SUCESSÔMETRO - BARCELONA


O Barcelona chega às oitavas da UEFA Champions League com uma meta: resgatar a temporada e buscar uma importante taça. Para tanto, enfrentará o PSG pela 6ª vez em 4 anos, no primeiro passo a fim de conquistar seu objetivo.


RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES

Analisando apenas os embates da Champions League, o clube catalão vem fazendo uma temporada clínica. Com apenas uma derrota, a equipe comandada pelo técnico Luis Enrique protagonizou grandes jogos. Na primeira partida, uma goleada em cima do Celtic por 7-0, com direito a show do trio Messi, Suárez e Neymar. Na segunda ronda, o Barcelona visitou o Borussia Monchengladbach e conquistou - sem seu camisa 10, lesionado - uma suada virada por 1-2 contra os germânicos, sem seu camisa 10, lesionado. Na terceira rodada, os culés receberam o Manchester City, naquilo que seria a mais difícil das partidas, mas tornou-se um passeio blaugrana: 4-0, com três gols de Messi.

Virando o turno, os ingleses se vingaram em casa, derrotando o Barcelona por 3-1 de virada, em uma tarde infeliz para o sistema defensivo dos catalães. As coisas se normalizaram nas duas últimas rodadas, com as vitórias sobre o Celtic - 0-2, na Escócia - e Borussia Monchengladbach - uma sonora goleada por 4-0, no Camp Nou.
Os sul-americanos Messi e Neymar têm sido as duas melhores peças da equipe catalã nos jogos da UEFA Champions League da atual temporada.


O ponto mais positivo dessa série inicial, sem dúvidas, foi o retorno fulminante do argentino Lionel Messi, que soma 10 gols em 450 minutos jogados, além da proatividade de Neymar Jr., o qual anotou 7 assistências nas 6 partidas disputadas. Ambos são líderes nas respectivas estatísticas da competição.


RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017

A campanha no torneio continental vem sendo boa. Contudo, os culés têm sido mais cautelosos sobre as reais chances da equipe na competição. Isso por que o clube vem mantendo uma instabilidade muito grande na suas atuações. 

Na La Liga, assistiu o rival Real Madrid abrir vantagem na tabela da competição, além de ter tido péssimas partidas. Seus reforços para a temporada não engrenaram logo de início e o clube ainda sofreu com a perda de um dos atletas mais importantes da equipe, Daniel Alves. Ainda nessa esteira, o técnico Luis Enrique voltou a aplicar seu sistema de rodízios, ainda mais após perder Andrés Iniesta, mais uma vez lesionado. 
Contestado outra vez, Luis Enrique precisa arrumar a casa blaugrana se quiser conquistar mais títulos com a equipe. Por enquanto, o time agoniza com sua omissão e tentativas repetitivas.


O clube então depende muito das execuções bem sucedidas de seus homens de frente. O trio MSN vem ganhando a cada dia uma responsabilidade maior, enquanto os companheiros de ligação passam por irregularidades em suas formas técnicas. Com isso, o recuo de Lionel Messi e a maior agudez de Neymar e Suárez na partida acabam se tornando rotina nos embates blaugranas.

Em 2017, porém, o Barcelona começou em ritmo diferente. Assistiu os blancos de Madrid tropeçarem na Copa do Rei, enquanto avançavam para a final da competição, se tornando os favoritos. Apesar de ter perdido pontos importantes na Liga com apresentações fracas, as vitórias conquistadas tiveram uma boa mostragem do que o clube pode fazer para evoluir e progredir nos planos criados.


ADVERSÁRIO

O PSG será o rival do Barcelona nas oitavas de final da UEFA Champions League 2016/2017. As equipes já se enfrentaram 8 vezes pela competição, sendo seis destas nos últimos 4 anos. A retrospectiva recente favorece o clube catalão: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, além da vantagem em mata-matas - o PSG foi eliminado duas vezes encarando o Barcelona.
PSG e Barcelona já aparece como uma rotina na UEFA Champions League. Na imagem, o clube francês recebeu os culés em 2013, empatando em 2-2.


Apesar da grande expectativa existente no confronto, o Barcelona deve se impor e, provavelmente, levar vantagem contra os franceses. Na terceira colocação do campeonato nacional, os parisiens não têm vivido facilmente na temporada, apesar de terem conquistado a vaga para o mata-mata com tranquilidade e de maneira invicta.

As equipes se enfrentarão nos dias 14/02, no Parc des Princes e 08/03, no Camp Nou.
Compartilhar: Plus