Escrevi um texto sobre Marchisio em que dei destaque à sua carreira, suas características e sua capacidade de cumprir qualquer função no meio campo. Esse texto teve o título de "O raro meio campista completo". Passaram-se meses e me dou conta de que, na mesma Juventus, há outro jogador incrivelmente completo e igualmente importante no esquema de Allegri: trata-se de Leonardo Bonucci, o zagueiro mais completo da atualidade.
Leonardo atuou pelos juvenis do modesto Viterbrese, onde conseguiu destaque e reconhecimento à ponto de chamar a atenção de um dos maiores clubes do seu país, a Internazionale de Milão. Lá, porém, teve pouquíssimas oportunidades e logo foi emprestado para o Treviso, depois ao Pisa, onde, mesmo com boas atuações, não convenceu a Inter, que o vendeu ao Bari.
No modesto time italiano o zagueiro passou a se firmar como um bom nome. Com Ranocchia ao seu lado, formou uma boa dupla de zaga - a que menos sofreu gols pelo Bari em uma Série A em toda história. As atuações chamaram a atenção da Juventus, que o contratou em processo de recuperação pós Calciopoli.
No Bari, os primeiros sinais de um excelente jogador. |
Na Juve, como sabemos, Bonucci alcançou seu ápice: faz parte do esquadrão bianconeri pentacampeão italiano e finalista da UEFA Champions League de 2014/2015. Sempre fundamental, tanto com Conte como com Allegri, o zagueiro alcançou status de ídolo entre os torcedores do gigante de Turim. Prova de que seu patamar mudou são as convocações para a seleção italiana, onde é titular e já disputou a Copa do Mundo em duas oportunidades, a Eurocopa por outras duas e, finalmente, a Copa das Confederações no ano de 2013.
Zagueiro completo, Bonucci coleciona bons lances e de destaque em sua gloriosa carreira. Podemos ter a dimensão de seu talento ao ver esse vídeo que expõe seus melhores momentos. Mais abaixo, suas principais características serão pontuadas e explicadas.
Interceptações: todo zagueiro precisa defender e a interceptação é fundamental numa boa marcação. Bonucci se destaca nesse quesito, tendo em média 2,5 por partida nesta temporada. Podemos perceber a sua qualidade observando sua atuação contra a Bélgica, na última Eurocopa, onde o italiano foi exigido e teve uma atuação de gala, ainda fazendo um laçamento espetacular, num dos gols mais bonitos da competição.
Passes: hoje todo jogador deve ter um bom passe. Do goleiro ao ponta esquerda, todos participam do jogo, incluindo logicamente o zagueiro, que tende a ter mais a bola nos pés que anos atrás, muito por causa da evolução tática. Bonucci é o responsável pela saída de bola da Juventus, então os seus passes são importantíssimos e muito úteis quando bem executados. Para a sorte do torcedor bianconeri, esse jogador tem uma qualidade impressionante com os pés. É o zagueiro mais técnico do mundo, pois realiza passes com muita qualidade - 86% das vezes certos - e lançamentos precisos - 6.5 por jogo. Podemos perceber esta técnica de Leonardo em inúmeras atuações, mas destacarei esta, que foi sua melhor atuação na carreira, contra a Internazionale:
Explosão e velocidade: para a maioria, esses atributos servem apenas para jogadores de ataque, mas na realidade isso não é verdade. Com a evolução das linhas de marcação, hoje mais adiantadas que outrora, os defensores precisam ter explosão e velocidade para acompanhar os atacantes, que podem sair em velocidade em algum contra-ataque causando problemas. Bonucci é um zagueiro rápido, então a explosão e a velocidade são dominados com maestria por ele, que acompanha atacantes na velocidade sendo muito eficiente, e usa sua velocidade aliada à qualidade com a bola nos pés que tem para criar situações no ataque como um elemento surpresa.
Completo: o adjetivo ideal para Bonucci. O raríssimo zagueiro completo, aquele que domina todos atributos defensivos e ainda tem qualidade para atacar, existe, e está no comando de uma das melhores defesas do mundo. Bonucci merece, de fato, um destaque maior, e deverá aparecer entre os melhores do ano no FIFpro, time do ano eleito pela FIFA. Certamente, com absoluta justiça a esse que é um gênio da sua posição.