O sorteio das quartas da Uefa Champions League nos proporcionaram dois excelentes jogos, que certamente serão os transmitidos nas emissoras de TV. Barcelona x PSG e o clássico de Madrid aonde a final da última edição da competição será reeditada num confronto entre Atlético x Real. Mas e os outros dois confrontos?
Nos outros duelos, muitos consideram praticamente certo os clubes classificados devido ao grande favoritismo de uma das equipes. Na partida do Bayern, é realmente uma enorme diferença técnica, mas no outro jogo, tudo pode acontecer, e temos que dar mais atenção as duas zebras dessa fase da Champions League.
O Mônaco considerado por muitos uma enorme zebra, e que muitas vezes tem sua sobrevivência na competição creditada somente a incompetência do Arsenal e que acaba perdendo os méritos da classificação, vai enfrentar a poderosa Juventus. O time de Turim comanda o futebol italiano e sem dúvida é muito mais forte que o time do principado, mas isso torna o confronto desleal?
Admito que não apostaria no Mônaco, por outro lado não me surpreenderia se eles avançassem na competição. Um time que deu um show de futebol na Inglaterra em cima do Arsenal e que ainda teve a melhor defesa da competição na fase de grupo não deve ser esnobado. Além de ser extremamente bem montado pelo promissor Leonardo Jardim, conta com bons nomes como Kurzawa, Fabinho, Kondogbia, João Moutinho e o veterano Berbatov, além de outros bons jogadores. É verdade que o time não apresentou um bom futebol e quase foi eliminado pelo Arsenal mas isso não é algo de se espantar, afinal, o Arsenal não é um clube qualquer.
O Mônaco surpreendeu a todos em Londres, histórico |
Na outra partida, temos um confronto entre Porto e Bayern com os alemães ainda mais favoritos que os italianos no duelo anterior, não é para menos, o time de Pep Guardiola é talvez o melhor do mundo, e seria favorito contra grande parte das equipes das quartas. Contra o Porto essa diferença fica ainda maior e existe até a possibilidade de mais uma goleada, assim como a aplicada pelos bávaros no Shakhtar Donetsk.
O Porto, acostumado a vencer em Portugal, não faz grandes campanhas na maior competição do continente a algum tempo, e tem nessa temporada a grande esperança de voltar as fases finais, porém, o sorteio não foi legal com o clube português.
Casemiro e cia terão de se doar ao máximo para conseguir o milagre das semis |
Enfim, Mônaco e Porto tem missões complicadas. Chegam como possíveis zebras nas semi finais, porém, tem seus méritos de chegaram até aqui, e com tamanha organização demonstrada até o momento, podem surpreender. Certo é que teremos grandes jogos, e caso algum desses clubes se classifique, teremos também grandes histórias.