SUCESSÔMETRO - MONACO


O Monaco vem para as oitavas de final da Champions League com a moral elevada. Porém, seu adversário na competição, o Manchester City, deve dificultar a vida dos franceses, mesmo com a grande campanha que estes vêm fazendo.

RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

O Monaco viveu uma experiência repetida: disputar as play-offs da UEFA Champions League para chegar na fase de grupos. O confronto dos franceses não foi de grande facilidade, pois encararam o Villarreal em um bom momento. Afobados, os espanhóis não conseguiram se impor em casa e acabaram sofrendo a derrota por 1-2. O Monaco administrou o resultado na partida de volta, sacramentando a classificação com um gol no fim do jogo: 1-0.
O Monaco conseguiu eliminar o Villarreal de maneira tranquila. Vitória fora e dentro de casa para levantar os ânimos do torcedor e embalar a equipe na fase de grupos.


Os comandados de Leonardo Jardim tinham a missão de passar por um grupo de bastante equilíbrio. Todavia, a primeira partida, frente ao Tottenham, foi muito auspiciosa para os franceses: vitória fora de casa por 1-2. No jogo seguinte, o Monaco encarou o Bayer Leverkusen em casa, tomando um susto. Os alemães abriram o marcador e o empate só veio na reta final, com Glik, aos 48 do segundo tempo. A igualdade no marcador refletia também a situação da tabela da chave. O último adversário do turno foi o CSKA Moscow, e os sintomas continuavam sendo de pouco alívio. Um empate dramático aos 42 da etapa complementar: 1-1. 

Se o Monaco precisava de um pouco mais da força de seu ataque para se socorrer dos apertos que passava nos jogos da Champions, ele correspondeu na virada do turno. Enfrentando o CSKA, em casa, os franceses construíram um placar de 3-0 ainda no primeiro tempo, e o mantiveram até o apito final, com grande atuação de Falcão Garcia. No jogo subsequente, outra vitória por 2-1 contra o Tottenham, resultado que garantiu a classificação e a liderança do Monaco. Na última partida, a derrota sofrida por 3-0 pelo Bayer Leverkusen pouco incomodou o torcedor. 

O temido ataque dos rouge et blanc não foi tão incisivo como vem sendo nos torneios nacionais. Porém, a equipe se reafirmou e garantiu a vaga no mata-mata da Champions, induzindo-a a continuar remando.

RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

O principal papel do Monaco na temporada é inverter as imagens de protagonistas e coadjuvantes na temporada francesa. No roteiro criado pela equipe, o rival PSG não está tendo a vida fácil que tinha nas temporadas anteriores.

O poderoso ataque da equipe botou as garras de fora, sendo o melhor de todas as ligas europeias. Depósito de confiança da torcida, a arma ofensiva já vem trabalhando muito bem na liga francesa, onde o Monaco lidera com três pontos de vantagem a frente do PSG. O time conta com estrondosos 75 gols marcados.
Falcao García vem tendo sua redenção. Reencontrando seu futebol, o colombiano é a esperança de gols na temporada do Monaco.


Outra recompensa é o time estar na final da Copa da Liga Francesa, que será disputada no dia 1º de abril, contra o próprio Paris Saint Germain. Já na Taça da França, o time segue vivo, e irá disputar a classificação contra o Olympique de Marseille, no dia 28 de fevereiro. 

Oportunidades para colecionar títulos nessa temporada não faltam. Agora, os franceses apostam nas suas estrelas, como Falcao García, Bernardo Silva e Moutinho, para confirmá-las. A triste notícia é a ausência do brasileiro Boschilia na fase final da temporada, vítima de uma grave lesão no joelho na última partida.

ADVERSÁRIO

O Manchester City irá pegar o Monaco nas oitavas da Champions League. As equipes jamais se enfrentaram. O duelo tem tudo pra ser disputado, apesar do leve favoritismo do lado inglês.
O Monaco jamais encarou o Manchester City em sua história. Mas, o time pode contar com as duas boas vitórias contra o Tottenham, conterrâneos dos citizens, para aumentar sua autoestima.


Tradicionalmente, os citizens costumam não mostrar muita qualidade nessa fase da competição continental. Entretanto, o Monaco também não consegue deslanchar com seu grande ataque no torneio. O duelo será, provavelmente, uma surpresa.

As equipes se enfrentarão nos dias 21/02, no Etihad Stadium e 15/03, no Louis II.

Compartilhar: Plus