O Clube de Regatas Vasco da Gama é um dos favoritos ao título e vai em busca do 2º tricampeonato de sua história.
No ano passado, o Vasco ainda juntando os cacos de uma má campanha e um 3º rebaixamento em 8 anos no campeonato nacional, embalou uma série invicta de jogos e consequentemente garantiu seu 24º título carioca, o 6º invicto. As boas exibições e a invencibilidade duraram boa parte da temporada e creditavam o cruzmaltino como futuro campeão da Série B e com todos os méritos.
Até que uma derrota para o Atlético-GO pôs fim a sequência e expôs vários pontos fracos do time. A partir desse jogo, o Gigante da Colina apresentou muita dificuldade em vencer suas partidas, chegando a colocar em xeque até mesmo o acesso, que veio apenas na última rodada. Com isso, o técnico Jorginho dançou na dança das cadeiras e deu lugar a um velho conhecido da torcida, Cristóvão Borges.
Em 2017, o time participou da Florida Cup e garantiu o 3º lugar da competição, venceu Barcelona-EQU por 2 a 1, perdeu para o Corinthians por 4 a 1 e venceu o River Plate por 1 a 0. O fato de ter feito três jogos contra equipes fortes logo no início da temporada pode dar uma vantagem ao Gigante da Colina, com relação ao ritmo de jogo e entrosamento de sua equipe nos primeiros jogos da temporada, que já começa com um clássico contra o Fluminense.
O Vasco manteve a base do ano passado e trouxe bons reforços como Wagner, Muriqui e Escudero. Provável time base: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Alan Cardoso; Marcelo Mattos, Douglas, Wagner, Nenê e Muriqui; Thalles.
O Vasco aposta em Wagner como dupla de Nenê para fazer a equipe funcionar. |
Grandes jogadores que passaram pelo Vasco: Roberto Dinamite, Ademir Menezes, Vavá, Romário, Edmundo, Mauro Galvão, Pinga, Friaça, Valdir Bigode, Barbosa, Brito, Bellini, Augusto, Orlando Peçanha, Felipe, Sabará, Juninho Pernambucano, Carlos Germano, Acácio, Coronel, Lelé, Nenê, Pedrinho, Jair, Tesourinha, Tostão.
O Vasco disputará seu 95º campeonato carioca, esteve 78 vezes entre os primeiros colocados e conquistou o torneio 24 vezes, sendo o terceiro maior vencedor do estadual. O primeiro título veio logo no ano de estreia da equipe no Campeonato Carioca, em 1923. O ano de 2017 pode levar o cruzmaltino ao segundo tricampeonato consecutivo de sua história, sendo o primeiro e único até aqui entre os anos de 1992 e 1994.
A torcida vascaína anda bastante desconfiada quanto ao time, devido às campanhas no campeonato brasileiro, mas quando o assunto é clássico... Por isso a esperança em relação ao 25º título.
Texto de Iuri Lins.