Gauchão - Grêmio


Fundado em 15 de setembro de 1903, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos maiores clubes do estado, do Brasil e do Mundo. A sua história, repleta de títulos, começou em um restaurante, onde 31 rapazes formalizaram a criação do clube. A aquisição de uma área de terras, onde foi construído primeiro estádio, a Baixada do Moinhos de Vento, se deu em 1904. Este estádio seria utilizado nos próximos 50 anos do clube.

Em 1909, com a criação do Sport Club Internacional, o clube passou a ter um rival histórico, sendo o GRENAL considerado por muitos, o maior clássico brasileiro. A primeira partida foi vencida pelo time gremista por 10x0, algo lembrado até hoje por seus torcedores.

O primeiro título do campeonato gaúcho ocorreu em 1921, quando o Grêmio ganhou o quadrangular final ao somar 5 pontos, com duas vitórias e um empate. Naquela época a vitória valia 2 pontos. Hoje com 36 títulos, o tricolor é o segundo maior vencedor da competição. Porém, o último campeonato conquistado pelo clube ocorreu em 2010. Daquela equipe, 4 peças importantes estão presentes para a disputa da temporada 2017. O treinador Renato Portaluppi, o goleiro Marcelo Grohe, o lateral Edilson e o meio campista Douglas querem voltar a comemorar um gauchão juntos. Titulares absolutos no esquema tático de Renato, os três jogadores querem começar o ano com uma conquista, como acabaram 2016, com o título da Copa do Brasil.
Grêmio campeão da Copa do Brasil.

O Tricolor se tornou o maior campeão da Copa do Brasil, agora isoladamente, com cinco títulos. Além disso, tem duas Libertadores, em 1983 e 1995, um Mundial de Clubes, vencendo o Hamburgo na final de 1983, além de dois Brasileiros, conquistados em 1981 e 1996. Também foi campeão da Recopa Sul-Americana em 1996, além de ter vencido a Série B de 2005, com o título sendo decidido na famosa Batalha dos Aflitos.

 Se o ano de 2016 acabou bem, seu início não foi como os torcedores gostariam. Dando prioridade para a disputa da Libertadores, o clube acabou eliminado na primeira fase da Primeira Liga e na semifinal do estadual diante do Juventude em plena Arena. A insatisfação só não foi maior naquele momento porque o time estava prestes a disputar as oitavas de final da Libertadores. Mas uma atuação ruim em Porto Alegre, perdendo do Rosário Central por 1x0, e outra um tanto quanto trágica no Gigante Arroyito, onde perdeu por 3x0, fizeram com que seus torcedores ficassem pessimistas com o restante do ano.

Com atuações contestadas no decorrer do brasileiro, Roger Machado acabou pedindo demissão à direção tricolor. Para seu lugar, a direção contratou o eterno ídolo gremista Renato Portaluppi. Renato ajustou o time, alterou algumas peças que não estavam bem e fez com que a torcida se reconectasse com o time. A partir daí, o título da Copa do Brasil estava traçado.

A base do time continua sendo a mesma, Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Douglas e Ramiro, Luan e Pedro Rocha, com todos os jogadores titulares do ano passado mantidos no time.

A direção fez algumas contratações pontuais para o elenco, como os laterais Léo Moura e Léo Gomes, o meio campista Michel e os atacantes Jael e Beto da Silva. Estes dois últimos chegaram para os lugares de Henrique Almeida, que voltou para o Coritiba, e Guilherme, vendido ao Botafogo.
Renato usará o estadual e a Primeira Liga para dar sequência ao time titular e testar as novas peças, visando a disputa da Libertadores, que sem dúvidas é a prioridade do ano. Na reapresentação dos jogadores no início do ano, a direção tricolor manifestou o desejo de dar prioridade ao estadual neste primeiro semestre, devido a seca de títulos gaúchos e a extensão da Libertadores até o final do ano.

 Com uma chave não muito complicada, o tricolor estreia na competição continental contra o Zamora da Venezuela, fora de casa. Depois, jogará na Arena contra o Deportes Iquiqui e finaliza o primeiro turno contra o Guarany no Paraguai. No estadual, a estreia está  marcada para dia 02/02, na Arena, contra o Ypiranga de Erechim.
Compartilhar: Plus