Capixaba - Rio Branco


O Rio Branco Atlético Clube é uma agremiação futebolística fundada em 21 de Junho 1913 na cidade de Vitória, sendo assim o terceiro clube a ser fundado em solo capixaba. Também conhecido como ‘’Brancão’’ ou ‘’Capa-Preta’’, pesquisas informam que o clube tem a maior torcida no Espírito Santo, ostentando cerca de 30% dos torcedores do estado. Atualmente, manda seus jogos no moderno Kléber Andrade, com capacidade para 21 mil pessoas. O Rio Branco, fora criado por jovens que não podiam atuar nos clubes de futebol na época. Inicialmente, o clube se chamava Juventude e Rigor, mas no ano seguinte de sua mudança houve a alteração no nome em homenagem ao Barão de Rio Branco. O primeiro estádio da equipe capa-preta foi o Estágio Governador Bley, palco de diversas conquistas do clube alvinegro. Inclusive a boa campanha no primeiro torneio nacional, a Copa dos Campeões Estaduais de 1937. Devido a má gestão financeira no clube nas décadas seguintes, o estádio foi perdido e hoje pertence ao Instituto Federal do Espírito Santo. Anos mais tarde o clube buscou novos terrenos e na cidade vizinha de Cariacica construiu o estádio Kléber Andrade, na época comportando cerca de 80 mil espectadores e que fora inaugurado no ano de 1983. Mais tarde, já no atual século, uma nova má gestão foi obrigada a vender seu maior patrimônio - já bastante menor - para o governo do Estado do Espírito Santo. A partir deste fato que se deu a modernização e reestruturação do hoje mais importante estádio no cenário capixaba, atualmente denominado Estádio Estadual Kléber Andrade. Juntamente com a Desportiva Ferroviária, o Rio Branco é um dos clubes mais reconhecidos do futebol espírito-santense fora do estado.

Com participações na Série A do Campeonato Brasileiro na década de 80 e com resultados expressivos, até hoje muitas lembranças são recordadas da época - como a passagem do reconhecido técnico Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe capixaba. Em termos de títulos a equipe capa-preta é a maior vencedora isolada do Campeonato Capixaba de Futebol, sendo vitoriosa nada mais nada menos que 37 vezes. Além de todos estes títulos, o Rio Branco também detém um título da Série B do Campeonato Capixaba e outro da Copa Espírito Santo. O Brancão obteve seu primeiro título estadual em 1918, e manteve-se como principal vencedor - tendo até um hexacampeonato na década de 30 - do certame por quase mais três décadas.

Apesar do domínio praticamente absoluto no estado até meados da década de 70, o clube viveu seu melhor momento na década de 80. Quando obteve um bi-campeonato estadual e se classificou para o Campeonato Brasileiro da Série A de 1986 o ápice do clube veio á tona. Com vitórias memoráveis sobre grandes clubes do futebol nacional, como Ceará, Internacional, Náutico e Vasco da Gama deram um aumento na moral de todo clube e consequentemente de todo futebol capixaba. Porém, as participações da equipe da Grande Vitória no mais alto escalão do futebol nacional só durariam até o ano seguinte, 1987. Após tantas conquistas, glórias e resultados honrosos para o clube e todo o estado um mau momento estava por vir: depois de uma série de gestões desorganizadas na década de 90 até o início dos anos 2000, o clube se encontrou em um profundo grau de endividamento, sem crédito e sem organizações decentes o clube se encontrava "em estado terminal na UTI", como os mesmos torcedores o caracterizaram na época. O clube passou um jejum nunca antes experimentado pelo alvinegro, 24 anos sem títulos. Porém ainda havia uma luz no fim do túnel. Em outubro de 2003, diversos torcedores apaixonados pelo capa-preta se reuniram para encontrar soluções para melhorar a situação do clube e mantê-lo em funcionamento. A dificuldade era notória, um clube que sofrera com diversas más gestões em um alto grau de endividamentos. Os jogadores viajavam para partidas em conduções completamente precárias e até o ano de 2006 o clube alvinegro penou para se manter na ativa.

