Capixaba - Desportiva Ferroviária


Uma das equipes mais respeitadas em todo estado, a Desportiva Ferroviária é uma das claras favoritas ao título de 2017. A também atual campeã estadual é sediada na cidade de Cariacica e manda seus jogos no estádio Engenheiro Araripe, que comporta cerca de 7700 torcedores. A ‘’Tiva’’ é a segunda equipe com mais títulos do Campeonato Capixaba, ao todo 18, sendo também a atual campeã tendo vencido o Espírito Santo FC nas finais de 2016. A Desportiva é uma das equipes capixabas mais reconhecidas fora do Espírito Santo, já tendo figurado em divisões altas do futebol nacional nas décadas finais do último século.

O clube é fundado em 1963, mas há uma longa história antes de sua fundação. Na década de 40 a superintendência da companhia Vale do Rio Doce se instala em solo capixaba, assim surgem algumas equipes ligadas a empresa em sua maioria formadas por funcionários da mesma. Contudo nenhuma destas conseguia ter sucesso em competições estaduais apesar dos auxílios monetários da empresa. A idéia de unificar as várias equipes em uma só partiu da própria diretoria da Vale do Rio Doce, porém a idéia não era bem vista pelas equipes, devido à inegável existência da rivalidade entre elas. Após diversas reuniões, em 17 de junho de 1963 é criada a Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce. Como um dos argumentos para sustentar a idéia de unificação que mais tarde viria a ocorrer, a empresa prometeu a construção de um novo estádio e doá-lo ao clube, assim surgindo o Estádio Engenheiro Alencar Araripe em 1966 com capacidade, na época, para 36 mil espectadores. Depois de tanta história, a Desportiva finalmente passa a ser uma ameaça ao grande Rio Branco Atlético Clube, até então soberano em solo capixaba. Entre 1967 e 1968, a Desportiva entrou para a história do futebol brasileiro: quebrou o recorde de maior série invicta em solo nacional, com 51 jogos. O feito mais tarde seria quebrado pelo Botafogo em 1977, mesmo assim um grande marco é dado à equipe capixaba tendo até hoje a terceira maior série invicta do futebol brasileiro. Em 1973 a equipe estreou no Campeonato Brasileiro e ali se manteve até 1982, tendo sua melhor campanha em 1980 obtendo um 15º lugar. Quando a formula de organização do futebol nacional foi modificada para o sistema divisional, séries A e B na época, a equipe capixaba acabou por ser relegada para o campeonato inferior e nunca mais conseguiu o acesso a Série A nacional, apesar de ter passado muito perto em algumas ocasiões. A história da Tiva - e por consequência de todo futebol capixaba - começa a mudar em 1996. Neste ano a equipe é privatizada e a então mecenas Vale do

Rio Doce retira todo apoio financeiro ao clube e ainda passa a cobrar pelo uso do estádio. Depois de um longo período de disputas jurídicas que envolveram até representações políticas, a empresa definitivamente decidiu doar o estádio para o clube, contudo sem mais apoio de antes. Andando com suas próprias pernas, a Desportiva não tem forças e perece na Série B amargando um desastroso rebaixamento para a Série C, além de uma série de campeonatos capixabas vencidos por outras equipes neste período.

