Paulista - São Bento


O Esporte Clube São Bento vem para sua terceira participação consecutiva na elite do Campeonato Paulista. Dessa vez, caiu no Grupo C, ao lado de Palmeiras, Novorizontino e Santo André. Em 2015, foi eliminado na primeira fase, mas ano passado fez grande campanha, se classificando para as quartas de final com a terceira melhor campanha no geral. Foi eliminado na fase seguinte pelo Santos, mas conseguiu o principal objetivo que era a vaga na Série D.

E as glórias do ano de 2016 não acabaram por aí para o Azulão Sorocabano. Na quarta divisão do campeonato nacional, entrou como azarão, com o discurso de quem ia participar para pegar experiência, com um elenco barato. Mas o torneio começou e a equipe foi avançando, e crescendo cada vez mais, até conquistar o acesso para a Série C. A reconstrução do Bentão está cada vez mais firme, e o clube chegou num patamar que era inimaginável, pra quem olhava a situação do clube cinco anos atrás.

Um dos segredos dessa reconstrução está no banco de reservas: o técnico Paulo Roberto Santos, que está no comando da equipe desde o ano de 2014, quando o Azulão ainda estava na Série A2 do estadual. Com ele no comando, o time conseguiu o acesso, a classificação para a Série D, o acesso para a Série C e a classificação para a Copa do Brasil de 2017. Conhecido por seus grandes trabalhos no interior paulista, Paulo já tem uma enorme identificação com a torcida beneditina, e pretende fazer mais um ano inesquecível para os sorocabanos que são apaixonados pelo clube azul-celeste.

Com uma base parecida à do campeonato passado, o São Bento pretende chegar pelo menos às quartas de final, igualando a campanha do ano passado. Além disso, preparar o time para a disputa da Série C, que tem um nível de dificuldade muito maior que a Série D. Tem ainda a disputa da Copa do Brasil, em que enfrenta o Paraná na primeira fase. O discurso, como sempre foi adotado pela diretoria, é humilde, e não promete coisas absurdas.

A base do time pro Paulistão 2017 é a seguinte: Rodrigo Viana; Bebeto, Pitty, João Paulo, Marcelo Cordeiro; Itaqui, Fábio Bahia, Morais, Giovanni; Guilherme Queiroz e Magrão. Alguns destes se destacaram no Paulistão da temporada passada, enquanto outros fizeram grande Série D, além de alguns reforços que chegaram no final do ano de 2016.

No Campeonato Paulista de 2016, o São Bento surpreendeu os grandes do estado, sendo derrotado apenas pelo Santos, no mata-mata. Na fase inicial, empatou com o Palmeiras no Pacaembu, sofrendo o empate aos 47 do segundo tempo, com o Corinthians em Sorocaba, sofrendo o empate aos 43 do segundo tempo, e venceu o São Paulo, também em Sorocaba, por 1x0 na última rodada da fase de grupos. Este ano, enfrenta Corinthians e Santos no Walter Ribeiro, e o São Paulo no Morumbi. Como caiu no grupo do Palmeiras, não enfrentará o atual campeão brasileiro na primeira fase.

A primeira participação do São Bento na elite estadual foi também o ano em que conseguiu a melhor colocação em sua história: o quarto lugar no ano de 1963. Ficou por 29 anos consecutivos na elite, lançando inúmeros nomes importantes para a história do futebol brasileiro, como Odair Patriarca, Marinho Peres e Luis Pereira. No Século XXI, disputará a Série A1 pela quinta vez, e pretende ficar por mais muitos anos entre os maiores do estado.

Com esses fatores, a torcida beneditina está ansiosa para que o ano de 2017 traga tantas alegrias para Sorocaba como foi o ano de 2016, e o elenco pretende entrar para a história do clube mais uma vez, colocando o nome do São Bento de vez entre os principais times do estado, coroando a reação enorme do clube nos últimos anos.
Compartilhar: Plus