Capixaba - Doze FC


Pode-se considerar este clube um projeto. Um projeto que ainda não sabemos se deu certo ou não. O Doze FC ficou muito conhecido para os adeptos da bola em todo Brasil devido ao seu ousado projeto. O Doze tinha como idéia um futebol realmente interativo, onde os torcedores teriam opção verdadeiramente ativa em todos os assuntos do clube, desde contratação de jogadores a escolha de uniformes. Tudo isso através da Internet, enquetes, pesquisas de público e um massivo investimento empresarial eram as ferramentas a elevar o Doze a um clube respeitado no futebol capixaba, e não só, como mesmo fora dito no iniciar dos trabalhos do clube também elevar o clube a patamares nacionais e alavancar o futebol estadual. Tudo isso se iniciou em 2014, vindo de um grupo de empresários.

O Doze logo se filiou a FES e começou a preparação para o Campeonato Capixaba da Série B. Trouxeram jogadores conhecidos do público nacional, como o ex-Botafogo-RJ Jonílson e o ex-Flamengo-RJ Irineu. Fez testes abertos em busca de jogadores e estava sendo fiel ao projeto interativo com os torcedores. Em 2015 a equipe do Doze teve sua estréia profissional na divisão baixa estadual e correspondeu as expectativas subindo de divisão no mesmo ano, sendo vice-campeã e ficando atrás do Espírito Santo FC. A rápida ascensão do Doze FC parecia que iria continuar e pouco faltava para se tornar um postulante ao título estadual. A expectativa era grande em cima do clube em 2016 para a sua estréia no mais alto nível do futebol no Espírito Santo. Jonílson manteve-se na equipe como um pilar no meio de campo, mas todas as bases do Doze quase foram por água a baixo.

Na primeira rodada da competição o Doze simplesmente não tinha jogadores suficientes para por em campo e sofreu uma derrota por W.O! A equipe foi à última colocada no Grupo Sul e juntamente com o Estrela do Norte FC foi para o chamado ‘’quadrangular da morte’’. As duas equipes que estavam no Grupo Sul se juntaram as do Grupo Norte, o São Mateus e o Sport Linharense que haviam ficado também nas últimas colocações em seu grupo. Curiosamente, a equipe de São Mateus fez apenas um ponto na primeira fase e o Doze apenas cinco, ambas em último em seus grupos e mesmo assim se remontaram e conseguiram obter a manutenção para a edição de 2017, rebaixando assim a equipe do Sport Linharense e o tradicional Estrela do Norte FC.

As incertezas para 2017 ainda são o que mais há para o Doze FC. Ainda não se encontram informações precisas sobre o elenco do clube, apesar de algumas parcerias terem sido feitas. O Doze FC, inicialmente, é uma equipe sediada na capital estadual Vitória, contudo está em pré-temporada na cidade sul litorânea de Marataízes, cerca de 140 km de distância da capital. A diretoria do clube já anunciou que mandará os jogos do clube no estadual no estádio José Olívio Soares, em Itapemirim - estádio que pertence ao Clube Atlético Itapemirim. A cidade onde está sendo sediada a pré-temporada do Doze é bastante próxima de Itapemirim, onde mandará seus jogos, o que leva a crer que o clube permanecerá na região sul do estado - contrariando as informações de sede postas pelo clube.

Tem-se muito poucas informações concretas sobre o Doze FC. Algumas especulações se concretizaram, mas a verdade é que a tática de esconder o jogo da equipe criada em 2014 tem dado certo, com representantes de outros clubes a alegar a possível desistência do clube do Campeonato Capixaba. Porém a informação da desistência do clube foi negada pelo dirigente do clube. Como dito, a equipe está em preparação em Marataízes, mas ainda não foram divulgadas informações concretas sobre o elenco e nem mesmo sobre o novo treinador, já que Sorato - ex-Vasco da Gama como jogador e que treinou a equipe do Doze FC nos últimos dois anos - foi anunciado como treinador do Estrela do Norte FC para a disputa da segunda divisão estadual.

O que se sabe, é da parceria feita do clube com o empresário Orlando da Hora que assegurou a presença de alguns jogadores no elenco do Doze, como goleiro Robson Bahia (ex-São Mateus-ES e Galícia-BA) e os zagueiros Léo Breno (ex-Vitória-ES) e Léo Alves (ex-Galícia-BA). Em meio às dúvidas, a verdade é que saberemos tudo sobre o Doze apenas na sua estréia na competição. O clube inicia sua trajetória no Campeonato Capixaba de 2017 dia 28 de Janeiro fora de casa contra o Real Noroeste na cidade de Águia Branca, no estádio José Olímpio da Rocha.
Compartilhar: Plus