Capixaba - Atlético Itapemirim


O ‘’Galo da Vila’’ como é conhecido é a única equipe do sul do estado a disputar o campeonato de maior prestígio do estado em 2017. Sediada na cidade litorânea de Itapemirim, mandará seus jogos no estádio José Olívio Soares que comporta cerca de 2000 pessoas após ter passado por reformas para estar dentro dos padrões exigidos pela federação local. Nos últimos anos, após o acesso á Série A estadual, o CAI mandava seus jogos na cidade vizinha de Cachoeiro de Itapemirim no Estádio Mário Monteiro (Sumaré) que comporta 7000 torcedores. O Atlético de Itapemirim é um clube criado por torcedores do Clube Atlético Mineiro, a famosa equipe mineira, e José Olívio Soares - que dá nome ao estádio do clube. Os torcedores mineiros se mudaram para o estado na década de 50 para trabalharem no novo Banco do Brasil ali inaugurado, em 1965 em conjunto com José Olívio Soares decidem criar uma equipe de futebol na cidade e como a maioria dos integrantes no Banco eram torcedores mineiros, acabaram por criar um clube análogo tanto no nome quanto no escudo ao famoso Atlético Mineiro.

Até 2011, o Galo da Vila era somente uma equipe amadora. Disputava apenas torneios regionais e detinha alguns títulos importantes na região como o Campeonato Sulino. Porém naquele ano clube decidiu se afiliar a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo e se tornou elegível para competições profissionais. Em 2014 a equipe estréia na Série B estadual e no mesmo ano obtém acesso a primeira divisão sendo a vice-campeão no certame. No mesmo ano, na Copa Espírito Santo, o time também foi vice-campeão perdendo na final para o Real Noroeste.

Em 2016, o Atlético de Itapemirim repetiu a campanha que fez em 2015. Passou em 3ª lugar no Grupo Sul e ficou em último no hexagonal final, longe da classificação á final. A única diferença entre ambas as campanhas é o hexagonal final de 2015, onde conseguiu ficar 5º, mas mesmo assim distante de atingir as finais.

Em 2017 a equipe tem pretensões parecidas com as dos últimos anos. Com a modificação no modo de disputa a regularidade é a principal chave para o sucesso, algo que foi mostrado pela equipe do sul nas suas últimas campanhas.


O Atlético de Itapemirim não ostenta jogadores conhecidos do público comum, porém para os capixabas alguns de seus jogadores já tem reconhecimento, como o atacante Laio, ex-Estrela do Norte que vem da base do Botafogo-RJ e chegou a ter passagens pelo futebol romeno. Alguns jogadores prometem ter figuração chave na campanha no Capixabão, como o jovem zagueiro de 20 anos Lazio, sondado por equipes maiores no estado vindo da base da equipe sul capixaba. Além de Lazio, o atacante Rodolfo que teve passagem pelo Rio Branco e estava no Americano-RJ é considerado o homem gol da equipe. Também podemos destacar o lateral-direto Felipe Foca, que tem larga experiência no futebol carioca por onde jogou pelo Nova Iguaçu, Bonsucesso, Bangu, Duque de Caxias e Goytacaz, estando já em sua segunda temporada no clube capixaba. A equipe é comandada pelo técnico Zé Humberto, que teve passagens pelo futebol goiano em seu currículo como treinador.

O clube fez alguns amistosos preparatórios para o certame que se aproxima, perdendo por 1-0 em Minas Gerais para o Nacional de Muriaé e vencendo o clube amador de Cachoeiro de Itapemirim, Santos Dumont, por 8-0. O Clube Atlético Itapemirim inicia sua participação no Campeonato Capixaba no dia 28/02 em casa contra a Desportiva Ferroviária.
Compartilhar: Plus