencionado acima, já são 3 anos sem nenhuma partida entre eles. Toda a atmosfera que envolve o jogo, desde os preparativos até a zoação do vencedor depois do resultado final, é muito empolgante!

Esse foi um breve resumo da rica história do Dérby de Campinas, que sempre será lembrado com muito carinho por todos nós, e que esperamos que volte a acontecer em breve, com toda a rivalidade que envolve esse confronto!
Compartilhar: Plus