Carioca - Portuguesa


A Associação Atlética Portuguesa segue no ritmo das comemorações do título da Copa Rio 2016 e pode aprontar nesse campeonato. No ano passado, o clube estava no Grupo A, não fez uma boa campanha e acabou participando do grupo D. Com muito esforço e superação, a Lusa escapou com certa tranquilidade da degola.

Na Copa Rio, a história foi outra. O time se classificou para as semifinais, bateu o Itaboraí e na final perdeu nos pênaltis para o Friburguense, mas devido a escalação irregular de Diego Guerra na primeira partida da final, a Portuguesa acabou ficando com seu 2º título do torneio e com a vaga para a Série D do Brasileirão de 2017. Na edição passada do nacional, não fez boa campanha, sendo eliminado ainda na primeira fase, com 7 pontos em seis partidas.

Em 2017, a Lusa teve que disputar a seletiva para chegar a fase principal do campeonato. Estreou com empate em 0 a 0 contra o Nova Iguaçu, mas se recuperou vencendo 3 adversários seguidos (Bonsucesso, Tigres e Campos), garantindo a vaga entre os 12 melhores e a liderança do hexagonal.

A Lusa manteve a sua base e ainda se reforçou com o volante Muniz, que estava no América e já passou pelo clube da Ilha do Governador.

Provável time base: Marcelo Moretto; Belarmino, Marcão, Rodrigo Almeida e Diego Maia; Marcinho Pitbull, Muniz e Stênio Garcia; Romarinho, Edu e Allan. Técnico: Nelson Rodrigues
Portuguesa em amistoso preparatório para o Cariocão.

Grandes jogadores que passaram pela Portuguesa: Vavá, Garrincha, Luisinho das Arábias, Sabará, Carlyle.

A Portuguesa, fundada em 1924, chega a sua 41ª participação no campeonato carioca e sua melhor posição foi um 5º lugar em 1958. Venceu a Série B por três vezes na história, em 1996, 2000 e 2003.

A torcida está com grandes expectativas quanto ao desempenho no Cariocão. A reforma no Estádio Luso-Brasileiro é uma das armas da equipe, que é muito forte quando joga perto de sua torcida. Como maior feito de sua história, está a sensacional vitória sobre o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabeu, por 2x1 em 1969. Outra vitória expressiva foi contra o Benfica, no ano de 1976 em São Januário, por 3x1. Para um clube que já conseguiu resultados como esse, nada parece impossível!

Texto de Iuri Lins.
Compartilhar: Plus