O medo de "voltar ao normal"


O limitado elenco do Leicester era um dos cotados para lutar contra o rebaixamento nessa temporada. Nada de absurdo se olharmos para a temporada passada e para a janela de reforços pontuais em alguns setores do campo. A chegada de Claudio Ranieri também não empolgava, mas, o improvável aconteceu. Os foxes começaram a ganhar e não pararam mais. Quando todos se deram conta, lá estavam eles, brigando ponto a ponto pela liderança.

A queda de rendimento era questão de tempo para a maioria, e o distanciamento do pelotão de cima também. Porém, falando de classificação, o Lester segue muito bem e ainda é líder (Arsenal tem um jogo a menos), mas em campo, o nível de atuação caiu muito. O 4-4-2 rápido e ofensivo de Ranieri se tornou pragmático e dependente de brilharecos de Vardy ou Mahrez, além das alterações retranqueiras do técnico.


O pior não é a queda de rendimento da maioria dos jogadores, e sim da mudança de mentalidade. O treinador italiano parece temer voltar para a "posição esperada" do seu time. Aparenta ter mais medo de perder do que vontade de vencer, como tinha antes, com aparentemente "menos obrigação" na tabela. 
Antes mais leve e solto em campo, a equipe fazia muitos gols. Hoje, se contenta com 1-0.

Obviamente a obrigação de vencer aumenta quando se está brigando lá em cima, mas a mudança brusca de postura acaba prejudicando o time, que antes, sem tamanho peso nas costas, jogava mais tranquilo e para vencer.


Com certeza estar no lugar de Ranieri não deve ser uma tarefa fácil. É óbvio que com tudo que o time já apresentou, a torcida espera demais dessa campanha, e ter medo de colocar tudo a perder é até normal. Porém, podemos usar a velha e consagrada frase de que em time que está ganhando não se mexe, e o Leicester estava vencendo. Cria-se uma expectativa maior para a equipe, mas ainda sim sabemos que o rendimento e a posição estão acima das expectativas, uma queda não seria absurdo. Mas, se for pra cair, que caia de pé, e não se acovardando em campo como vem acontecendo. Desperdiçar pontos contra o lanterna por medo é inaceitável para quem quer de fato brigar por algo grande na temporada.
Compartilhar: Plus