SUCESSÔMETRO - LEICESTER


O Leicester City chega tentando prorrogar seu sonho dourado, vivido desde a última temporada. Os comandados de Claudio Ranieri, liderados por Riyad Mahrez, agora buscam desbravar a Europa, após terem conquistado a Inglaterra. Em seu caminho, o instigante Sevilla de Jorge Sampaoli, equipe que surpreende na Espanha.

RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

Após o sonho da Premier League, o Leicester chegou à Champions com um ânimo que tornaria a equipe algo semi-imbatível. Em casa, no mágico King Power Stadium, foram três vitórias (1-0 contra os portugueses do Porto, 1-0 contra o Copenhagen e 2-1 contra o Brugge). Fora da Inglaterra, uma vitória (sobre o Brugge), um empate (contra o Copenhagen) e uma goleada sofrida contra o Porto (Leicester levou a equipe reserva no dia).

Riyad Mahrez continua sendo o craque da equipe. Marcando quatro dos sete gols da equipe na maior competição interclubes europeias, o argelino ainda é o destaque das raposas azuis de Leicester. Além dele, o excelente Kasper Schmeichel mostra muita segurança no gol, tendo sido destaque do time na Champions League.
Seguro e, como na campanha da Premier League, destaque da equipe.

A equipe manteve a ideia de futebol da última temporada (embora sofra para se metamorfizar da equipe do ano passado). Com um jogo basicamente defensivo, insistindo nos contra-ataques (é um dos times com mais erro de passe na competição, estatística que remete ao futebol da temporada passada), o Leicester é uma repetição de si mesmo. No entanto, algumas mudanças se provaram más para os foxes.

RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

Mesmo com uma campanha excelente na Champions League, o Leicester capenga na competição nacional. Com vinte e um pontos após vinte e cinco jogos, a equipe amarga a décima-sétima colocação, com apenas um ponto de vantagem em relação à zona de rebaixamento.

A mudança de posicionamento defensiva (avanço da ultima linha defensiva para recuperação da bola facilmente), juntamente com a busca por mais posse de bola (a média da estatística subiu em relação à do ano passado), fizeram o Leicester penar.

A equipe sofreu quarenta e três gols na Premier League, nove a mais do que na campanha campeã inteira. Lentidão na zaga, posicionamento de qualidade duvidosa e a ausência do meio-campista francês Kanté explicam a crise no sistema defensivo do atual campeão inglês.
O francês deixou saudades em Leicester.

No ataque, Jamie Vardy parece ter saído de sua fase goleadora. Com apenas cinco gols marcados até então, a crise é perceptivelmente preocupante. No entanto, a estrela de Islam Slimani (que ainda não pagou o valor de seu passe, justiça seja feita) pode ser útil para Claudio Ranieri.

ADVERSÁRIO

O Sevilla tem sido a equipe sensação na Europa. Com jogadores como Nzonzi e Vitolo em grande fase, tem perseguido o poderoso Real Madrid na Espanha. Jorge Sampaoli transformou o time numa verdadeira máquina: intensidade e pressão são a marca dos espanhóis. Na Champions, ficou em segundo lugar num grupo com a fortíssima Juventus.

O jogo parece ter um claro favorito. O Sevilla tem jogado muito mais futebol e, ao que tudo indica, deve se impor sobre o Leicester nos dois jogos. No entanto, a temporada passada nos diz que jamais devemos duvidar das raposas. Afinal, elas nunca desistem.

As equipes se enfrentarão nos dias 22/02, no Ramón Sánchez Pizjuán e 14/03, no King Power Stadium.
Compartilhar: Plus