Dicas para as férias de um apaixonado por futebol



Sabemos que férias quando somadas com o fim da temporada regular no Brasil nos trazem dias de muito tédio e monotonia. Por vezes sentimos saudades de ver nosso time do coração entrar em campo, acompanhar a temporada europeia nem sempre é algo tão divertido para alguns. Baseado nisso, separamos algumas atividades para se fazer neste período de marasmo pré-temporada.

Que tal aproveitar para se entreter com aquele filme que todo mundo diz que é bom mas que você nunca teve o tempo necessário para assistir? Documentários e filmes sobre nosso tão amado esporte estão por toda a parte e para todos os gostos. Separamos alguns que estão na Netflix e outros que infelizmente, não estão, confira:



Becoming Zlatan: Retratando a vida e carreira do astro sueco antes de ser um popstar internacional, o filme mostra como era a personalidade do atacante quando ainda jogava pelo Malmö, trazendo histórias ricas e curiosas como o problema com a torcida e jogadores do Djugardens IF. Além disso, retrata uma rivalidade/parceria criada no Ajax que poucas pessoas saberiam caso este longa não fosse lançado. Sem dúvidas, é um filme obrigatório para qualquer entusiasta do futebol internacional e adepto de histórias dos bastidores do futebol, muito rico, está no Netflix!



Verão de 92: O longa fala sobre a caminhada da Dinamarca em seu primeiro e único título da Eurocopa. Desacreditada e com um retrospecto pouco favorável, a seleção veio para o torneio convidada, entrou no lugar da Iugoslávia, que se encontrava em guerra civil. O filme conta a trajetória e mostra a recuperação de um time desacreditado rumo ao triunfo em solos europeus. Também está no Netflix.



O dia do galo: Embora pareça destinado apenas a torcedores do Atlético Mineiro, o filme é indicado para qualquer amante de futebol. Retrata com fidelidade a forma como um time pode influenciar na vida pessoal e profissional de quem é apaixonado por ele. Variando entre pequenas histórias diferentes, a narrativa relembra o dia da final da Libertadores vista pelo ponto de vista de torcedor, está no Netflix.



Maldito Futebol Clube: Um dos mais famosos, o longa conta a história do icônico Brian Clough, técnico que levou o Nottingham Forest ao topo da Europa por duas vezes. O filme foca bastante na rivalidade tática e ideológica que Clough travava com o Leeds, comandando por Don Revie, que o contratou posteriormente. Detalhista e bastante envolvente, é com certeza um dos melhores filmes sobre futebol dos últimos anos. Já esteve na grade do Netflix, porém hoje não está mais.



Heleno: É uma excelente pedida para quem quer conhecer mais alguns jogadores que infelizmente acabaram um tanto esquecidos pelo tempo. Heleno é um filme complexo, que prende o telespectador, mostra a história de um dos melhores atacantes do mundo na década de 40, Heleno de Freitas, que conviveu com frustrações, desavenças e glórias na sua turbulenta carreira como jogador. Infelizmente, este o Netflix também não possui.

Ler também é um ótimo passatempo, seja para adquirir mais conhecimento ou para saber os detalhes daquele seu jogador preferido, o hábito de ler um livro é algo que beneficia a mente e a alma, separamos alguns livros que achamos relevantes.


Guardiola Confidencial: Um dos livros mais populares do momento, conta a toda a história da revolução tática que foi implantada por Pep no futebol europeu na ótica do próprio treinador. Livro que agrega conhecimento futebolístico a níveis surpreendentes ao leitor, muito recomendado.


Como o futebol explica o mundo: Diferente e tocante, é um livro que traz a relação entre o futebol e a perspectiva de vida vista de diversos ângulos pelo mundo afora. Política, religião, economia, classes sociais e cultura geral, o tema proposto estabelece um paralelo futebolístico entre todos os quesitos citados. Sem dúvidas uma leitura profunda e que te faz pensar.


Jogo Roubado (The big fix): Polêmico e esclarecedor, o livro tem uma pegada misteriosa que prende quem o lê, sua narrativa underground é um dos pontos fortes da leitura quando somada a temática das apostas que movimentam alguns jogos mundo afora. Poucas vezes uma publicação deixou tanta podridão a vista de todos como esta, inclusive, já entrevistamos o autor, confira aqui.

Talvez você não possua Netflix ou uma boa internet para baixar os filmes, além disso pode não ter o dinheiro ou a acessibilidade para comprar o livro desejado, neste caso, separamos alguns jogos memoráveis e raros que se encontram completos no Youtube. Um passatempo que além de ser divertido, enriquece seu conhecimento acerca de esquadrões históricos e jogadores notáveis, separamos alguns jogos que achamos:

Vasco 4x3 Palmeiras - Mercosul 2000: Talvez a maior virada de todos os tempos, o jogo se desenrola como um roteiro de filme dramático, jogador expulso, pênaltis, Romário mandando a torcida calar a boca. Com certeza uma partida memorável que entrou para a história do futebol brasileiro.


Manchester United 2x1 Bayern de Munique - UCL 1999: Uma das finais mais eletrizantes da Champions League, um time derrotado até os 45 minutos do segundo tempo que com gols sobrenaturais, vence o título de uma forma tão fulminante que nem o mais otimista torcedor red devil acredita, vale relembrar.


Italia 3x2 Brasil - Copa de 1982: A famosa tragédia do Sarriá, a queda de um dos melhores times já formados para um Itália fantástica comandada por Paolo Rossi e companhia. Apesar de ser um dia triste, vale rever o jogo que é lembrado até hoje, como um dos dias mais tristes da história da nossa seleção.


Boca Juniors 2x1 Real Madrid - Mundial de clubes 2000: O dia em que o assombroso Boca dos anos 2000 mostrou que assombraria o mundo, quando bateu com autoridade um Real Madrid repleto de craques como Raúl, Figo e Roberto Carlos. Um triunfo acima de tudo, do futebol sul americano.



Esperamos que as dicas tenham sido proveitosas, quem sabe outro dia façamos mais um post como esse.
Compartilhar: Plus