Crescendo muito nos últimos anos, o Atlético Mineiro venceu nessa década pela primeira vez a Libertadores e a Copa do Brasil. Maior campeão do estadual, a equipe no último ano ficou apenas no quase, foi vice-campeã ao ser derrotado pelo rival América na final .
Após o revés no mineiro e também por cair na Libertadores (o clube foi derrotado nas quartas de finais para o São Paulo), o treinador Diego Aguirre pediu demissão do clube. Para seu lugar foi contratado Marcelo Oliveira, que foi bicampeão brasileiro com o maior rival do galo, o Cruzeiro. Porém, no clube alvinegro Marcelo não conseguiu repetir o sucesso.
O Atlético chegou no campeonato brasileiro como um dos favoritos ao título, principalmente por seu forte poder ofensivo que contava com Lucas Pratto, Robinho e ainda contou com o reforço de Fred no meio do campeonato. O galo mineiro brigou pelo título de igual pra igual com Flamengo e Palmeiras por um bom tempo, mas o time se desgastou no meio do campeonato e conseguiu alcançar apenas a Libertadores, ficando na quarta posição.
Sem chances de título no Brasileirão e com a vaga na Libertadores garantida, o galo focou seus esforços na Copa do Brasil e avançou para a final e enfrentou o Grêmio.
Sem mais chances de se classificar para a Libertadores por via do Brasileirão, o clube gaúcho concentrou as forças e fez um duro embate com os mineiros. Na primeira partida em Minas, o Grêmio levou a melhor e venceu por 3x1. Vitória essa que custou a cabeça de Marcelo Oliveira, o treinador foi demitido após a partida e não comandou a equipe no segundo jogo. No segundo jogo, a partida ficou empatada em 1x1, resultado que deu o título aos gaúchos.
Roger Machado é a nova esperança para fazer com que o Atlético consiga voltar a ganhar títulos em 2017. (Imagem/Divulgação: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro) |
Para substituir Marcelo, o galo contará com Roger Machado no comando em 2017 e espera poder fazer uma campanha que culmine em títulos. Para isso, o treinador conta com alguns bons reforços, como o lateral Danilo Barcelos e o zagueiro Felipe Santana.
Por outro lado, o clube perdeu a dupla de volantes: Leandro Donizete e Junior Urso saíram do clube nessa janela de transferência.
O Atlético estreia no mineiro no dia 28, sábado, às 17h contra o América de Teófilo Otoni no Estádio Independência.