Por ser uma surpresa para todos que acompanham o futebol inglês, muito tem se falado da excelente campanha do Leicester de Claudio Ranieri. Mas as raposas têm um concorrente perigoso que vem muito forte para a disputa do título da Barclays Premier League, o Tottenham de Mauricio Pochettino.
Além dos foxes, Arsenal e Manchester City também disputam o caneco com os Spurs, que até aqui se deram bem nos confrontos diretos. Mesmo eliminado da FA Cup, o clube londrino, que conta com 5 vitórias seguidas no campeonato inglês, também vem embalado na UEFA Europa League, sendo um dos favoritos ao titulo continental, mesmo com toda a concorrência de fortes times como o Borussia Dortmund e Sevilla.
Para entender o que gerou essa grande evolução nos Spurs, vamos analisar alguns pontos importantes:
TRANSFERÊNCIAS
Para muitos, Toby é o melhor zagueiro dessa edição da PL. Tiro certeiro dos Spurs. |
Com uma calma política de transferências, o Tottenham conseguiu atingir um balanço positivo, com as receitas em aproximadamente 88 milhões de euros superando as despesas, que chegaram a 71 milhões de euros. Além de lucrar, o clube trouxe peças muito importantes para o elenco, como Toby Alderweireld e Heung-Min Son e vendeu jogadores que eram pouco utilizados e estavam em baixa, como Roberto Soldado e Benjamin Stambouli, além de demonstrar o foco em reforçar a defesa (trazendo também o zagueiro Wimmer), o que vem demonstrando bons resultados ao longo da temporada, sendo o clube que menos tomou gols no Campeonato Inglês.
ESQUEMA TÁTICO
A dupla Eriksen-Alli é importantíssima no esquema de Pochettino. |
O time de Maurício Pochettino vai a campo desenhado num 4-3-3 ofensivo, que tem como características a recuperação de bola em bloco, os efetivos tiros livres e chutes a distancia, a efetividade na criação de oportunidades com bolas lançadas e em finalizações, e a maior atuação pelo setor esquerdo do campo, onde atuam Eriksen ou Alli. É um time agressivo, o que tem como um ponto negativo a concessão de muitas faltas ao redor da grande área. A manutenção da posse de bola também é uma grande qualidade para o time, que sempre alcança uma boa porcentagem no quesito e de acerto de passes.
PERFORMANCES INDIVIDUAIS
No futebol atual, é cada vez mais sistêmico: o coletivo render, o individual cresce junto. Isso que vem acontecendo nos Spurs. Com o time arrumado e em completo entrosamento, os jogadores passaram a render algo perto do máximo que podem, o que também colabora com a confiança num possível título. Vamos aos destaques:
HARRY KANE
Kane e Eriksen vivem excelente momento. Decisivos para a equipe. |
O jovem inglês de 22 anos, que foi a revelação da temporada passada, mostrou que não é um jogador de ascensão curta. O camisa 10 do time londrino é o vice-artilheiro da Premier League com 16 gols, contribuindo com 34% dos gols do time no campeonato. O centroavante possui ainda uma média de 3,8 chutes a gol por partida e uma nota média de 7,44. Excelente finalizador, cabeceador, driblador e tem como característica principal os chutes de longa distância.
CHRISTIAN ERIKSEN
O meia dinamarquês é um dos pilares do time do Tottenham.
Desempenha duas funções de forma excelente, tanto no setor de armação e criação
pelo meio quanto pela meia esquerda. Com uma nota média de 7.5, Eriksen tem
como fortes caraterísticas o tiro livre direto, os chutes à longa distancia e o
passe, o que contribui para o time manter a posse de bola média de 55% por
partida. Com nenhum ponto negativo significante, o jogador vem cada vez mais se
mostrando um diferencial importante.
DELE ALLI
Impressiona até aqui a personalidade de Alli. Caiu como uma luva no esquema. |
Com 19 anos de idade, o ex-jogador do MK Dons se mostrou um
jogador bastante versátil, alcançando bons níveis atuando tanto como volante,
como meia central e como meia esquerdo. A interceptação de bola é sua
característica mais forte, mostrando sua contribuição defensiva e a sua
finalização mostra sua boa contribuição ofensiva. Ainda precisa evoluir seu
passe e seu cruzamento, já que sempre prefere passes curtos e tentar o drible do
que arriscar um passe mais longo. Possui nota média de 7,3 na Premier League e
conseguiu média 9 há um mês na partida contra o Crystal Palace, sendo o Man of
the Match com um gol e uma assistência atuando fora de casa. Cada vez mais se consolida como um nome para o futuro.
TOBY ALDERWEIRELD
Contratado essa temporada vindo do Atlético de Madrid, o
belga de 26 anos chegou ao clube pra reforçar a defesa, tão criticada na
temporada passada. Com um estilo de jogo que foca a concentração, o zagueiro
tem nota média de 7,2 e mostrou resultados defensivos excelentes atuando ao
lado de Jan Vertonghen, fazendo com que o time possua o mais efetivo setor
defensivo do campeonato inglês. Além de toda solidez atrás, o zagueiro tem qualidade suficiente para lançar e trocar passes quando marcam em cima, possibilitando um maior tempo de posse de bola e um menor número de chutões.
MOUSSA DEMBÉLÉ
O belga evoluiu demais e vem sendo fundamental no bom momento do Tottenham. Os números só comprovam tal crescimento. |
Com uma das maiores notas médias do campeonato (7.66), o meia belga surpreende com uma das maiores médias de passes certos no campeonato inglês, com 90%. Atuando de forma excelente tanto como volante como meia ofensivo, Dembélé tem como principais características o drible, o passe e o controle de bola, sempre bastante efetivo. É por quem todas as bolas passam na criação dos Spurs. Pode ser o grande expoente na hora de cadenciar uma partida, como também consegue ser importantíssimo no momento de acelerar a partida.
____________________________________________________________________
Pochettino se afirma cada vez mais como excelente treinador. |
É difícil afirmar qual deve ser a posição dos Spurs ao fim da temporada, porém, a evolução de Pochettino e sua equipe são muito dignas de todos os elogios possíveis. O argentino enfim conseguiu montar um esquema defensivo sólido, e aliado a isso vê seu ataque produzir e render tudo o que pode. A concorrência para os dois possíveis títulos da temporada é grande, mas, é cada vez mais real na mente dos torcedores ver essa equipe tão organizada trazendo um troféu para White Hart Lane depois de tanto tempo.