Brasil, o país do futebol?

Sim, ainda somos o país do futebol, e com muito orgulho.
O Brasil é tido, tanto no exterior, como até entres nos, brasileiros, como "o pais do futebol", mas por que ganhamos esse rotulo, o que temos de especial?
Bons jogadores? Claro, pois ainda somos um dos principais celeiros do futebol mundial, e vendemos joias futebolisticas para o mundo todo, e algumas vão embora tão cedo que nem chegar a ser conhecidos dentro do Brasil.
Bons times? Com certeza temos bons times, que disputam o campeonato mais disputado do mundo, e que principalmente, carregam um bom historico nas disputas contra os europeus na disputa do mundial de clubes, sendo que os unicos vexames foram a façanha colorada de perder para o Mazembe e o baile que o Santos levou do Barça.
Uma boa seleção? Mesmo com a "crise" vivida na seleção, é obvio que ainda somos uma potencia mundial, que assim que o adversario vê a seleção brasileira, vê a camisa amarela, sente um receio e um medo, pois só o Brasil tem o orgulho de carregar as cinco estrelas no peito e ser a maior seleção da historia do futebol
Uma torcida exemplar? Bem, o quesito torcida é mais complexo, e disso que vou falar nesse post.

O Brasil é o pais do futebol, boa parte das pessoas, principalmente homens, gosta de futebol, tem um clube do coração e ainda existe uma boa parcela da população que é viciada pelo esporte, e ainda é fanatica pelo seu clube do coração. O Brasil também tem o campeonato mais disputado do mundo, que normalmente, varios times brigam até as ultimas rodadas pela taça de campeão brasileiro, e por conta disso, emoção é uma coisa que nao falta para as torcidas, que apoiam seus times até as ultimas rodadas... ou deveriam apoiar?

Pois é, deveriam, e deveriam apoiar muito mais. O Brasil tem uma média de publico baixa, salvo raras excessoes, como o caso da incrivel torcida do Santa Cruz, que praticamente lota o estadio todos os jogos mesmo o clube disputando a serie C. O resto dos clube, seja de serie A, ou B, tem uma baixa média de clubes, e sua torcida acha que o time só merece ver seu estadio lotado ou em jogos importantes, ou quando o clube vai bem. Esse pensamento brasileiro é uma coisa simplesmente idiota, pois é quando o clube vai mal, brigando pra nao cair e apresentando um pessimo futebol, que a torcida precisa ir, comparecer, encher o estadio, apoiar, mostrar para o jogador que atras dele existem milhares de pessoas que torcem por ele, e isso acaba motivando o jogador, e quem sabe nao poderia ajudar na luta para sair da crise? Mas pra piorar as coisas, existem torcidas que nem seguem essa "lei" de que só existe estadio cheio em época boa para o time, para essas torcidas nao existe estadio cheio quase nunca, ou nunca. Existem varios clubes pelo Brasil, que mesmo apresentando bons resultados, jogando bem, nao enchem seus estadios, e preferem ver os jogos pelo Premiere do que ir gritar e apoiar no estadio. Entre as principais torcidas, os principais casos sao os dos seguintes times, em minha opinião:

- Flamengo: Ok, o time nao vem bem desde 2009, e ano passado foi um ano para se esquecer para o Flamengo. Mas a torcida flamenguista é o maior orgulho do time, que toda hora se diz ser "o mais querido do mundo" pelo fato de ter a maior torcida do mundo, mas essa maior torcida do mundo nao encheu o Engenhão sequer uma vez, e teve média de pouco mais de 12 mil pessoas por jogo, 15º lugar no pais. Muito pouco para a maior torcida do mundo.

Flamenguistas, quando o Maracanã voltar, lotem sempre. 
- Fluminense: Campeão. Timaço. Belo futebol. Média de 12.600 por jogo. Isso mesmo, o time que desde o inicio do campeonato jogou bem, assumiu a liderança e se manteve no topo até o fim teve apenas 12 mil pessoas na média do ano passado, 13º no geral. O time nem encheu o Engenhão, e mesmo recheado de craques, colocou menos gente no estadio que o Sampaio Correa, da Serie D

- Botafogo: Time nao é aquele primor, mas também não é um time ruim. Tem um dos melhores camisas 10 do pais, e só a aula de futebol que Seedorf dá em todos os jogos já devia ser motivo para pagar o ingresso, mas nao é isso que acontece: apenas 9.600 pessoas de média, muito, muito pouco para um time tao Glorioso.

