Futebol e religião


Geralmente quando colocamos futebol e religião em um mesmo contexto, falamos o famoso dito "Política, religião e futebol não se discute" ou então a frase que mais traduz a paixão por esse esporte "o futebol é uma religião". No entanto, este texto não irá tratar destas duas frases, e sim da relação entre essas duas coisas.

Ao redor do mundo existem vários times que tem relação com alguma religião, pode-se citar: San Lorenzo, Southampton, Spurs, Ajax e claro, os rivais mortais Celtic e Rangers, que protagonizam o maior clássico da Escócia o "Old Firm". Mas como se explica a relação destes times com uma religião? É o que será explicado.

San Lorenzo: O clube de Almagro na Argentina hoje em dia possui fama por ser o time do Papa Francisco, mas a relação com a igreja católica vem de suas origens. O San Lorenzo foi fundado por um grupo de jovens liderados pelo padre Lorenzo Massa, inicialmente o nome da equipe seria " Los forzosos de Almagro ", mas o padre não gostou do nome, então em sua homenagem os jovens colocaram o nome do clube como San Lorenzo. Inicialmente o padre também não gostou da nomenclatura do time, mas depois aprovou em honra ao Santo e a "Batalla de San Lorenzo". Além disso o apelido "cuervos" se deve a cor preta , cor da vestimenta dos padres.



Southampton: Atual sensação do futebol inglês, os "Saints", também possuem uma relação com a igreja católica. O clube foi fundado em 1885 por um grupo de padres do grupo "St Mary's Church Young Men's Association" e seu primeiro nome foi justamente St. Mary Y.M.A. A equipe adotou o nome da cidade pela primeira vez em 1894, com o nome de "Southampton St. Mary's", e em 1896 mudou o nome para Southampton F.C , como é conhecido até hoje.



Tottenham Hotspur: Outro clube inglês relacionado com alguma religião é o Tottenham, que tem relação com o judaísmo. A identidade judaica do clube, se formou no início do Seculo XX, não há muito sobre o porque da fama, fato é que o atual presidente Daniel Levy é judeu e o clube tem uma torcida com o nome de Yids, vários torcedores discordam do apelido, e argumentam que isso só atrai mais preconceito, e o mais curioso é que a maior parte dos torcedores não são judeus.

Ajax: O tetracampeão europeu Ajax é mais um clube que tem relação com o judaísmo. Isso se deve ao fato que antes da segunda guerra mundial, os clubes que iam jogar contra o Ajax passavam pelo bairro judeu de Amsterdã até chegar ao estádio. A equipe herdou a alcunha de "Joden" (Judeu) e no fim do século XX , os torcedores aderiram a esta imagem. Fato curioso sobre isso é que os Judeus que torcem pro Ajax tem medo de frequentar os jogos, devido ao anti-semitismo.

Rangers: O Rangers da Escócia que recentemente faliu e está tentando dar a volta por cima tem uma enorme história relacionada ao Anglicanismo. Seus torcedores em grande maioria são protestantes, apoiam o Reino Unido e também a rainha da Inglaterra, diferente do seu maior rival Celtic que veremos mais adiante. Vale ressaltar que o Rangers não aceitou jogadores católicos até 1989.


Celtic: O maior rival do Rangers, único escocês campeão da Copa dos Campeões, o Celtic possui uma intensa relação com a igreja católica desde o início de sua história. O clube foi fundado por um padre irlandês, com o nobre objetivo de financiar uma instituição de caridade dedicada a amenizar a pobreza da comunidade irlandesa em Glasgow. Isso se tornou uma bandeira da torcida do Celtic, que ao contrário dos torcedores do rival, apoiam o separatismo da Escócia e em sua maioria são descendentes irlandeses e católicos.
Compartilhar: Plus