Após uma reestruturação administrativa, o Rio Branco voltou a se estabilizar e voltar a ter crédito. Mas precisou desfazer-se do Kléber Andrade e vendê-lo ao governo do estado. Por algum tempo, a equipe capa-preta necessitou de mandar seus jogos no estádio do rival, o Engenheiro Araripe, principalmente enquanto houveram reformas medidas pelo estado no antigo estádio pertencente ao Rio Branco AC. A afirmação da volta do Brancão ao cenário futebolístico capixaba veio a partir do ano de 2008. O clube chegou a cinco finais, amargou muitos vice-campeonato, mas isso fora o suficiente para a concretização de um ‘’novo clube’’. Finalmente, o título capixaba veio no ano de 2010, depois de quase 25 anos sem nenhum título a favor da equipe alvinegra. Desde então a equipe capa-preta voltou a figurar como postulante real a títulos dentro do estado. Apesar de ter amargado um rebaixamento neste meio tempo (que foi ‘’revogado’’ graças a desistência de uma equipe em disputar o estadual no seguinte e a equipe alvinegra assim herdar sua vaga), o Rio Branco manteve-se sempre regularmente nos campeonatos do estado.

Depois de 2010, a equipe voltou apenas a conquistar o Campeonato Capixaba em 2015. Na última edição da competição no ano passado, a equipe capa-preta foi muito bem na primeira fase, liderando o Grupo Norte. Mas no hexagonal final, acabou por não ter aproveitamento semelhante e acabou por terminar na 5ª colocação geral. E ainda, teve de ver sua maior rival, a Desportiva Ferroviária, erguer o troféu do Campeonato Capixaba pela 18ª vez. Mas para terminar com a má impressão de 2016 um título inédito: a equipe chegou à final da Copa Espírito Santo ante o atual campeão do torneio, o Espírito Santo, e acabou por sagrar-se campeã depois de um empate fora de casa e um vitória por 2-0 no estádio Kléber Andrade. Para fechar o ano a equipe disputou o Torneio Seletivo Capixaba, que daria vaga ao campeão para a Série D 2017, acabou por cair na semifinal diante do Real Noroeste. Porém nada estragaria a alegria da torcida com o título inédito e a vaga inédita na Copa Verde 2017, sem citar a também assegurada vaga na Copa do Brasil.

Para 2017 a equipe alvinegra é clara postulante ao título estadual. Jogadores que estiveram na equipe que teve a vitoriosa campanha na Copa ES e também participaram na Copa do Brasil - na qual o clube capixaba caiu para o Santa Cruz-PE - se mantiveram no elenco. É o caso do experiente zagueiro Santiago, com passagens notáveis pelo futebol carioca, como no Boavista e Bangu, o jogador de 36 anos que é revelado pelo Atlético-MG passa segurança para o torcedor capa-preta em seu sistema defensivo.

O meio-campista Branco também é uma aposta para o clube. O jogador de 28 anos chega para o Rio Branco nesta temporada, acumulando passagens pelo futebol mato-grossense e também no exterior, como no futebol de Omã e Bangladesh. No ataque a principal referência é Márcio Carioca. O jogador que teve uma excelente temporada pelo São Gonçalo-RJ vem para ser o homem gol da equipe. Márcio também acumula experiências no futebol sergipano e também em Portugal. O comando técnico da equipe capa-preta fica aos cuidados do experiente treinador Flávio Annunziata, com passagens pelo futebol mineiro e carioca, Annunziata já havia treinado a equipe capixaba no ano de 2009 e 2010. O Rio Branco inicia sua jornada no Campeonato Capixaba de 2017 contra o Atlético Itapemirim, no dia 29 de Janeiro jogando no sul do estado.
Compartilhar: Plus