Da saga ‘O futebol bonito não se restringe aos grandes’, lhes apresento o Swansea City. O clube galês tem uma história de superação sensacional neste milênio. Saindo da zona de rebaixamento da 4ª divisão para 8 anos depois conquistar uma Copa da Liga. O time hoje é chefiado pelo jovem e moderno Garry Monk, que é mais um na longa lista de treinadores de uma escola ofensiva e de toque de bola que marcaram o clube nos últimos anos.
Chegou na Premier League na temporada 11/12 com o Brendan Rodgers de treinador, praticando um futebol que parecia uma cópia legítima do tiki-taka catalão. Conseguiu uma campanha impressionante para um time recém-promovido mas teve que lidar com a saída de seu treinador para o Liverpool. Trouxe a lenda do futebol dinamarquês Michael Laudrup para guiar a equipe numa temporada 12/13 que se mostrou grandiosa para a história do clube. Uma boa campanha na 1ª divisão, e o título da Copa da Liga Inglesa.
Na temporada 13/14, o elenco não suportou a pressão de disputar tantas competições e acabou tendo um momento bem instável. Momento que viu o Laudrup ser demitido, e seu assistente técnico Garry Monk ser apontado como técnico interino. O que era suposto para ser até o fim da temporada acabou se tornando num contrato a longo prazo, graças ao belo segundo semestre do jovem inglês. Na última temporada, o Swansea retomou seu status como um dos melhores times fora do top 6 com uma honrosa 8ª colocação, mesmo com a saída de seu principal Wilfried Bony em janeiro.
![]() |
Ayew foi a grande contratação do Swansea |
Se reforçou nessa pré-temporada com nomes ambiciosos como o lateral esquerdo do Saint Etienne, Franck Tabanou e o polêmico mas indubitavelmente talentoso André Ayew. Também trouxe o atacante Éder, jogador do Braga e da seleção portuguesa. Poucas contratações, mas contratações pontuais para uma equipe que esse ano almeja dar mais trabalho ainda para os grandes da Inglaterra.
O momento para o time galês não poderia ser melhor. O técnico é ótimo, os jogadores estão bem e atuando no seu mais alto nível, e as contratações são otimistas. O Swansea pouco a pouco vai crescendo e vai tomando um status muito interessante dentro da principal liga do mundo. Olho neles.