SUCESSÔMETRO - PSG


O Paris Saint Germain tenta outra vez triunfar na fase de mata mata da Champions League. A missão é, mais uma vez, de muita complexidade, mesmo com a classificação invicta, a equipe ficou em segundo lugar no grupo A e acabou sendo sorteada a enfrentar o algoz Barcelona.


RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

O domínio nacional do PSG nos últimos não costuma refletir na Champions League. Por outro lado, a fase de grupos do multi milionário francês foi, mais uma vez, tranquila.

Os parisienses tiveram pela frente seu único concorrente de peso na primeira rodada. O Arsenal certamente disputaria a liderança do grupo com os franceses. O jogo inaugural foi inconclusivo, terminando empatado em 1-1. A disputa acirrada e o calor da partida ilustrou como seria a briga pela ponta. No cotejo seguinte, virada para cima do Ludogorets, por 1-3, com grande atuação do uruguaio Cavani. Fechando o turno, o PSG encarou o Basel e, com uma tranquila vitória, garantiu o sétimo ponto: 3-0.

As últimas rodadas definiriam quem se classificaria - o que já estava praticamente desenhado - e quem conquistaria a liderança da chave. Os parisienses foram à Suíça encarar novamente o Basel e, com muita persistência, sairam com a vitória no final do jogo, em um 1-2 com grande apresentação de Meunier, que anotou o gol aos 45 do segundo tempo. O PSG garantia, junto com o Arsenal, sua classificação com duas rodadas de antecedência. Porém, encarariam os londrinos no Emirates Stadium pela liderança da chave. Mais uma vez, a igualdade não saiu do placar: 2-2. Por outro lado, o resultado poderia classificar o PSG se derrotasse o Ludogorets na próxima rodada, tendo em vista os critérios de desempate da competição. O problema é que os parisienses não passaram pelos búlgaros e, em pleno Parc des Princes, empatou em 2-2 e ficou apenas com a segunda vaga do grupo A.
O PSG, do brasileiro Lucas Moura, vacilou e deixou a liderança do grupo A escapar. O episódio ocorreu contra o Ludogorets, em casa, na última rodada, quando os parisienses apenas empataram.


Apesar de invictos, o PSG poderia ter se safado de uma partida dificílima nas oitavas se garantisse a liderança. Oportunidades não faltaram, mas as execuções acabaram sendo defeituosas.


RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

Como é de se esperar, o PSG sempre prevalece nas competições nacionais. Normalmente, o faz livre de concorrentes, apenas colecionando as premiações dos torneios franceses. Dessa vez a história parece ser um pouco menos simples.

Mesmo vencendo a Supercopa da França, sobre o Lyon, por 4-1, a temporada francesa conta com mais protagonistas dessa vez. A época de estreia do técnico espanhol Unai Emery veio recheada de desafios. Na Liga, o Paris Saint Germain trava um ferrenho duelo com Nice e, principalmente, Monaco pela ponta. Mesmo com a melhor  defesa e o artilheiro da competição, Edinson Cavani, a equipe está três pontos atrás dos rouge et blanc.
Se o torcedor parisiense pudesse depositar a confiança em apenas uma pessoa da equipe, essa certamente seria Edinson Cavani. O uruguaio está em sua melhor forma e, jogo a jogo, vem fazendo gols importantes pela equipe.


Na Copa da liga francesa, o PSG está classificado para a final. O adversário? Mais uma vez o Monaco, pedra no sapato dos parisienses no ano corrente. O time ainda disputa a Taça da França, que está na sua fase intermediária ainda e, entre os jogos das oitavas Champions League, enfrentam o Niort pela competição.

Ainda que encontre mais adversários à altura, o Paris Saint Germain deve conquistar mais títulos no ano. O mais importante deles, no entanto, sofre sérios riscos de parar nas mãos do Monaco. Pior que isso, só se adicionar uma eliminação precoce na Champions League na equação.


ADVERSÁRIO

O Barcelona será o rival do PSG nas oitavas da Champions League. Confronto corriqueiro, as equipes recentemente se enfrentaram tanto pela fase de grupos quanto pelo mata-mata. 

Os parisienses tem um cartel extremamente desfavorável contra os culés. As chances de classificação são menores e o favoritismo está do lado catalão. Os comandados de Unai Emery, contudo, devem vir para quebrar os tabus e as prerrogativas barcelonistas. 
Se tudo ocorrer como em 1995, o PSG sairá com a classificação em frente ao Barcelona. Apesar das chances não serem das maiores, o escrete francês deve apostar suas fichas na competição.


As equipes se enfrentarão nos dias 14/02, no Parc des Princes e 08/03, no Camp Nou.

Compartilhar: Plus