Revelar x Investir



Uma discussão que acho muito importante, o que vale mais? Investir em um grande craque, ou Revelar jogadores para se tornarem craques? Esta é uma discussão que me deixa muito intrigado, pois existem times que preferem investir nas suas categorias de base ao invés de fazer contratações bombásticas, temos muitos exemplos de times assim mas vou me concentrar em apenas dois, um brasileiro e um mundial, serão esses times Santos e Barcelona. Existe também os times que levantam a Mídia, fazem contratações bombásticas para levantar os holofotes, usarei também dois exemplos um do Brasil e um do Mundo, serão Corinthians e Real Madrid, vou levantar dois pontos, os negativos e os positivos em ambos os casos.

Os Meninos da Vila
Começando com os times reveladores, no quesito base acho que não tem nenhum time com uma base tão boa quanto a do Santos, um time que tem um histórico de revelar muitos craques, nos últimos anos principalmente, revelou nomes como Robinho, Diego, Ganso e Neymar, jogadores em que não foram gastos milhões e milhões de Euros, e principalmente jogadores que trouxeram títulos para o Clube e ainda mais trouxeram dinheiro para os cofres Santistas. Já o Barcelona é conhecido hoje como a melhor base do mundo, eu concordo pois um time que é campeão de tudo com 80% do time vindo das categorias de base tem algo diferencial mesmo, jogadores fantásticos como Xavi, Iniesta, Puyol e Messi vieram desta grande fabrica de talentos do Barcelona, são jogadores em que se o Barcelona tivesse que compra-los de outros times gastariam bilhões de Euros, são jogadores que o não tem preço.

Um dos maiores Trios da Historia
As vantagens deste tipo de clube já está bem claro, os gastos, o time gasta pouco e ganha muito, sendo em títulos ou financeiramente, jogadores como Neymar e Messi renderam milhões e milhões a Santos e Barcelona respectivamente, e melhor que dinheiro trouxeram a felicidade dos torcedores com títulos de extrema importância como a Libertadores e a Liga dos Campeões.

As desvantagens já não são tantas, se o garoto da base der errado o impacto não será tão grande e também não terá a perda catastrofica de dinheiro, muitos clubes estão adotando este método de investir na base e quando a resposta não é imediata só acabam queimando o jogador, este pra mim é o ponto mais negativo, os garotos não tem nem 20 anos e já esperam muito dele, e se ele não corresponde no primeiro segundo jogo já é vaiado, a torcida já quer que ele vá embora do clube, para este sistema dar certo tem que ter paciência acima de tudo

Ronaldo a maior contratação do futebol Brasileiro
Falaremos agora dos times que investem em grandes nomes, Corinthians e Real Madrid. O clube paulista é famoso hoje devido muito a sua enorme torcida e aos recentes títulos, mas dai vão me questionar, o Corinthians não foi campeão da Libertadores e do Mundial com jogadores renomados que custaram 30 milhões aos cofres alvi-negros, não custaram milhões, mas se pegar os jogadores que levaram o Corinthians nesses últimos anos a ser o clube modelo que foi em 2012, vemos que em 2009 Ronaldo Fenômeno desembarcou no Parque São
Jorge, alem de ser uma contratação de impacto na mídia mundial foi um jogador que entregou a Copa do Brasil ao torcedor Corinthiano, em 2011 teve Adriano Imperador que fez “o gol do titulo” do Campeonato Brasileiro, já na conquista da Libertadores vimos um time sem grandes nomes, mas ainda assim continha jogadores renomados, como Emerson Sheik que tinha sido campeão com todos os times que passou, tinha Douglas que ate já vestiu o manto da seleção brasileira, outros nomes menos badalados como Fábio Santos e Alessandro que já eram nomes conhecidos do futebol brasileiro. Já o poderoso Real Madrid vem gastando demais pra título de menos, o clube merenque revela poucos jogadores, e contrata demais, conhecido por ser o time mais poderoso financeiramente do mundo não faz questão nenhuma de economizar, mostrou isso com as contratações dos Galáticos e recentemente com as de Kaká, Cristiano Ronaldo e Bale, mas diferente do Corinthians não teve grandes conquistas a nível de suas contratações.

A contratação mais badalada do Mundo
As vantagens deste tipo de clube é a grande repercussão de suas contratações, o time fica muito falado, fica famoso, aumentam o interesse dos patrocinadores, o marketing aumenta e isso só beneficia o clube, o clube ganha muito e perde pouco se der certo.

As desvantagens, há muitas desvantagens neste caso, se a contratação não der certo, só vai causar dano financeiro no clube, a torcida fica contra o clube e ainda o jogador se desvaloriza, a contratação começa a ser alvo de muitas criticas o que abalam o clube e o jogador, um grande exemplo foi a contratação de Alexandre Pato, um jogador que se esperava tanto, e hoje é um dos pilares da pequena crise Corinthiana.

A pergunta fica, qual dois dos sistemas é melhor? Investir em grandes contratações ou nas categorias de base? Na minha opinião deve haver um consenso, uma mistura entre jovens e estrelas é o mais correto, o que não pode ser feito é menosprezar os jovens por não começar jogando como Cr7 e Messi, ate porque eles precisam de um tempo para mostrar o seu futebol, como também não se deve esquecer jogadores de nome pela sua idade, vemos muitos se superando, o futebol é isso a mescla da juventude com a esperiencia

Compartilhar: Plus