Capixaba - EC Tupy


O Esporte Clube Tupy, o ‘’Índio Guerreiro’’, é sediado na cidade localizada na região da Grande Vitória, Vila Velha. Um clube criado em 16 de Outubro de 1938 e um dos mais queridos de todo estado. Um clube folclórico, mas que jamais levantou um título do Campeonato Capixaba de Futebol. O Índio Guerreiro converteu-se apenas em 1988 em um clube de futebol profissional, e teve seus maiores expoentes no início dos anos 2000 e atualmente, após a volta a Série A do futebol capixaba. Antes de sua adoção ao futebol ao profissional, o Tupy disputava apenas campeonatos regionais e amadores, contudo sempre respeitado e folclórico - principalmente depois da contratação meteórica de Túlio Maravilha em 2003. Túlio veio na época para a disputa da Copa Espírito Santo, quando o clube de Vila Velha estava na elite do futebol capixaba. O EC Tupy não teve êxito na competição, porém Túlio balançou a rede em cinco ocasiões. O Tupy tem estádio próprio, a Toca do Índio, pequenino com capacidade para 1000 pessoas. Fora dos padrões da FES, a equipe mandará seus jogos no estádio Salvador Costa na cidade capital e vizinha, Vitória.

Em 2016 o Tupy disputou a Série B do estado e finalmente obteve êxito na jornada em busca a volta à elite do futebol estadual. Num torneio com oito equipes, apenas duas subiriam para a primeira divisão. O Tupy ficou na quarta colocação na primeira fase, conseguindo a vaga para a semifinal, necessitando assim de passar as finais para garantir vaga no mais alto nível do futebol capixaba. E conseguiu: com duas vitórias sobre o Rio Branco da cidade Venda Nova do Imigrante, a equipe de Vila Velha festejou a volta a Série A. Na final enfrentou o Vitória-ES, mas acabou por perder o título nos pênaltis. Além do acesso e do vice-campeonato - sendo esta a primeira final atingida em âmbito profissional pelo Tupy - não foram a única honraria conquistada. O centro-avante xodó da torcida do Índio Guerreiro, Lambiru foi o artilheiro da competição marcando oito gols.

Se em 2003 a equipe de Vila Velha trouxe um jogador conhecido e veterano, não será diferente em 2017! A equipe trouxe o ex-zagueiro do Fluminense, Boca Juniors-ARG e Atlético Paranaense Luiz Alberto, que foi contratado pela diretoria do Tupy para ser a liderança técnica e força defensiva da equipe verde e amarela. Além do experiente defensor, a equipe contará também com o atacante Lambiru que foi o destaque da equipe na campanha de sucesso na última Série B. Fora do campo de jogo a comando técnico do Tupy fica com o campeão a Copa Espírito Santo de 2011 pelo Real Noroeste, Eleomar Pereira. Que como dito, com grandes passagens e experiência no cenário do futebol capixaba. O Tupy inicia sua saga no Campeonato Capixaba contra o Rio Branco no dia 29 de Janeiro, no estádio Kléber Andrade.
Compartilhar: Plus