SUCESSÔMETRO - PORTO


Diferentemente do ano passado, o Porto consegue a classificação para as oitavas de final da Champions League. Em um grupo mais tranquilo, os dragões terão pela frente a Juventus, em um duelo complicado pela continuidade na competição.

RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

Por ter ficado apenas na terceira colocação da Liga NOS da temporada passada, o Porto teve que passar pelas play-offs da competição continental para, aí sim, disputar a fase de grupos. Pra dificultar a vida dos lusos, eles acabaram sendo sorteados para enfrentar a Roma, outra forte equipe. Os duelos ocorreram no início da época. O primeiro jogo, em Portugal, terminou empatado em 1-1, no qual o Porto pode jogar 45 minutos com um a mais após a expulsão de Vermaelen. Portanto, o placar igual preocupou os dragões, que teriam que disputar a vaga na Itália, precisando vencer a peleja. Mas, se no jogo de ida a equipe lusitana jogou com um a mais, na volta, puderam contar com duas expulsões do lado italiano, vencendo o confronto por 0-3.
Em jogo muito acalorado, o Porto conseguiu a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League. Na última partida, a Roma teve dois atletas expulsos.


Sem tempo para folgas, a fase de grupo começou com um susto: empate em casa contra a boa defensiva do Copenhagen por 1-1. O jogo amornado não agradou e, para piorar, se repetiu no segundo jogo, na Inglaterra, quando o Porto foi derrotado pelo Leicester por 1-0. A classificação foi colocada em risco logo nos dois primeiros jogos, e uma boa sequência seria necessária para recuperar a moral e as esperanças. Felizmente para o adepto da equipe, a vitória veio no confronto contra o Club Brugge, em uma virada por 1-2 aos 47 do segundo tempo. 

Tentando evitar os mesmos sufocos do primeiro turno, os dragões confrontaram os belgas novamente. Aproveitando-se da fragilidade do adversário, abriram o marcador e administraram o placar mínimo até o apito final. A vitória por 1-0 botava o Porto nos trilhos novamente. Agora, os portugueses só dependiam de seus resultados para garantir a vaga no mata-mata. Na rodada seguinte, contra o Copenhagen, o placar permaneceu fechado e os lusos esbarraram na boa defesa dos dinamarqueses. Com o empate, o time precisava vencer o já classificado Leicester City para se garantir nas oitavas. Com estilo, assim procedeu: 5-0, em noite iluminada de André Silva.

O Porto traz para as oitavas dois jogos a mais na competição, em razão dos play-offs disputados. A experiência precisa valer, pois os próximos confrontos serão, sem dúvidas, muito mais pesados.

RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

Famoso pelo seu trabalho no futebol português, pelo Rio Ave, o técnico Nuno Espírito Santo foi a aposta do Porto para a temporada. Os desafios não são dos menores e as complicações se estenderam ao longo da presente época.

Os dragões foram precocemente eliminados da Taça de Portuga, pelo Desportivo de Chaves, na quarta eliminatória. Na Liga NOS, o time se encontra melhor que na temporada passada, disputando ponto a ponto com o líder Benfica. 
Iker Casillas, lendário goleiro espanhol, vem fazendo grande temporada, após ser muito criticado pela atuações do passado. Com certeza, uma das esperanças dos dragões. 


A confiança fica depositada no destacado André Silva e na lenda Iker Casillas, que faz boa campanha na temporada. Ainda, se misticismo ajuda a aliviar os ânimos da torcida, a contratação do paraibano Tiquinho Soares deu resultado, e o atleta vem fazendo gols. A alcunha de “Novo Hulk” já vai pegando entre os torcedores do Porto.

ADVERSÁRIO

A Juventus irá lutar contra o Porto por uma vaga nas quartas de final da Champions League. Na competição, os times se enfrentaram apenas duas vezes, pela fase de grupos da temporada 2001/2002.
O curto histórico de confrontos entre as equipes traz mais mistérios para o embate das oitavas. Contudo, impossível não mencionar a superioridade dos italianos.


O favoritismo amplo para os italianos não deve esfriar os ânimos dos dragões. Ainda que muito difícil, a equipe deve dificultar a vida da Vecchia Signora.

As equipes se enfrentarão nos dias 22/02, no Estádio do Dragão e 14/03, no Juventus Stadium.

Compartilhar: Plus