MODÃO CAIPIRA #14 - O tigre de Americana


Nesta semana, falaremos um pouco sobre o Rio Branco de Americana, equipe bastante tradicional no interior do estado de São Paulo. O Tigre, que joga no Estádio Décio Vitta, tem uma boa bagagem nas últimas décadas, disputando a elite do futebol paulista por muitos anos. Já é um clube centenário, afinal foi fundado em 4 de agosto de 1913, mas a profissionalização de seu futebol ocorreu apenas em 1979. Em 1961, o clube passou a se chamar Rio Branco Esporte Clube, que é o atual nome do alvinegro de Americana.

O primeiro acesso para a Série A1 do Paulista aconteceu em 1990. Entre 1991 e 2007, o Tigre disputou a elite do campeonato estadual, conseguindo assim se tornar um dos times do interior com mais tempo consecutivo disputando a primeira divisão. Também conseguiu um feito que poucos times “caipiras” conseguem, que é vencer os 4 grandes tanto em casa, quanto no estádio adversário.
No ano de 2007 o time acabou sendo rebaixado para a Série A2 do estadual, e depois de 2 anos o Tigre conseguiu o acesso para a elite novamente, com o vice-campeonato na Série A2 de 2009.
Estádio Décio Vitta é a casa do Rio Branco


Porém, logo no ano de sua volta, o time fez uma campanha desastrosa e acabou a competição na lanterna, retornando assim para a divisão de acesso. Como se não bastasse um rebaixamento, no ano seguinte o Tigre acumulou mais um ano terrível, e foi rebaixado para a Série A3 do campeonato estadual, novamente com a pior campanha entre todos os participantes.

No ano de 2012, o RBEC conseguiu se acertar, e conquistou seu primeiro título desde a profissionalização de seu futebol. Com uma campanha tranquila, liderou a primeira fase, foi para a segunda fase como favorito ao acesso, e confirmou o favoritismo com a liderança de seu grupo. Além do acesso, garantiu o direito de disputar a final da competição, contra o Grêmio Osasco. Na primeira partida, empate em 0x0. No jogo da volta, no Estádio Décio Vitta, o Tigre venceu por 2x0 e levantou a taça.
A festa no estádio após a conquista da Série A3 de 2012

Nos últimos 3 anos disputou a Série A2, sempre ficando no meio da tabela, sem muitas chances de acesso. Na Copa Paulista desse ano está no Grupo 2, já classificado para a segunda fase ao lado do União Barbarense.

Aliás, o maior rival do Rio Branco é o próprio União Agrícola Barbarense, da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, vizinha de Americana. Além disso, tem uma rivalidade também com o XV de Piracicaba e com a Internacional de Limeira, também pela proximidade das cidades. Uma curiosidade é que os 4 times citados tem as cores preta e branca como predominantes, sendo assim uma rivalidade totalmente alvinegra do Tigre americanense.

O Rio Branco tem uma tradição em revelar ótimos jogadores, e a categoria de base do time chegou até a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2008, sendo vice campeão ao perder para o Figueirense na decisão. Entre os jogadores revelados no clube de Americana estão: Marcos Senna, Marcos Assunção, Flávio Conceição, Marcelinho Paraíba, Sandro Hiroshi, Mineiro, Thiago Ribeiro e Romarinho. Em 2006, três jogadores revelados pelo Rio Branco disputaram a Copa por 3 seleções diferentes. Marcos Senna (Espanha), Mineiro (Brasil) e Zinha (México) saíram da categoria de base do Tigre.

O Rio Branco em 2016 tentará novamente o acesso para a elite do Paulistão, e um time tão tradicional como esse merece estar entre os melhores do estado sem dúvida nenhuma. Deixamos então, nosso apoio e nossa torcida para que o Tigre de Americana volte a figurar entre os times de grande porte de São Paulo!
Compartilhar: Plus