Maraca-Dependência



Flamengo e Maracanã. É notória a química entre o Templo do Futebol e Rubro Negro Carioca. Mas há muito tempo, essa química extrapola os limites saudáveis e acabou se tornando uma dependência. A diferença da postura do Flamengo no Maraca comparadas a qualquer outro lugar  é enorme, mesmo que ele seja o mandante em outro estádio. O Flamengo arrasta multidões para qualquer lugar onde vá,  mas mesmo que o estádio esteja lotado de rubro negros, o time só consegue boas atuações dentro do Maracanã. Como diz o Luxemburgo, "o torcedor do Flamengo no Maracanã é diferente, ele não é nosso 12º jogador, mas sim o centroavante do time".

Apesar de todas as equipe são mais fortes dentro de casa, especialmente os grandes time, não tem uma dependência tão grande quanto a equipe da Gávea. Na Copa do Brasil, o Flamengo perdeu por 3x0 para o Coritiba no Couto Pereira, mas reverteu no Maracanã. Contra o Alético MG a equipe abriu boa vantagem em casa, 2x0 (e já havia vencido os mineiros no estádio pelo campeonato brasileiro) mas fora de casa sofreu mais uma virada típica do Galo e perdeu por 4x1. No Brasileirão a temática foi a mesma. O clube venceu adversários como Cruzeiro, Corinthians, Atlético Mg e Internacional em casa, mas foi goleado e massacrado nos confrontos fora.

No período pós Copa, o Flamengo conseguiu reagir principalmente nos confrontos como mandante, mas tropeçava como visitante (exceto contra adversários mais fracos) em partidas que estavam fáceis, dentro das circunstâncias da partida. O time tinha um apagão e perdia a vantagem.

Para 2015 o Rubro Negro vai precisar de muito mais. Afinal, mesmo com o apoio incondicional de seus torcedores, não é todo o ano que a Nação vai carregar o time no colo como na Copa do Brasil ano passado. Ela deve ser o amparo do time, não o seu craque.
Compartilhar: Plus