Em 1999 a Desportiva se torna um clube-empresa, a Desportiva Capixaba S.A. A parceria era com a empresa de combustíveis Frannel, que prometia uma grande ampliação de estruturas e a volta a figuração da equipe no mais alto cenário do futebol nacional. Os resultados pareciam ser promissores quando a equipe finalmente venceu o Campeonato Capixaba de 2000, porém com a saída da Frannel de sua sociedade com a Desportiva e sua substituição pelo grupo Villa-Forte todos os planos entraram em ruínas. A então Desportiva Capixaba chegou a estar inativa para o futebol profissional entre 2005 e 2007, para se ter uma dimensão do tamanho dos prejuízos do clube. Em 2007 a equipe voltou ao futebol profissional, na Série B do Campeonato Estadual e conseguiu o acesso para o principal divisão do estado. No ano seguinte, a Desportiva parecia dar sinais de uma rápida recuperação ao bater o Rio Branco na final da Copa Espírito Santo com gols do atacante Kieza - que tinha sido contratado junto ao Rio Bananal FC. Em 2009 o time apenas ficou no meio da tabela do Capixabão, mas toda a reação do clube decairia de vez com o rebaixamento, dessa vez no campo, para a Série B do Campeonato Capixaba no ano seguinte. Em 2011 a Desportiva finalmente tem um alento: a volta da Desportiva Ferroviária. O grupo que detinha as ações da Desportiva Ferroviária, Villa-Forte, foi sancionado por não pagamento das mesmas ações pela 2ª Vara Cível de Cariacica. 90% dos direitos ficaram nas mãos da Desportiva Ferroviária e os outros 10% sob direitos da Desportiva Capixaba S.A. Com a volta da Desportiva Ferroviária, no mesmo ano um elenco formado as pressas a equipe conseguiu chegar à final da Copa Espírito Santo, mesmo caindo na final para o Real Noroeste a torcida grená aplaudiu de pé todo o esforço dos jogadores, staff e diretoria. Em 2012 a Desportiva tinha a missão de voltar a Série A do estado. E conseguiu, chegou a final do torneio contra o Estrela do Norte FC. Venceu a primeira partida no Engenheiro Araripe por 2-1 e entrou no jogo de volta em Cachoeiro de Itapemirim precisando apenas de um empate para se sagrar campeã. O Estádio Sumaré amarrotado e ensurdecedor entrou em estado de graça com um gol da equipe local logo no início do jogo, mas foi calado com

um belo gol de Hércules aos 47 da segunda etapa dando o título da Série B para o Desportiva Ferroviária.

No ano seguinte a consagração e confirmação da volta á elite da Desportiva foram ainda mais fortes. Com um gols aos 43 minutos do segundo tempo, Wanderson Sorriso acabou com o longo jejum de títulos capixabas da Tiva na vitória contra o EC Aracruz na final do campeonato. Em 2014 um ano apático para os grenás, sem boas campanhas no estadual, na Copa Verde e também na Copa do Brasil. Em 2015 a apatia fora trocada por decepção, após chegar mais uma vez a final do campeonato capixaba, mas cair para o maior rival, o Rio Branco, e ver a equipe capa-preta comemorar seu título de numero 37. Na campanha do ano passado a equipe grená investiu e trouxe ídolos do clube, a fim de conseguir reviver momentos de glória. Jogadores como Wanderson Sorriso, o autor do gol do título em 2013, e Edinho que estava atuando no futebol iraniano e é formado nas categorias de base da Desportiva foram as principais peças na campanha que levou a Desportiva Ferroviária ao título estadual com duas vitórias por 1-0 ante o Espírito Santo FC.

A história, a camisa pesada e apaixonada torcida podem ser fatores primordiais para a manutenção do título estadual para os grenás. Dentro de campo, a Tiva aposta em jovens talentos, mesclados com jogadores já consagrados no clube. O goleiro Felipe é um dos pilares da equipe, o jogador já vai para a sua sexta temporada com a camisa da Desportiva Ferroviária e promete organização no sistema defensivo. O zagueiro Espinho e o meia Abuda que estavam na equipe carioca do Americano de Campos dos Goytacazes, também são pilar firme na equipe que disputa o capixaba deste ano. A jovem promessa da base da Desportiva, Lucas Valim, é um jogador a se observar. Com 21 anos, vai para a terceira temporada na equipe profissional dos grenás e já demonstrou alguma qualidade no meio campo da Desportiva. No ataque os destaques são para o ex-Vitória FC Paulo Vitor e Madison, atacante de referência com passagens pelo Castelo-ES, Rio Branco e também no futebol paranaense pelo Londrina e Foz do Iguaçu. Fora das quatro linhas o comando técnico da equipe é de Rossato. O jovem técnico de 39 anos que é natural de Vila Velha-ES, está tendo sua primeira experiência como treinador na equipe capixaba, onde foi formado. Rossato teve grande sucesso em sua carreira como jogador, atuando em clubes europeus como FC Porto-POR e Málaga-ESP.

A atual campeã capixaba estréia na competição fora de casa, no José Olívio Soares no dia 28/02 ante a equipe local do Atlético Itapemirim.
Compartilhar: Plus