A queda inesperada e a "falta de um Isco"



Uma equipe recheada de craques e que para muitos tem o melhor time do mundo caiu precocemente na Champions League. Entretanto a queda de rendimento já havia sido notada alguns jogos antes pelo torcedor blaugrana. Empate com o Villarreal, derrota diante do maior rival e diante da Real Sociedad, além de uma difícil vitória no confronto de ida contra o Atlético. A produção ofensiva da equipe claramente não era a mesma nessas partidas e muito disso resultava da baixa rotatividade do setor ofensivo, fato que não aconteceu na temporada passada e a equipe que tinha praticamente ganho o Campeonato Espanhol, agora encara forte concorrência.

Quando se olha para o maior rival blaugrana, há um jogador em especial capaz de cobrir inúmeras funções em alto nível. O malaguenho Isco Alarcón além de sua função original, é capaz de cumprir os dois flancos e realizar as funções dos meio-campistas James Rodríguez e Luka Modric. Em casos mais extremos, Isco ainda é capaz de jogar como falso nove. Com isso, torna-se essencial na necessidade de mudança, substituto pós-queda de rendimento de um companheiro ou para poupar um outro atleta. No elenco catalão o turco Arda Turan havia sido contratado para representar exatamente o mesmo que Isco representa ao Real Madrid. Acostumado a jogar apenas pelos flancos, além de ser um jogador que tinha dificuldades em render nos maus momentos dos rojiblancos e ainda tem de se adaptar a um modelo de jogo completamente diferente ao do Atlético, Turan ainda não convenceu e isso é claro até o momento, sendo inclusive alvo de críticas após o clássico diante do Real Madrid. Com isso, mesmo com uma queda de rendimento do croata Ivan Rakitic (jogador que ficou de fora de apenas dois jogos da liga espanhola), o meia ex-Sevilla se mantém titular pela inconsistência notada até agora no futebol do turco. O jovem em ascensão Sergi Roberto ainda não é considerado um nome forte o bastante para disputar titularidade e com isso a equipe ressente de mudanças para dar fôlego ao time.
Isco representa uma alternativa de mudança, sem queda
técnica brusca após uma troca no time do Real Madrid, o que Arda Turan
ainda não conseguiu ser no Barcelona
Agora com menos jogos pela frente, maior foco no Campeonato Espanhol, enquanto os rivais de Madrid tem jogos importantes na Champions League, é provável que o Barcelona se reencontre, até pelo altíssimo nível técnico da equipe. Mas o título mais importante em disputa foi perdido e isso indiretamente passa pelo fato de Arda Turan ainda não inspirar confiança para a disputa da titularidade, ou como o 12° jogador. Agora haverá tempo para adaptação ao novo estilo de jogo e as novas funções e com isso o Barcelona espera ter num futuro próximo o seu próprio "Isco".

Compartilhar: Plus