SUCESSÔMETRO - REAL MADRID


Defendendo o título, o Real Madrid vem para o mata-mata da Champions League com pinta de favorito, mas com alguns fios soltos que precisam ser reparados a curto prazo. Enfrentará o Napoli nas oitavas, quase trinta anos após o último embate entre ambos.

RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

Ter permanecido invicto na primeira fase da competição não significa um grande feito para os blancos, vez que a equipe se classificou na segunda vaga do grupo F. Dos classificados, o Real Madrid é o time que mais sofreu gols, ao lado de Manchester City e Benfica: dez vezes. O status pode preocupar os espanhóis, mesmo que o time ainda demonstre muita superioridade no papel.

O primeiro turno já deu os sinais de emoção para os madridistas. Na primeira partida, contra o Sporting, o Real conquistou os três pontos após os 40 minutos do segundo tempo, em uma virada por 2-1 com gols aos 43 e aos 48 da etapa complementar. Se o sinal fora dado no primeiro jogo, o alarme soou na segunda rodada: empate em Dortmund, contra o inesgotável Borussia, por 2-2. Naquele momento, o Real não poderia titubear em vencer o frágil Legia Varsóvia, no Santiago Bernabéu. Protagonizaram, portanto, uma goleada por 5-1, ficando lado a lado com o Borussia Dortmund na zona de classificação.

O aperto acabaria acontecendo no segundo turno. Os espanhóis voltariam a enfrentar o Légia, na Polônia. Surpreendentemente, a equipe que havia marcado apenas um gol na competição até então - contra os próprios blancos, aliás - tratou de maltratar o atual campeão da competição, arrematando um empate em 3-3 com diversas falhas de marcação, isso tudo estando perdendo de 0-2 logo aos 35 minutos do primeiro tempo. Apesar da derrota do Sporting na outra partida da quarta rodada, o Real entrara em estado de alerta total. Tropeçar nas próximas partidas significaria abandonar a competição em um grupo relativamente tranquilo. Desta forma, tratou de vencer os lusos do Sporting mais uma vez, agora em Portugal, novamente por 1-2 e, inclusive, com gol aos 43 minutos do segundo tempo. Já classificado, o Real Madrid ainda brigava pela primeira colocação do grupo no último jogo, que acabou não ocorrendo: outro empate por 2-2 contra o Borussia Dortmund.

Contra o Légia Varsóvia, dois contrastes: um atropelo no primeiro jogo; um sufoco no segundo jogo. As partidas ilustram bem o que tem passado o Real Madrid em alguns momentos da temporada.

A perigosa fase de grupos que passou o Real Madrid levantou algumas interrogações na cabeça dos adeptos. Entre elas, a fase apagada do atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. Apesar de ter participado de uma relevante quantidade de gols dos madridistas na Champions League, o luso esteve apagado em alguns jogos, além de ter marcado apenas 2 tentos na competição até o momento, fato totalmente estranho para sua carreira goleadora.


RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

Os blancos têm tudo pra conquistar algo que há muito perseguem: o título da La Liga. Atualmente, encontra-se com um ponto de vantagem do rival Barcelona, mas está com duas partidas atrasadas, o que certamente fará a folga aumentar. 

A temporada do Real Madrid vem sendo uma montanha-russa. Enquanto erguia duas taças na presente época, lembrava do quão difícil foi conquistá-las. Na final da Supercopa da UEFA, um puxado 3-2 contra o Sevilla, na prorrogação. Já na fina do Mundial de Clubes FIFA, ocorreu o inesperado. A surpresa Kashima Antlers se impôs e também levou o jogo para a prorrogação. Graças aos pés de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid reverteu a tenebrosa posição: 4-2.
Real Madrid já conquistou a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes na presente época. Por fim, administra a liderança da La Liga em 2017.





É isso que deixa a história dos madridistas mais curiosa. O time passa por uma série de conquistas, inclusive com 40 jogos de invencibilidade, record nacional. Contudo, muitas partidas são executadas no engasgo, apontando algumas falhas na equipe. Aliás, o time também foi eliminado, nesse início de ano,  da Copa do Rei, pelo Celta de Vigo nas quartas de final. 

Portanto, os comandados de Zidane terão séria responsabilidade de avançar bem na Champions League, vez que ganhar apenas a Liga não seria o fim de ano ideal para os adeptos da equipe. 


ADVERSÁRIO

O Napoli será quem digladiará com o Real Madrid por uma vaga nas quartas de final da UEFA Champions League. As equipes já se enfrentaram anteriormente, há 30 anos atrás, quando Diego Maradona e El Buitre figuravam em ambas as equipes.
Há 30 anos, os rivais das oitavas de final, Real Madrid e Napoli, colocavam seus craques em dois embates pela Taça dos Campeões.


Os blancos, apesar da segunda colocação, acabaram não levando a pior no sorteio e são amplamente favoritos no confronto. Entretanto, é impossível não lembrar das tortuosas partidas em que o Real Madrid já passou no ano, precisando de um foco extra para confirmar seu favoritismo.

As equipes se enfrentarão nos dias 15/02, no Santiago Bernabéu e 07/03, no San Paolo.

Compartilhar: Plus