Pernambucano - Santa Cruz


O Santa Cruz Futebol Clube brasileira, foi fundado em 3 de fevereiro de 1914, em Recife, e é um dos mais tradicionais e populares clubes de futebol de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. O tricolor é o atual bicampeão do Pernambucano e campeão da copa do Nordeste, vencendo a competição regional pela primeira vez no ano de 2016. O início do ano foi perfeito para o Cobra Coral, mas no fim do ano amargou o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, um ano depois de ter conseguido voltar à elite do futebol nacional.

Para o ano de 2017, espera fazer uma temporada que mescle os dois últimos anos, tendo um primeiro semestre igual ao de 2016 quando venceu os dois títulos já citados, e um segundo semestre como foi o de 2015, quando terminou o ano comemorando o acesso para a Série A. Depois de muitos anos amargando as Séries C e até D do Campeonato Brasileiro, o clube venceu a terceira divisão em 2013, no que foi seu primeiro e até aqui único título do time do Arruda a nível nacional. Em 2015, foi vice-campeão da Série B, e voltou para a Série A depois de ficar dez anos longe da elite.

Atualmente o Santa Cruz coleciona 29 estaduais, sendo o segundo maior vencedor do Pernambucano, atrás apenas do Sport. Venceu pela primeira vez em 1931, após ter sido vice-campeão por sete vezes desde o início da competição, em 1915. A maior sequência consecutiva foi um pentacampeonato, entre 1969 e 1973.

Neste ano, contratou o jovem treinador Vinicius Eutrópio, e mudou muito o elenco que terminou o Brasileiro de 2016 na penúltima colocação. As principais perdas foram o goleiro Tiago Cardoso, que defendia a meta da equipe desde a época em que o time estava na Série D, os atacantes Keno e Grafite e o lateral/meia Léo Moura. Os três jogadores de linha foram para equipes que disputarão a Libertadores da América, sendo Palmeiras, Atlético-PR e Grêmio, respectivamente. Já o arqueiro, foi para o rival Náutico, manchando muito sua imagem como ídolo da equipe do Arruda.

Com relação aos reforços, os principais foram o goleiro Júlio César, ex-Corinthians e que fez o caminho contrário de Tiago Cardoso, saindo do Náutico para chegar ao Santa, o meia Léo Costa, que estava na Índia, o zagueiro Anderson Salles, o volante Elicarlos e o atacante William Barbio. O time-base para o início do ano será: Júlio César; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva, Nininho; Elicarlos, Lucas Gomes, Léo Costa, Thiago Primão; William Barbio, Everton Santos.
Elenco do Santa Cruz campeão da Copa do Nordeste (foto: Antonio Melcop/Santa Cruz)


Na Copa Sul-Americana de 2016, o Santa Cruz enfrentou, em seu primeiro desafio internacional oficial, o arquirrival Sport na segunda fase em dois jogos na Arena Pernambuco. No jogo de ida, empatou o jogo em 0 a 0, deixando todas as possibilidades de resultado para o jogo de volta. No jogo da volta, o Santa derrota o rival por 1 a 0, eliminado o Sport na competição. Passando de fase, nas oitavas , o Santa Cruz enfrentou o Independiente Medellín. No jogo de ida o Santa Cruz foi derrotado por 2 a 0 e no jogo da volta no Brasil, no Estádio do Arruda no Recife, o Tricolor derrotou o time colombiano por 3 a 1. Mesmo com a vitória, e o resultado agregado de 3 x 3, o Santa Cruz não conseguiu reverter o resultado do time da Colômbia e foi eliminado pelo critério do gol fora de casa.

Em 2017, busca chegar longe nas competições regionais e nacionais, mas o foco no começo é conquistar o tão sonhado tricampeonato estadual, buscando diminuir a distância para o Sport no ranking de maiores campeões do estado.
Compartilhar: Plus