MODÃO CAIPIRA #28 - Come-Fogo


O clássico entre Comercial e Botafogo de Ribeirão Preto é conhecido popularmente como Come-Fogo. É um jogo com muita história, e, principalmente, muita rivalidade envolvida. No Modão de hoje contaremos um pouco sobre os números do clássico, jogos marcantes, etc.

Segundo registros históricos, o primeiro Come-Fogo foi realizado no dia 1 de agosto de 1920, no Estádio da Rua Tibiriçá, que pertencia ao Comercial naquela época. O Leão, fundado em 1912 já tinha uma equipe muito forte, enquanto o Pantera, fundado em 1918, tinha uma equipe semi-amadora. Resultado: 8x0 para o Comercial. Esta é a maior goleada do confronto até hoje.

Somando as eras amadora e profissional, foram realizadas 167 partidas até hoje. Os números apontam vantagem do Tricolor, com 61 vitórias, contra 49 do rival, além de 57 empates. O último confronto aconteceu em 2014, pela Copa Paulista, e terminou com o placar de 3x0 para o Comercial, dentro do Estádio Palma Travassos, atual estádio do Leão.

Além de levar vantagem na contagem de vitórias, outros recordes importantes são favoráveis ao Pantera, como o de maior público, quando colocou 36.369 pessoas no Santa Cruz, na vitória por 1x0 em 1977. O maior tempo de invencibilidade também fica do lado Tricolor da cidade, já que entre 1966 e 1972 o Comercial não conseguiu vencer o seu maior rival, totalizando 17 jogos.



Outra curiosidade é que apenas 1 jogo foi realizado longe de Ribeirão Preto, no ano de 1965 quando eles se enfrentaram em Goiânia, para um empate em 1x1.

Pelo Campeonato Brasileiro, os clubes se encontraram duas vezes, ambas no ano de 1978. Jogando no Palma Travassos, empate por 1x1. Depois, no Santa Cruz, vitória do Botafogo por 1x0. Em 1977, eles disputaram uma seletiva, em que apenas o campeão teria vaga no Brasileirão do ano seguinte, e o Comercial venceu aquele torneio que foi disputado em  melhor de 3 jogos, com 1 vitória comercialina e dois empates. Mas, depois, a Confederação Brasileira de Futebol cedeu mais uma vaga a cidade de Ribeirão, e o Botafogo também teve o direito de disputar o Campeonato Brasileiro de 1978.

Algumas histórias curiosas do clássico:

Geraldão, ídolo do Corinthians e também do Botafogo, é o maior artilheiro do confronto, com 8 gols. No ano de 1974, sofreu um grave acidente de carro quando ia para o estádio, mas não se machucou. Entrou em campo, um pouco abalado, mas mesmo assim decidiu a partida, fazendo um dos gols da vitória por 2x1.
Doutor Sócrates e Geraldão no Botafogo

Os dois times já abandonaram partidas no decorrer do jogo. Em 1931, era amadora, os jogadores do Botafogo não concordaram com uma marcação do árbitro, e deixaram o campo. Vitória por WO do Leão. Mas em 1977, a história foi diferente. O Botafogo, com um dos melhores times de sua história, ia vencendo o clássico por 1x0 e pressionando muito, até que o treinador do Comercial ordenou que seus jogadores simulassem contusões, e assim o árbitro teve que terminar o jogo antes do previsto pois o Leão não tinha número suficiente de atletas para seguir no embate.

No ano de 1976, aconteceu um clássico no sábado pós-carnaval. Jogadores dos dois times mostravam que não estavam em estados propícios para jogar. O 0x0 se arrastava até os 45 do segundo tempo, até que o Doutor Sócrates (também de ressaca) conseguiu pressionar o zagueiro rival, que recuou errado e acabou dando de presente a vitória para o time Tricolor. Sócrates, que inclusive é o jogador mais decisivo do clássico, tendo marcado o gol da vitória em 4 oportunidades.

Atual:

No dia 22 de dezembro de 2015, os clubes realizarão um amistoso, uma espécie de jogo festivo (apesar da enorme rivalidade), que contará com algumas estrelas que fizeram história nas equipes.  Em sua maioria, jogadores do Sub-20 dos dois times farão parte do jogo, que servirá como treino para a Copa São Paulo que começa em janeiro.


A principal estratégia de marketing, que atrairá muito público, é a presença do camaronês Samuel Eto’o. Ele vestirá a camisa dos dois clubes, e o tempo em que ele ficará em cada time está sendo escolhido por meio de uma votação pela internet.

Além dele, a diretoria do Botafogo também convidou o atacante Obina, que passou por grandes clubes do país. Ele ficou conhecido na passagem pelo Flamengo, quando a torcida cantava “O Obina é melhor que o Eto’o”. Usando-se disso, a diretoria do Pantera aproveitou a presença do camaronês e aguarda a resposta do atacante, para fazer o “tira-teima”. Espera-se que o atacante brasileiro aceite o convite e também faça parte da festa.

Outros nomes já confirmados são Raí e Lucas, por parte do Tricolor. Dos lados do Comercial, a diretoria já confirmou a presença de Mauricinho, e quer a presença de Jadson, atual campeão brasileiro, Alex Muralha e Elionar Bombinha, jogadores com passagens recentes (e marcantes) pelo Leão.

A promessa é de uma grande festa, mas com os dois times querendo ganhar, já que se trata de um dos maiores clássicos do estado.

No ano que vem, o Botafogo disputará a elite estadual, e a Série C do Brasileiro (Confira aqui), e o Comercial tenta se reerguer, vai disputar a Série A3 do Estadual, e possivelmente a Copa Paulista no segundo semestre.
Compartilhar: Plus