Capixaba - Espírito Santo FC


O Espírito Santo Futebol Clube é um clube jovem, fundado em 06 de Agosto de 2006 e é sediado na capital Vitória, mandando seus jogos no Kléber Andrade. O clube, inicialmente, fora estabilizado na cidade sul litorânea de Anchieta e depois de diversas passagens por outras cidades finalmente se fixou na capital capixaba. O ‘’Santão’’ é um clube-empresa e teve seu sucesso meteórico depois de sua aquisição por um grupo de empresários no findar do ano de 2014. Em 2008, ainda em Anchieta, a equipe teve sua estréia no futebol profissional. Jogando a Série B estadual a equipe não conseguiu o acesso, caindo ainda na fase inicial da competição. Porém o acesso veio no ano seguinte, com apenas três equipes no torneio sendo que duas garantiriam o acesso. No Campeonato da Série A de 2010 o Espírito Santo ficou marcado negativamente no cenário futebolístico: sofreu um derrota acachapante por incríveis 14-2 frente ao Rio Branco AC, jogando em Cachoeiro de Itapemirim (a equipe mandou seus jogos na cidade vizinha, no estádio Sumaré, devido a problemas estruturais em suas instalações na cidade de Anchieta). Mesmo com todos os problemas e maus resultados a equipe manteve-se na elite do futebol estadual até 2012, quando não resistiu e caiu para a segunda divisão. Em 2013, o clube estava cotado para disputar a Série B em busca do acesso, porém o clube desistiu da competição alegando dificuldades financeiras, pondo assim o clube em inatividade temporária.

A reviravolta veio no ano seguinte, 2014 com certeza marcou o torcedor do ‘’Time de todos os Capixabas’’, como passou a se auto-intitular. O clube foi adquirido por um grupo de empresários e assim transformado em uma sociedade anônima. Logo em 2015 já conseguiu seu primeiro título: a Série B estadual de forma invicta, com propriedade. E para aumentar a promessa a cerca do clube no mesmo ano um novo título foi conquistado, dessa a Copa Espírito Santo batendo o Real Noroeste na Final, garantindo assim uma vaga na Copa Verde do ano seguinte. Já em 2016, a má campanha na Copa Verde (queda na primeira fase para o Aparecidense-GO) não viria a manchar o ano de avanços dentro e fora do campo para a equipe, agora já sediada na capital estadual. No Campeonato Capixaba a jovem equipe do Santão bateu na trave. Chegou a uma inesperada final e fez frente à experiente equipe da Desportiva Ferroviária, mas acabou mesmo por ficar com o vice-campeonato inédito. Com essa campanha o clube ganhou pela primeira vez o direito de ter divisão: a vaga na Série D estava assegurada.

Em um grupo complicado e de forma heróica, o Espírito Santo conseguiu passar de fase - se tornando o primeiro clube capixaba a seguir a fase mata-mata da Série D em muitos anos. Porém o sonho de subir a Série C parou por aí, caindo na segunda fase para a equipe paranaense no J. Malucelli. Ainda em 2016, o clube ainda teve mais desafios. Chegou a segunda final consecutiva da Copa Espírito Santo, mas acabou por ser derrotado pelo Rio Branco AC. Com a campanha obtida, mais um torneio estadual ainda estaria por ser decidido: o novo certame chamado Torneio Seletivo Capixaba, reunindo quatro equipes em busca da vaga para a Série D em 2017. O resultado não poderia ter sido melhor, batendo o Atlético Itapemirim na semifinal e o Real Noroeste na final a equipe já garantiu mais um torneio a ser disputado no corrente ano - algo a realmente ser comemorado em âmbitos capixabas.

Para o Campeonato Capixaba que se aproxima, boa parte do elenco vitorioso em 2016 foi mantido. Jogadores conhecidos do público capixaba como o experiente atacante Vitinho, natural de Cachoeiro de Itapemirim-ES e tendo suas melhores passagens na carreira por clubes do estado, incluindo Vitória-ES, Vilavelhense e Real Noroeste são uma das lideranças técnicas da equipe. Além de Vitinho, podemos destacar o goleiro Alan Faria. Experiente, fez carreira no futebol mineiro e foi o goleiro menos vazado do último campeonato, indo já para sua terceira temporada com o clube capixaba. O clube do Santão promove uma interessante mescla de jovens da base e jogadores experientes, como os já citados Vitinho e Alan Faria, o zagueiro Thiago Martinelli de 37 anos, com passagens por Vasco da Gama, São Caetano e Cruzeiro assegura a afirmativa experiente da equipe na zaga. O comando técnico do Espírito Santo em 2017 foi confiado ao treinador Leandro Niehues, que estava no Vila Nova-GO. Niehues fez carreira como auxiliar no Clube Atlético Paranaense e comandado clubes de menor expressão no Campeonato Paranaense, antes de rumar para o centro do país. Com a mescla de experiência e juventude em seu elenco, com um histórico vitorioso nos dois últimos e um ano recheado de desafios o Espírito Santo tenta provar seu papel no cenário capixaba e nacional em 2017. Iniciando sua busca no dia 28 de Janeiro ante o São Mateus, no estádio Kléber Andrade.
Compartilhar: Plus