É hora de dar oportunidade


Em tempos de “vacas magras” da economia, todos os clubes do futebol brasileiro tendem a recorrer as suas categorias de base. O Corinthians, dono de uma das melhores bases do país, quando falamos em resultados, vem revelando e aproveitando pouquíssimos garotos da casa nos últimos anos. Mesmo assim, vê na Europa alguns jogadores formados no clube se destacarem no meio dos melhores. O maior exemplo disso é Marquinhos, que pouco atuou pelo clube, e hoje é um dos zagueiros mais valorizados do velho continente.

A diretoria alvinegra, no entanto, afirma que isso deve mudar e aposta em vários projetos de integração entre os profissionais e os jogadores de categorias inferiores. Isso para que possamos economizar com contratações e grandes salários, para evitarmos novos casos como o de Marquinhos e também para viabilizar uma fonte de renda no futuro. Todos sabem que o clube espera e têm objetivos quanto a arrecadações em cima de negociação de jogadores, e a base é muito importante para isso.

Atual e maior campeão da Copa São Paulo, o elenco corintiano conta com cada vez mais “pratas da casa”, que aos poucos devem receber as oportunidades de mostrar serviço. O número de atletas sendo aproveitados é interessante, mas treinar com os profissionais, apesar de importante, não é suficiente, os garotos tem que jogar.

Marciel por exemplo, eleito o melhor jogador da competição, logo foi alçado a equipe principal, mas mesmo com os intermináveis apelos da torcida, demorou a estrear. O próprio jogador falou sobre a demora quando atuou por cerca de 20 minutos, diante do Figueirense na Arena Corinthians.

Mas nem todos acabaram no mesmo caminho do camisa 22. Outro grande destaque do timão na copinha foi Matheus Cassini, que acabou de ser negociado com o Palermo e foi embora sem sequer ter estreado. Além disso, o baixo valor também decepciona.

Cassini já foi apresentado pelo novo clube


Outros atletas campeões no inicio do ano já treinam com o elenco profissional. Rodrigo Sam, capitão da conquista alvinegra, também foi promovido para o principal, mas até o momento teve poucas chances, até pelo grande número de atletas na posição. Além de Sam, seu companheiro de posição, Pedro Henrique chegou a desfalcar o timãozinho na Copa SP por ter sido chamado por Tite para ir a pré-temporada na Flórida, porém, acabou perdendo espaço.

Outro jogador do setor defensivo que em breve deve ter chances no time é Guilherme Arana. O lateral chegou a ser emprestado para o Atlético Paranaense, mas com a negociação de Fábio Santos para o futebol mexicano foi imediatamente readmitido no elenco de Tite.

Além dos jogadores de setor defensivo, outros que já fazem parte do profissional são o meia Matheus Vargas e os atacantes Gabriel Vasconcelos e Gustavo Tocantis, que chegou a ser emprestado para o Bragantino, mas voltou e treina no CT Joaquim Grava. Além deles, quem também figura entre os profissionais é o paraguaio Gustavo Vieira, que esteve envolvido em alguns imbróglios mas está de volta ao clube de Itaquera e a disposição de Tite.

Matheus Vargas e Gustavo Vieira. Os últimos promovidos por Tite e seu staff

É de conhecimento de todos que o momento financeiro não é fácil, e por mais que o Corinthians seja relacionado a alguns nomes de possíveis contratações, nosso maior reforço é usar a base. O número de jogadores no elenco profissional já é bom, mas temos de dar oportunidade para que eles joguem. Tite não é muito conhecido por utilizar esse tipo de jogador, mas a necessidade existe e a diretoria sabe disso, não a toa está realizando vários projetos para as categorias de base. Certo é que o momento é de testar a garotada, por que quanto mais se dá oportunidades, maiores são os benefícios a curto e longo prazo.


Compartilhar: Plus