Capixaba - Linhares FC


O Campeão Capixaba de 2007, Linhares Futebol Clube, é um clube da cidade de Linhares, localizada na região norte do estado do Espírito Santo. Manda seus jogos no estádio Joaquim Calmon, acanhado com apenas capacidade para cerca de 2000 torcedores. Linhares chegou a ter duas equipes na elite do futebol capixaba, o atual clube que antes era chamado Centro de Futebol Linhares e o então Linhares Esporte Clube. Ambas as equipes não tem nenhuma relação, sendo o Linhares EC tetra-campeão capixaba na década de 90, deixando o futebol profissional na década seguinte. O Linhares Futebol Clube fora fundado de fato no dia 16 de Agosto de 2001. A história do clube começa, porém, antes dessa data. Tudo se inicia quando o ex-jogador e atual presidente do clube Adauto Menegussi criou uma pequena escolinha de futebol intitulada Escolinha de Futebol Companhia de Craques em 1997. Em 2001 a nomenclatura muda, não à toa, para Central de Futebol Linhares se tornando um clube também atuante no futebol sênior. Então, não mais apenas no futebol de base, a escolinha de Menegussi serviu como um embrião para o que viria ser mais tarde o Linhares FC. As mudanças passaram a surtir efeito três anos depois, em 2004. O Central de Futebol Linhares disputou pela primeira vez a Série B do estadual com apenas jogadores formados na base do clube.

Com cores diferentes das atuais do clube, a campanha não chegou muito longe. No ano seguinte, 2005, já com os tradicionais azul e branco a equipe linharense investiu e conseguiu o acesso inédito para a Série A do Campeonato Capixaba de Futebol. Já na elite do futebol do estado, em 2006 ano de sua estréia na Série A, a equipe do Linhares consegue um grande feito com uma campanha surpreendente ao atingir a terceira colocação naquele ano. Bons presságios viriam para o seguinte. 2007, o ano da maior consagração da equipe. Já com o nome modificado para o atual - Linhares Futebol Clube - a equipe conseguiu levar o título estadual para o norte do estado, batendo a equipe do Jaguaré. Ainda num sistema único de pontos corridos, Linhares levou vantagem sobre os conhecidos clubes da Grande Vitória e Sul do Estado. Nos anos seguintes o Linhares manteve a regularidade, a ‘’Coruja Azul’’ fez boas campanhas, ficando em terceiro em 2008 e quinto em 2009. Ainda no ano de 2008, a equipe teve sua primeira experiência nacional ao enfrentar o Juventude-RS na Copa do Brasil e acabar por cair nos pênaltis logo na primeira fase da competição.

Na atual década a incrível regularidade do Linhares se manteve, mesmo sendo posta em prova com a ascensão de novas equipes em âmbito estadual. Em 2010 o clube passou por dificuldades, mas acabou por conseguir manter-se no meio da tabela. Na Copa Espírito Santo, o Linhares fez campanhas decentes apesar de nunca postular ao título, no mesmo ano em 2010 caiu na semifinal para o Vitória FC.

De 2011 em diante a equipe do norte do estado teria a possibilidade de reviver o sucesso obtido em 2007. Em 2011 chegou à final do Campeonato Estadual ante o seu maior rival, o São Mateus. Sucumbiu perante Marcelo Pelé e companhia e viu a equipe mateense chegar ao seu segundo título estadual e tendo assim seu primeiro vice-campeonato. Em 2012 um problema judicial afetou a equipe linharense, tirando-lhe pontos por escalar um jogador de maneira irregular, comprometendo assim a equipe que dentro de campo estava mais uma vez qualificada para as semifinais. Em 2013, mais um campanha regular do Linhares FC, que por pouco não beliscou uma vaga na fase final, terminando assim na 5º colocação. Em 2014 mais uma vez o Linhares teria a oportunidade de sagrar-se campeão estadual. Após chegar a final do torneio, porém desta vez contra o representante sulino Estrela do Norte, que havia batido com autoridade o rival do Linhares, São Mateus na semifinal. A equipe do Linhares terminou a fase regular a frente da equipe alvinegra do sul do estado, portanto teria a oportunidade de conseguir o titulo com dois resultados iguais. O primeiro jogo, em Cachoeiro de Itapemirim, quebrou o recorde de público para um evento esportivo na cidade, porém a torcida local se frustrou com um jogo apático terminando em 0-0.

O Campeonato Capixaba de 2014 seria resolvido no Norte. Com o estádio lotado a possibilidade de título era real, porém a equipe cachoeirense desejava de todas as maneiras conquistar seu primeiro título estadual após uma longa de série de vice-campeonatos. Com um gol do artilheiro da edição do campeonato daquele, Geraldo, a festa não foi linharense. O Estrela do Norte atingiu seu objetivo fora de casa com um gol na parte derradeira do jogo e obrigou a torcida azul a assistir a festa alvinegra com mais de 1000 torcedores que viajaram para acompanhar a partida. A frustração fora inegável, porem o Linhares se manteve firme na Série A capixaba desde 2006 e ainda com campanhas regulares e sem riscos de rebaixamento. Em 2015 a equipe mais uma vez chegou ao hexagonal semifinal do torneio, mas acabou em 6º distante da finais. No último ano, o Linhares por pouco não chegara à final. Ficando em 4º no hexagonal final, porém mais próximo de carimbar a vaga na decisão em relação ao ano anterior.

Para a edição deste ano o time do norte enfrentou algumas dificuldades a respeito da montagem do elenco. Alguns jogadores que treinaram com o clube no início da pré-temporada ainda não tinham firmado contratos. Contudo, a situação parece resolvida para a estréia da equipe que será dia 28 de Janeiro no Salvador Costa, visitando o Vitória FC. A equipe tem como destaques para a campeonato o experiente lateral Wilker, com larga rodagem pelo futebol capixaba e o meia Vagner, cria da base do Linhares que já vai para a sua 4ª temporada na equipe profissional. Além de ambos, o zagueiro Diego Brum é uma das lideranças da equipe nortista, já indo para a sua temporada na equipe do Linhares o zagueiro central teve passagem pelo futebol sueco e mais recentemente teve uma passagem pelo Milsami Orhei, da Moldávia. Allan Mello será o comandante fora das quatro linhas, o ex-zagueiro do Linhares estava treinando a equipe de forma interina na pré-temporada e foi acordado sua permanência como técnico, passando de membro do staff para o treinador da equipe principal.
Compartilhar: Plus