Capixaba - São Mateus


O Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus, ou simplesmente São Mateus é uma agremiação brasileira dedicada exclusivamente ao futebol com sede na cidade de São Mateus, localizada no norte do Espírito Santo. A equipe é conhecida na cidade apenas como ‘’Associação’’, o que se tornou um apelido carinhoso dado ao clube pela torcida. Para o resto do estado, a equipe mateense é apelidada de ‘’Pitbull do Norte’’. A equipe manda seus jogos no estádio Manoel Moreira Sobrinho, o Sernamby, com capacidade aproximada de 3800 torcedores. É aqui fora fundado no dia 13 de dezembro de 1963 e foi campeã estadual em duas oportunidades. O clube é originário da comunidade de Sernamby, um bairro da cidade de São Mateus. Em que diversas lideranças se uniram para criar um Centro Recreativo, conseguindo posteriormente uma doação em terras do então prefeito da cidade. Este que serviria como embrião da criação do clube. Até 1975 a equipe de São Mateus passou por diversas modificações em seu nome, porém fixou-se com o nome atual exatamente neste ano. Até então o clube disputava apenas torneios regionais, até que venceu o 1º Campeonato do Norte do Estado, fato que o credenciou para disputar seu primeiro Campeonato Capixaba no ano seguinte, datando assim sua estréia no futebol profissional.

Em sua primeira participação a equipe foi longe, caindo apenas nas semifinais para o então bicho-papão do estado, Rio Branco AC. Apesar da boa campanha, a diretoria do clube acreditava que os campeonatos amadores fossem mais rentáveis e a partir de 1979 voltou a disputar os torneios regionais. Acumulando muitos títulos nessa vertente, a equipe decidiu em 1987 voltar ao âmbito profissional, sendo assim o primeiro campeão da nova Série B do estado em 1988, assim carimbando a volta a Série A. A década de 90 trouxe os principais acontecimentos no clube até então, perdendo a final do Campeonato Capixaba para a Desportiva Ferroviária em 1994 e no ano seguinte disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, seu primeiro torneio em nível nacional.

A equipe também acumulou participações na antiga Copa Centro-Oeste no início do último século, obtendo campanhas de destaque. Mas em 2005 um ponto alto na história do clube: uma parceria com o vitorioso clube carioca do Fluminense, montando assim uma forte equipe para o capixaba. Para celebrar a parceria, debaixo de aguaceiros no Sernamby a equipe local acabou por derrotas os cariocas pelo placar de 3-1. Naquele ano a equipe atingiu a terceira colocação geral no campeonato, mais uma vez. Porém a parceria com o clube carioca ruiu e em 2006 a equipe não conseguiu repetir seu feitos e com um campanha desastrosa acabou ser rebaixado para a segunda divisão. Em 2007 a equipe falha em conseguir o acesso, mas em 2008 finalmente atinge seu objetivo ao bater a equipe do Vitória-ES nas semifinais, garantindo assim a vaga para a Série A no ano seguinte. A equipe acabaria por ser campeã da Série B batendo o GEL na final. Em 2009 um dos eventos mais fatídicos da história do futebol capixaba ocorreu: a decisão do título estadual nos tribunais. O São Mateus montou uma equipe cheia de jogadores desconhecidos do âmbito capixaba e acabou por surpreender a todos chegando ás finais contra o Rio Branco. No jogo decisivo, muitas confusões, violência e vandalismo no Sernamby. O jogo que estava empatado teve de ser finalizado aos 16 minutos da etapa complementar. O STJD acabou por dar ao título ao São Mateus nessa oportunidade, julgando atos anti-desportivos da equipe do Rio Branco.

Em 2010 a equipe estreou na Copa do Brasil, sendo eliminada logo na primeira fase pelo Remo-PA. No mesmo ano, o São Mateus não teve a mesma notoriedade do ano anterior, ficando apenas na oitava colocação. Contudo em 2011 a equipe voltou ao status estadual de topo, ao vencer na final do estadual a equipe do Linhares FC. Sagrando-se campeã pela segunda vez do Campeonato Capixaba. Desde então, a equipe do norte do estado não conseguiu ter o mesmo impacto que tivera em outros anos. Em 2012 e 2013, a equipe apenas ficou na metade da tabela, contudo sem riscos de rebaixamento. Em 2014 ficou na segunda colocação geral, chegando às semifinais para enfrentar o Estrela do Norte. Em Cachoeiro de Itapemirim, o Pitbull do Norte mostrou a que veio e venceu a equipe sulina por 2-1. Mas no Sernamby a equipe alvinegra do sul do estado emplacou um categórico 3-0 e seguiu a final, que também seria vencida pela equipe do Estrela. Curiosamente, São Mateus fez campanhas desastrosas em 2015 e 2016. Sofrendo w.o’s e goleadas acachapantes, tendo a culpa das más campanhas sendo posta em problemas financeiros. Porém a equipe em ambos anos conseguiu se remontar e manter-se na elite do futebol capixaba, no chamado quadrangular da morte - fase que não teremos na edição deste ano.

Para a edição do Campeonato Capixaba do corrente ano a equipe do norte do estado promete fazer diferente do que nos últimos anos. A equipe trouxe jogadores muito conhecidos do publico capixaba, como o experiente Paulinho Pimentel, o atacante que teve passagem por clubes Linhares e Desportiva. Além de Pimentel, o clube conta com o meia criativo Ronicley, muito conhecido do torcedor capixaba com diversas boas passagens por clubes como Rio Branco, Estrela do Norte e Atlético Itapemirim. Além de ambos, podemos destacar o meio-atacante Bombom, que fora campeão estadual com o clube em 2009. O comando técnico da equipe fica a cargo de Bartô dos Santos, ex-jogador do São Mateus que em sua passagem foi campeão da Série B do Campeonato Capixaba. O Pitbull do Norte inicia sua caminhada no Campeonato Capixaba de 2017 do dia 28 de Janeiro contra o Espiríto Santo FC, no estádio Kléber Andrade.
Compartilhar: Plus