SUCESSÔMETRO - BAYER 04


O Bayer Leverkusen chega às oitavas de final com pouca credibilidade por todo o retrospecto da temporada. Para complicar, enfrentarão o Atlético de Madrid, que já deve priorizar a Champions League no resto do calendário.


RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

Ironicamente, o Bayer Leverkusen faz parte das equipes que conseguiram a classificação de maneira invicta. Seria muito mais belo se dos seis jogos a equipe não tivesse empatado quatro. 

A classificação veio de maneira engasgada. Os primeiros jogos davam pinta de que o clube teria que se contentar, no máximo, com a vaga na Europa League. Deve-se mencionar também que o grupo não era nada fácil, com pelo menos três das quatro equipes niveladas. O primeiro turno foi marcado por três empates. No jogo de estreia, os alemães perderam a vantagem construída e cederam o 2-2 com o CSKA Moscow. Na segunda partida, o Bayer visitou o Monaco e quase saiu com os três pontos. Apesar do gol marcado por Chicharito, os franceses empataram aos 48 do segundo tempo: 1-1. Depois, recebeu o Tottenham e, mesmo dominando as ações ofensivas do jogo, não tirou o zero do placar.

Com três pontos somados e mais nove para disputar, o Bayer estava em um embaraço com os demais membros do grupo E. Na total indefinição, os alemães encararam em jogo chave o Tottenham, em Londres, e finalmente conseguiram triunfar. Com gol de Kampl, o placar mínimo trouxe os três primeiros pontos para os germânicos. A classificação veio na rodada seguinte, empatando com o CSKA, na Rússica, por 1-1 e contando com o placar do outro jogo do grupo. Na rodada final, a goleada em cima do Monaco por 3-0 não mudou o cenário, pois os franceses já haviam garantido a liderança da chave.
A primeira vitória do Bayer Leverkusen veio só na quarta rodada, contra um adversário chave, o Tottenham. O gol do jogo saiu dos pés de um dos melhores atletas da fase de grupos da equipe: Kevin Kampl.


O Bayer Leverkusen não precisou de uma pontuação expressiva para se garantir nas oitavas. Contudo, teve que fazer um segundo turno muito melhor para assegurar a vaga. Caso não tivesse vencido os Spurs, o time provavelmente amargaria a desqualificação.


RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

O Bayer 04 está, praticamente, jogando apenas a Champions League nesse momento. Em 9º lugar na Bundesliga e eliminado da Copa da Alemanha, os comandados de Roger Schmidt não possuem grandes ambições na temporada.

Diferentemente da temporada passada, o Leverkusen não consegue emplacar bons jogos em 2016/2017, assim como o Borussia Monchengladbach, que também fez uma boa campanha na temporada passada e disputou a Champions League nessa. O Bayer foi capaz de vencer o Borussia Dortmund e impor dificuldades ao Bayern de Munique, mas sucumbiu em diversas partidas do calendário alemão.

Já não bastasse o meio de tabela na Bundesliga, a equipe ainda sofreu um revés logo na segunda rodada da DFB Pokal, a Copa da Alemanha, para o humilde Sportfreunde Lotte, da terceira divisão alemã.  
Uma das armas da equipe, as faltas de Hakan, não será mais vista nessa temporada. O atleta está suspenso por 4 meses, punição aplicada pelo Tribunal Arbitral Desportivo.


Para completar, o Bayer perdeu recentemente um do seus melhores jogadores, Hakan Çalhanoğlu, por uma do TAS que puniu o atleta pela quebra de contrato ocorrida em 2011, quando ainda era atleta do Trabzonspor, da Turquia. O meia só poderá retornar aos gramados daqui quatro meses.


ADVERSÁRIO

O Atlético de Madrid será o rival do Bayer Leverkusen nas oitavas de final da Champions League. Além de não serem favoritos, os alemães devem parar na competição nessa fase, repetindo o ocorrido em 2014/2015, quando ambas as equipes se enfrentaram na competição.
O Bayer tem o Atlético de Madrid como adversário. Para evitar o mesmo ocorrido de 2015, a equipe terá que jogar contra todas as projeções e expectativas.


As equipes se enfrentarão nos dias 21/02, na BayArena e 15/03, no Vicente Calderon.

Compartilhar: Plus