Devendo futebol


Vanderlei Luxemburgo assumiu o Flamengo para "sair da confusão", como ele gosta de dizer, na temporada passada. O objetivo foi cumprido. O Flamengo se salvou, quase chegou a uma semifinal de Copa do Brasil, e começava a temporada confiante, esperando algo muito maior do que na temporada passada.

Chegaram alguns reforços, e muita gente se demonstrava satisfeita, sempre afirmando que "o rubro-negro pode surpreender, trabalho longo, e elenco mais forte" e que o g4 era uma realidade. Mas parece que essa confiança toda está diminuindo. Com a eliminação no campeonato estadual, o choque de realidade veio, e a necessidade de reforços ficou ainda mais escancarada.

Mas, estão apenas nos reforços os problemas do Flamengo? Talvez sim, mas Luxemburgo devia apresentar um futebol muito melhor, justamente pelo tempo de trabalho. O time tem poucas jogadas, troca poucos passes e acaba ficando dependente demais dos lançamentos para seus homens de velocidade, o que não vem dando muito certo. A falta do tal camisa 10 também prejudica um possível desenvolvimento maior de jogadas, mas não é desculpa para a total falta de organização do time, principalmente ontem, contra o Sport, quando o time rubro-negro apelou demais para os chutões.

O elenco carece demais de peças de composição e para assumir a titularidade. Vários desfalques também atrapalharam, mas com o atual elenco, podia render mais. Se no inicio da temporada elogiamos o técnico Luxemburgo aqui no blog, agora é hora de cobrar. A ideia de centralizar Marcelo Cirino era sim muito boa, chegou a render alguns bons resultados para a equipe, mas até pela necessidade e alguns desfalques, o jogador voltou a atuar pelos lados, e os planos foram mudando. Fica a impressão de que Luxa não tem convixão do seu time. Os jogadores não conseguem ter "uma cara", não parecem uma equipe. Os jogos são imprevísiveis e os problemas intermináveis.

Enfim, montar um time e evoluir como equipe durante um campeonato como o Brasileirão é muito arriscado, mas esse parece o destino do Flamengo. Os reforços devem chegar e Luxa aos poucos tentará ajustar o time, que até agora, está devendo muito e carece de peças para brigar por algo maior, como previsto no inicio da temporada.
Compartilhar: Plus