GUIA PAULISTÃO 2016 - Audax


O Grêmio Osasco Audax chega para sua 3ª participação no Paulistão, e o torcedor entrevistado pela nossa equipe foi o Lucas Brando. Em 2007 o clube disputou o primeiro torneio profissionalmente, e o acesso para a Série A1 veio no ano de 2013. No segundo semestre daquele ano, o clube foi vendido e mudou de nome: antes era Audax SP, e agora passou a se chamar Grêmio Osasco Audax. Em 2014 e 2015 fez boas campanhas na elite estadual, mas ainda não conseguiu se classificar para as quartas de final. A expectativa é ver se o futebol bonito apresentado pelo clube nos últimos anos se repetirá, e se dará resultados.

Questionário respondido em 16/01/16

Como está a formação do elenco de sua equipe? A base do ano passado foi mantida, ou tiveram muitas modificações?

Levando em consideração o elenco da Copa Paulista, a mudança foi de quase 100%. 
A Copa Paulista foi usada como “laboratório” para o Paulistão e foram utilizados apenas atletas da base e alguns outros que já estavam no clube.

Deste elenco, apenas 10 atletas ficarão para o Paulistão (sendo 9 deles formados na base do clube).

No entanto, se considerarmos o Paulistão do ano anterior, a base é bem parecida. Dos demais 17 atletas inscritos, 9 estavam no último Paulistão e estão sendo repatriados.

As demais contratações são: Rodrigo Andrade (Criciuma), Marcio Diogo e Morato (Boa Esporte), Mike (Sport), Rodolfo (Flamengo), Juninho (Palmeiras), Erik (Vasco da Gama), Gabriel Nunes (Cruzeiro) e Felipe Rodrigues (Paulista).

O que você tem a dizer sobre o técnico de sua equipe? Já conhece o trabalho dele? Confia nele?

Todo o time possui seus ídolos. Todo time tem o seu maior ídolo. O do Audax não é nenhum jogador, mas sim o nosso técnico! Se o Audax tem respeito perante aos adversários ou o reconhecimento da mídia, é por causa da metodologia do Fernando Diniz. Foi ele quem levou o Audax para a primeira divisão e fez o clube fazer bonito em 2014 e 2015, não existe quem não confie nele!

O que você espera de sua equipe nesse campeonato? Levando em conta todos os fatores, inclusive extra-campo, acha que seu time pode fazer uma boa campanha?

Se o Audax for campeão eu não me surpreendo! O Ituano mostrou que nada é impossível. Comparando o elenco do Audax, com o elenco do Ituano de 2014 , a diferença é mínima!

No entanto, da mesma maneira que um título não seria surpresa, um rebaixamento ou eliminação precoce não seria nenhum absurdo, afinal o Paulistão deste ano rebaixará 6 equipes, o que faz com que todas as equipes invistam bastante.

Somos um time “novo” no Paulistão e permanecer no mesmo com essa redução no número de participantes seria uma honra.

Todos nós esperamos primeiramente permanecer na divisão. Mas considerando o entrosamento, elenco, tabela e grupo que temos para 2016, eu espero no mínimo uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D. Fomos prejudicados pelo regulamento em 2014 e 2015, onde participantes com menor aproveitamento se classificaram. Esse é o maior objetivo do clube.

Quem é, ou ao menos promete ser, o destaque de sua equipe nesse Paulistão?

Eu espero que o destaque continue sendo o Fernando Diniz. Se ele fizer a ação coletiva do time funcionar, vai ser difícil não passarmos da primeira fase.

Mas pensando pelo individual, acredito os destaques sejam: Camacho, Rodrigo Andrade e Mike.

Qual é o seu maior medo nessa competição?

Meu maior medo é o treinador e a diretoria perderem o controle do grupo.

Nosso elenco é muito qualificado, temos atletas que foram bem no último Paulistão, atletas que foram bem na Copa Paulista, atletas com potencial vindos da base e atletas experientes que estavam jogando o Brasileirão e a Série B.

Nem todos vão ser aproveitados e é natural que isso surpreenda negativamente um ou outro.

O Tite consegue fazer isso no Corinthians, colocando Christian, Ralf e Danilo no banco, quando atletas de menor expressão estão indo bem.

Porém ele sabe administrar o grupo e tem toda uma diretoria competente por trás.

Cabe ao Audax e sua diretoria executar um trabalho de liderança e governança corporativa, para construir um ambiente de trabalho bacana e transparente para todos.

A chance de um atleta que veio do Brasileirão ficar no banco é enorme.

Outra hipótese que eu temo é a dos atletas recém-chegados não se adaptarem com a metodologia e principalmente com o comportamento do Fernando Diniz.

Ele é um cara pilhado e que cobra bastante, muito mais que outros treinadores.

Isso é o que mais gosto nele. Porém, tenho receio que isso possa atrapalhar, caso algum atleta não interprete isso de maneira natural.

Na sua opinião quem é o favorito ao título do Paulistão 2016? Por qual motivo?

O Santos.

Pelos seguintes motivos:

- Todos os concorrentes diretos do Santos estão focados na Libertadores.

- O Santos é uma equipe muito forte dentro de sua casa.

- De todos os times do Paulistão, o Santos é o que mais tem conjunto.

- O Santos é muito forte individualmente e coletivamente.

- O Santos disputou as últimas 7 finais do Paulistão e é um time que gosta de ganhar o campeonato.

- O Santos costuma dar chances para atletas da base, que além de muita qualidade, sempre querem “mostrar serviço” no Campeonato Paulista.

Acha que algum time do interior pode surpreender os “grandes”? E o fato do “Trio de Ferro” estar focado na Libertadores pode facilitar para os adversários durante a competição?
Não acho, mas não dá pra generalizar.

O Corinthians mesmo com o time reserva, venceu o São Paulo por 6 a 1. Isso mostra que o time tem conjunto e que o mérito do sucesso da equipe é coletivo e não individual.

Todavia, não sabemos se os treinadores das demais equipes conseguirão trabalhar isso, ainda mais considerando as mudanças que ocorreram nos elencos.

Palmeiras e Santos usaram reservas na reta final do Brasileirão e os resultados não foram satisfatórios.

Compartilhar: Plus