A Evolução Tática do Futebol




Dos primórdios do esporte mais popular do mundo até os dias atuais, tivemos muitas mudanças nas regras, material esportivo, tecnologia das bolas etc. Mas o que mais chama atenção foi a "evolução tática" no esporte.

No começo do futebol no século XIX as táticas utilizadas na época, se olharmos seus esquemas, pensaríamos ser algo parecido com o "ônibus" do José Mourinho, porém estacionado no campo de ataque, com o sensacional 1-1-8, que evoluiu para o 1-2-7, cerca de 15 anos depois, que já buscava reforçar o meio de campo. Já no século XX o 2-3-5 e o WM (Uma espécie de 3-2-2-3, onde 5 do meio para trás formavam um W e outros cinco mais a frente, um M) surgiram perduraram até a metade do século XX . Em 1952 a seleção húngara, do craque Puskas e do treinador Gusztav Sebes inovaram com um novo esquema tático em carrossel parecido com o 4-2-4 utilizado pela seleção brasileira campeã em 58 e podemos dizer que foi uma "versão anterior" do Carrossel Holandês usado pela Laranja Mecânica em 1978(um dos primeiros 4-4-2 que variava para o 4-3-3), que era ainda mais eficiente que a versão da Hungria. No início dos anos 80( e final dos 70) já era utilizados quase todos os esquemas que mais usados na primeira década do século XXI, claro com variações e intensidades diferentes. Na segunda década deste século, o esquema da moda passou a ser o 4-2-3-1, os pontas tem funções tanto defensivas, auxiliando os laterais na marcação quanto na criação de jogadas, os volantes passaram a ser os grandes criadores de jogada, o que reduziu drasticamente o número de jogadores na posição de camisa 10. As variações desse esquema são várias, desde ofensivos como de Klopp, como os defensivos de Mourinho e Diego Simeone que vem obtendo mais resultados, especialmente em mata-mata.

A laranja mecânica foi algo totalmente diferente, e encantou a todos


O que é evidente ao fazer uma análise sobre este assunto é a mudança da mentalidade do futebol. Antigamente se pensava em fazer mais gols que o adversário para sair vencedor. Hoje se pensa em levar menos gols que o rival. Na teoria os pensamentos são quase idênticos, mas na prática eles são totalmente diferentes. Na era rústica do futebol, a ofensividade era exagerada e bruta(1-1-8,1-2-7), foi se moldando até ficar bonita e muitos times passaram a jogar o chamado "futebol arte". Até virem as táticas modernas e suas variações, que trocou a elegância e a beleza para algo nem tão bonito porém mais eficiente (como quase todos os produtos da atualidade). Essa eficiência é constatada porque técnicos como Simeone e o Special One, considerados retranqueiros, vem obtendo mais sucesso que nos últimos anos fazendo alguns "milagres". 
O ônibus de Mourinho, e o 1-1-8. Olhando assim são parecidos

Vemos times mais fracos desbancarem bichos papões por jogarem com inteligência, com a ajuda da eficiência de seus esquemas. Ganhando muitas partidas por 1x0, poupando seus jogadores após fazer o primeiro gol para não desgasta-los para outras partidas importantes(caso não tenha um elenco tão privilegiado), que foi o caso do Atletico de Madrid do El Cholo, temporada passada campeão espanhol e vice da Champions League perdendo o título literalmente no último segundo do tempo normal. Outros plantéis nem tão privilegiados, mas que obtiveram glória máxima na competição européia são Internazionale de Mourinho(2010) e o Chelsea de Di Matteo(2011) que desbancaram o poderoso Barcelona de Pep Guardiola e seu "tic taca", e venceram também o Bayern de Munique na grande final do torneio. O futebol vistoso e bonito de Barça e Bayern não conseguiram superar a retranca e eficiência de Chelsea e Inter.

 Se algum desses métodos fossem utilizados pela Seleção brasileira contra os alemães, o resultado poderia ser muito diferente, afinal é difícil enfrentar uma equipe mais forte sem boas estratégias defensivas ou cartas na manga para decidir o jogo, ainda com um adversário como a Alemanha que apesar de atacar bem, não se descuidou o sistema defensivo para não dar chance a surpresas.

Não que os sistemas ofensivos não obtenham sucesso, mas eles são luxo de equipes fortes em seus campeonatos como o Manchester City, Barcelona e desde a temporada passada, até o Bayern de Munique(Ao levar uma goleada do Real Madrid em casa por 4x0) enfrentando equipes bem mais fracas. Quando enfrentam equipes qualificadas (principalmente em mata-mata) e com um sistema defensivo forte, elas acabam perdendo o confronto. O que é evidente, é que no futebol atual não se pode descuidar do sistema defensivo, por mais virtuosos os jogadores ofensivos das equipes sejam, elas devem ter uma zaga bem postada, para não serem surpreendidas.


O "padrão do futebol moderno"

Compartilhar: Plus