Cheung Chi Doy nasceu em 30 de junho de 1941, em Hong Kong. Filho de Chang King Hai, jogador que esteve presente nas Olimpíadas de 1948 pela seleção chinesa, trouxe nos seus genes uma grande responsabilidade. Em 1957, Cheung Chi Doy já se destacava em relação aos demais jogadores, o que lhe valeu uma vaga no time de juniores do Sing Tao.
Em 1958, o Blackpool que vinha de boas campanhas na 1ª divisão inglesa, incluindo um vice-campeonato na temporada 1955-56, foi à Hong Kong disputar alguns amistosos. Encantado com a equipe e a magia de Stanley Matthews, Cheung estava determinado a jogar profissionalmente na Inglaterra.
Em 1959, foi para o Tung Wah, tornando-se o principal jogador da equipe. Conquistou o vice da Hong Kong Challenge Shield e uma honrosa terceira colocação do campeonato honconguês. Com apenas 19 anos, Cheung mostrava muita habilidade e faro de gol, foram 13 gols marcados em 24 partidas, o que despertou a atenção de alguns clubes.
Em 1960, foi convidado pela República da China (atual Taipé Chinês) para a disputa das olimpíadas e pelo Blackpool para fazer alguns testes, mas só poderia optar por uma das propostas. O coração falou mais alto e Cheung rumou à Bloomfield Road em busca do seu sonho.
Cheung Chi Doy cumprimentando Stanley Matthews no Bloomfield Road. |
Já vestindo a camisa tangerina, marcou seu 1º gol num amistoso pelo Blackpool A contra o Liverpool A, vitória por 5 a 0. Com
pouquíssimo espaço na equipe principal, estreou jogando de centroavante
pelos reservas na Central League em setembro de 1960, na derrota contra
o Everton por 2 a 0.
Na sua segunda partida, derrota para o Sheffield
United por 3 a 2, jogou na ponta-direita e marcou seu primeiro gol na
competição.Ainda pela Central League, disputou mais 6 partidas, atuando como ponta-esquerda, atacante interno esquerdo e centroavante, recebendo a alcunha de ''O mágico chinês''. Depois de 10 partidas e 7 gols, após a vitória sobre o Chesterfield por 4 a 0, Cheung mostrou seu desejo de jogar pela equipe principal e o técnico Ron Suart atendeu o pedido.
Finalmente, no dia 14 de janeiro de 1961, contra o Wolverhampton, faria sua tão sonhada estreia pela equipe principal do Blackpool. Infelizmente, uma forte chuva interrompeu a partida aos 9 minutos, mas o honconguês estava confirmado para a próxima partida, contra o Bolton. Cheung jogou na ponta-esquerda e não conseguiu ajudar os tangerinas, na derrota por 3 a 1, com isso, voltou para a Central League onde terminou a temporada como vice-artilheiro com 14 gols em 26 partidas.
No início da temporada 1961-62, Cheung inspirado marcou um hat-trick em cima do Barnsley na vitória por 5 a 0, no jogo de abertura da Central League. Após 9 gols em 17 jogos, ganhou uma nova oportunidade na equipe principal. No dia 25 de novembro de 1961, contra o Sheffield Wednesday, Cheung jogou de atacante, marcando seu primeiro e único gol pela equipe principal, na derrota por 3 a 1.
Cheung era um dos pupilos de Stanley Matthews, que pedia ao treinador Ron Suart mais oportunidades ao jovem asiático. |
Pós-Blackpool
Cheung com a camisa do Vancouver Royals. Era o atleta com maior salário da equipe. |
Em 1965, o Blackpool voltou à Hong Kong para disputar amistosos e tentou o seu retorno, mas sem sucesso.
Em 1968, foi para o Vancouver Royals da NASL, junto com seu irmão Cheung Chi Wai, onde foi treinado por Ferenc Puskás e Bobby Robson.
Na temporada 1969-70, jogando pelo Jardines, foi novamente artilheiro da liga de Hong Kong, com 18 gols.
Pela seleção, marcou 17 gols em 35 jogos. Encerrou a carreira em 1978, atuando pelo Happy Valley.
Atualmente é motorista de táxi.
Cheung Chi Doy atualmente. |