O futebol passando por cima do preconceito


Miguel do Carmo nasceu em 10 de abril de 1885, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Com 15 anos, na cidade de Campinas, Miguel e outros garotos, como Alberto Aranha, Dante Pera, Luiz Afonso, Tonico Campeão, Gigette, e Zico Vieira, que foi o primeiro presidente do clube, fundaram a Associação Atlética Ponte Preta, no bairro da Ponte Preta em 11 de agosto de 1900, sendo assim, o segundo clube mais antigo do Brasil, ficando apenas atrás do Sport Club Rio Grande – RS (fundado em 19 de julho de 1900).

Fiscal de linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro na cidade de Campinas, foi apenas um, dos muitos que se empolgavam com a chegada do futebol no Brasil. Porém, ele tinha um obstáculo que o impedia de fazer o que gostava: a cor da sua pele.

Os clubes naquela época eram todos de elite branca. Tinham clubes em que uma das regras era que eram proibidos que jogadores negros atuassem. Tanto que o maior jogador da época, Arthur Friedenreich (filho de pai alemão e mãe negra) alisava seus cabelos crespos, para ninguém perceber sua descendência.  Daí o motivo de Miguel do Carmo e seus amigos fundarem a Ponte Preta.

A Ponte adotou a cor preta no uniforme e no nome, levantou uma bandeira contra o racismo. Lembrando que Campinas foi uma das últimas cidades brasileiras a abolir a escravatura.

A Macaca tinha, além de Miguel do Carmo, outros três atletas negros, porém, somente ele era titular. Mas, além da equipe de futebol, a Macaca aceitou negros no seu quadro social, tornando assim, o primeiro clube a ter uma democracia social nas suas dependências.

Miguel do Carmo jogou na Ponte somente até 1904, quando foi transferido pela Companhia Paulista para a cidade de Jundiaí.
Primeira equipe da Ponte Preta, contando com jogadores negros.
Vasco e Bangu ainda reivindicam o posto de “primeiro clube a ter um negro atuando”, mas esse título de fato e de direito, é da Ponte. O que não significa que as histórias de Vasco e Bangu não sejam importantes para a história do futebol e do Brasil.

Tanto que, quando o Vasco decidiu aceitar negros no clube, ele ficou meio isolado no cenário do futebol carioca. Os outros clubes que não aceitavam, e que por acaso eram os maiores, resolveram criar uma liga independente. Já o Bangu, foi o primeiro clube da capital do Brasil na época (o Rio de Janeiro) a aceitar negros no futebol do clube.


O fato é: não importa quem foi o primeiro clube a aceitar atletas negros com as suas camisas, o que importa é a superação do preconceito racial, mesmo numa época em que o preconceito ainda predominava, tanto no meio social, quanto no meio esportivo.
Compartilhar: Plus