- São Paulo: Talvez o caso mais ameno de todos os citados aqui, mas mesmo assim, nao é uma excessao. O clube paulista é recheado de craques, é o time que tem a maior galeria de titulos e sem duvida alguma, um dos maiores do Brasil, mas com média de apenas 24 mil pessoas. Sim, só 24 mil pessoas. E apesar de ser a terceira maior média do pais, é pouco, para um elenco cheio de estrelas, para um dos maiores estadios do Brasil, e para um idolo incondicional dessa torcida: Ceni.

Torcida do Celtic: 60 mil pessoas no Celtic Park
Muita gente irá achar estranho eu ter dito que a média sao paulina, de 24 mil pessoas é pouco. Mas se compararmos o Brasil, com outros paises pelo mundo, paises em que o futebol nem é tao amado assim, iremos notar que sim, 24 mil pessoas é pouco. Se compararmos, o Sao Paulo fica muito abaixo de Celtic, que tem media de 50 mil pessoas, abaixo do Urawa Red Diamonds, do Japão, que tem uma média de 34 mil pessoas, e o clube paulista tem media semelhante a de clubes da segunda divisão alemã e inglesa. E só para dar mais alguns numeros, o Borussia Dortmund lidera os rankings de publico, com incriveis 81 mil pessoas por jogo, cerca de 99% da ocupação de seu estadio, o Westfalenstadion.E no top10 mundial, temos 5 clubes alemães, todos com mais de 90% de ocupação média. E a situação só piora quando analisamos nao o clube, mas o pais em si: O Brasil tem a pifia media de 17 mil pessoas por jogo, sendo apenas a 8ª maior media mundial, e muito abaixo da lider Bundesliga, que tem média de 42 mil pessoas por jogo. A media brasileira é comparavel as segundas divisoes alemã e inglesa, e a primeira divisão da Escocia.

Mas por que o brasileiro nao vai aos estadios? O que paises europeus tem a proporcionar aos torcedores, que o Brasil nao tem? Entre diversas coisas em que nossos estadios "perdem" para os europeus, temos um fator primordial: Segurança. Lá no inicio desse post, eu disse que tem ter torcedor que prefere ficar em casa e ver o jogo no Premiere do que ir num estadio. Mas qual torcedor que arriscaria ir com sua familia num estadio, correndo o risco de se ver no meio de uma briga entre torcidas no inicio, ou no fim do jogo, ou pior, estar no meio de uma briga de torcedores do mesmo time. Por culpa de marginais infiltrados nas torcidas organizadas, muita gente de bem tem medo de ir aos estadios. E casos recentes nao dao esperanças de que isso vai mudar: temos diversos casos de brigas entre torcidas, torcidas que ameaçam seus jogadores e o pior: Vimos monstros que faziam parte da torcida do Galo, matarem na porrada um jovem apenas pelo fato de ele torcer pelo Cruzeiro. Os assassinos até foram condenados a prisão, mas sabemos que no Brasil a coisa nao funciona direito e que logo eles estarão nas ruas novamente, sendo que esses assassinos trancafiados para sempre numa solitaria. Mas a justiça nao funciona assim. Por diversas vezes, as autoridades prometeram mudanças, mas no fim das contas nada mudou. Só nos resta torcer para que a Copa no Brasil, em 2014, mude as coisas e traga algumas melhorias para nossos estadios. Quem sabe se as coisas melhorarem, os estadios nao ficam cheios de torcedores, que só querem apoiar seu time sem brigas e coisas do tipo. Quem sabe assim, o Brasil nao possa, definitivamente, ser o pais do futebol.

Abaixo fica um pequeno exemplo da maravilhosa torcida do Borussia Dortmund, exemplo para todos os clubes do mundo:

Compartilhar: Plus