Potiguar - Baraúnas


A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, fundado em 1924, porém só passou a ter um time de futebol, trinta e seis anos depois. Suas cores são verde, branco e vermelho. Manda seus jogos no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Possui um título estadual, conquistado em 2006, numa final contra o seu rival municipal, o Potiguar de Mossoró. Também tem dois vices, em 1981 e 1987. 

Na temporada passada, ficou em quinto lugar na classificação final, não conseguindo vagas para as competições nacionais. Sua última aparição em competições fora do estado foi na Série D de 2014, quando foi eliminado na primeira fase. Em 2012, havia conquistado o acesso para a Série C, quando chegou às semifinais. Porém, em 2013 fez uma campanha fraquíssima na terceira divisão, voltando para a divisão mais baixa do campeonato nacional.
Elenco do Baraúnas (Foto: Facebook oficial do clube)


Para esta temporada, o clube busca voltar aos seus anos de glórias, como na década passada, quando teve destaque dentro do estado e também no âmbito nacional, se tornando um dos principais e mais conhecidos clubes do interior potiguar. Não chega como favorito para a conquista do estadual, mas pode surpreender e conquistar pelo menos uma vaga nas competições nacionais, como a Série D e a Copa do Brasil de 2018.

O técnico para a temporada será o ex-jogador Barata, e que conta com alguns jogadores jovens, vindos da base, além de muitos experientes, como o goleiro Érico e o atacante Rony, além do zagueiro Nildo, com 41 anos e que vai fazer a sétima passagem pelo clube. O time-base será o seguinte: Pop; Alexsandro, Nicollas, Ferreira, Yago; Nildo, Felipinho, Ítalo, Capacete; Beleu, Gabriel Maia.

O ano em que o Barú teve maior destaque nacional foi 2005, quando disputou a Série C, e a Copa do Brasil. Na segunda, chegou às quartas de final, sendo o clube do Rio Grande do Norte que já chegou mais longe nesta competição. Na trajetória, começou eliminando o América Mineiro, nos pênaltis depois de uma vitória por 2x1 pra cada time. Depois, enfrentou o Vitória e se classificou com autoridade, vencendo as duas partidas. Na fase seguinte, enfrentou o Vasco e surpreendeu ainda mais o Brasil, classificando-se com um empate por 2x2 e uma vitória por incríveis 3x0. Nas quartas, acabou sucumbindo ao Cruzeiro, sofrendo duas goleadas (7x3 e 5x0), mas já havia feito história e marcado seu nome entre os oito melhores da Copa do Brasil do ano de 2005.
Compartilhar: Plus