SUCESSÔMETRO - JUVENTUS


A Juventus passa para as oitavas prometendo um algo a mais. O time que a 2 anos foi vice da competição sendo por muitos uma surpresa, dessa vez tem melhor atenção. Muito pelo peso do elenco que é comparável ao trio Bayern, Barcelona e Real Madrid, e com a adição de medalhões para somar na experiência da equipe. Muitos apontam a Juventus como a equipe que quebraria a hegemonia do trio de ferro, já que o último foi o Chelsea ainda em 2012.

RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

A Juventus um dos maiores clubes e mais tradicionais da competição. Embora tenha apenas duas conquistas, chegou em oito finais e é o clube italiano com mais participações no campeonato. Agora, desde 2010 com seu projeto de reformulação está a procura da tão esperada premiação do maior torneio de clubes do planeta.

Embora fosse favorita em seu grupo e todas as esperanças depositadas nesse promissor time. A Juventus ainda não correspondeu á todas as expectativas que se tem da mesma. Mesmo com um grupo considerado complicado com o atual campeão da Liga Europa, Sevilla, com Lyon e o Zagreb, a Juventus fez seu papel no grupo mas com certas dificuldades.

O empate em 0 a 0 na estreia mostra que aquisições como Pjanic, Higuain e Dani Alves precisavam ainda de entrosamento e a ausência devido a venda do melhor jogador na temporada passada Paul Pogba era sentida no meio campo. A segunda rodada veio tranquila fora de casa com o frágio Dinamo Zagreb e uma vitória de 4 a 0 para melhorar a confiança do torcedor Juventino.  O 1  a 0 no Lyon também fora de casa no papel até mascarava uma ótima campanha do time de Turim. Mas a apresentação na França foi deveramente problemática com o time sem criar quase nada, com muita pressão do adversário, atuação magnífica do lendário Buffon com até pênalti defendido e pela estrela de Juan Cuadrado com um dos gols mais bonitos da atual competição.
Decisivo no Campeonato Italiano, espera-se muito de Higuain também na Champions.

Com duas vitórias em 3 jogos e sendo duas delas fora de casa parecia que a Juventus iria facilmente ser a primeira colocada de seu grupo. Porém, o Sevilla vinha buscando a liderança do grupo fazendo apresentações muito melhores e consistentes. O início do returno do grupo com um amargurado empate da Juventus por 1 a 1 contra o Lyon e mais uma vez jogando abaixo do que o time pode jogar, o Sevilla ao vencer o Zagreb passou a Juventus na tabela e então, o confronto mais esperado viria a ser o próximo; Sevilla x Juventus nas terras espanholas sagraria o líder do grupo.  Em mais um jogo onde não convenceu, a Juventus ganha a partida por 3 a 1 mesmo sobre pressão do time de Sevilla e consegue a classificação. Já classificada praticamente, finalizou a participação do grupo com um básico 2 a 0 contra o Zagreb em Turim.

Os Juventinos conseguiram sua classificação em primeiro lugar como o esperado mas apresentando problemas principalmente de entrosamento. Mas por outro ponto, mostra que até jogando mal consegue ganhar partidas dificílimas, tal como a contra o Lyon e o golaço de Cuadrado, ou a partida em Sevilla.

RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

Não é de hoje que a Juventus é a favorita a ganhar tudo na Itália. O time bianconero atualmente penta campeão da Serie A inicia a temporada em busca do inédito hexacampeonato nacional.
Com um elenco com várias peças fortes como suplentes, o técnico Massimiliano Allegri na atual temporada utiliza muito do rodízio de jogadores. Brigas por algumas posições ainda são bastante nítidas, como Lichtsteiner e Dani Alves, Mandzkic e Higuain, Alex Sandro e Evra (que viria sair na janela de inverno) entre outros jogadores.
Allegri aposta no rodízio para ter sucesso na Serie A e na UCL.

A Supercoppa foi perdida em dezembro para o rival Milan nos pênaltis em partida no Catar, onde o time de Turim demonstrou pouco interesse entrando com o time misto e mais uma vez com problemas em posicionamento e padrão de jogo definido.

Na Coppa Itália o time está garantido nas semi finais após vencer o mesmo Milan por 2 a 1 em partida única no Juventus Stadium.

No campeonato Italiano pelo que tudo indica, a Velha Senhora conquistará o histórico feito de 6 campeonatos seguidos. Mantém 7 pontos de diferença da vice colocada Roma, e 9 do Napoli.

ADVERSÁRIO

O Porto será o adversário da Juventus nas oitavas, onde uma boa parte considera a Juventus como ampla favorita. Porém é equívoco de quem pensa de tal forma, o Porto vem de ótima temporada no campeonato Português tendo apenas uma derrota e estando a 1 ponto do maior rival Benfica. Além de ter o mesmo número de títulos da Liga dos Campeões que a própria Juventus.

A Juventus embora no papel tenha mais time, na prática demonstra ainda problemas para se postar em campo. E é desse ponto que o clube português pode se beneficiar. Uma classificação do Porto seria bastante frustrante para as expectativas de todos que almejaram uma Juventus mais forte e brigando pela Champions nesse ano. Mas não seria nenhuma zebra, dada a qualidade dos portugueses já conhecida. Aliás, a própria Juventus está mais tempo sem ganhar o torneio que o clube português.
As equipes se enfrentarão nos dias 22/02/2017, no Estádio do Dragão e 4/03/2017 no Juventus Stadium.
Compartilhar: Plus