A nova temporada já começou e com ela volta o futebol nas principais ligas do mundo, como a Premier League ou a La Liga, que contam com as maiores estrelas da Europa. Mas não é só nos grandes centros que o futebol voltou. Em terras lusitanas, os sempre desvalorizados 3 grandes do futebol português voltam aos gramados para brigar pelos títulos nacionais e tentar algo mais na Europa.
Benfica
Campeão em 2015/2016 e depois uma bela campanha na Champions League, o Benfica procura repetir o bom nível e chegar ao tetra campeonato, algo que seria inédito na história do Glorioso. Certamente, um grande desafio para Rui Vitória.
Depois das saídas de Gaitán (Atl. Madrid) e Renato Sanches (Bayern), o atual campeão português foi o que mais se reforçou. Carrillo (Sporting), Cervi (Rosario Central), André Horta (Vit. Setúbal), Kalaica (Din. Zagreb), Celis (Junior Barranquilla), Oscar Benitez (Lanús), Zivkovic (Partizan) e Danilo Barbosa (Braga, empréstimo) foram contratados, para além de Mitroglou, que ainda pertencia ao Fulham.
Com um elenco equilibrado e com várias opções de qualidade em todos os setores, o time de Rui Vitória promete dar muito trabalho nessa nova temporada. Com o jovem André Horta como sucessor de Renato Sanches e o artilheiro Jonas usando a 10 que fora de Gaitán, a expectativa é bem alta, tanto a nível nacional, tanto a nível internacional, onde o clube da Luz quer quebrar a famosa Maldição de Guttmann.
Time base: Júlio César; Nélson Semedo, Lindelöf, Jardel, Grimaldo; Fejsa, André Horta, Pizzi, Cervi; Jonas, Mitroglou.
![]() |
| Destaque na Libertadores 2016 pelo Rosario Central, Franco Cervi é tido como o sucessor de Nico Gaitán. E já chegou fazendo gol... |
Sporting
Depois do vice-campeonato na temporada passada, os Leões procuram acabar com a hegemonia dos dois rivais e com o jejum de 14 anos sem vencer o campeonato, como também surpreender no regresso à Champions League.
Carrillo trocou o lado verde pelo lado vermelho da capital portuguesa, mas já estava afastado do clube desde setembro do ano passado. Teo Gutierrez e Hernán Barcos foram emprestados ao Rosario Central e Vélez Sarsfield, respectivamente.
Sem contratações de grande peso, se juntaram ao elenco o goleiro Beto (Sevilla), Marcelo Meli (Boca Juniors, empréstimo), Lukas Spalvis (Aalborg), Alan Ruiz (Colón) e Petrovic (Dinamo Kiev), além da renovação do empréstimo do zagueiro uruguaio Coates por mais uma temporada, ele que pertence ao Sunderland.
Com 4 campeões europeus pela seleção portuguesa, ainda que João Mário possa estar de saída do clube, com jogadores como Bryan Ruiz, agora com a 10, contando ainda com um dos artilheiros da Europa na temporada passada na equipe, a expectativa é muito grande. No entanto, os verde-e-brancos seguem na procura de um centro-avante para formar dupla com Slimani no ataque e assim atacar o caneco que foge há 14 anos e tanto atormenta a torcida leonina.
Time base: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Ruben Semedo, Jefferson; William Carvalho, Adrien, Bruno César, João Mário (Alan Ruiz); Bryan Ruiz, Slimani.
![]() |
| 31 gols marcados na temporada passada e 7º na Chuteira de ouro, à frente de Messi, o argelino Slimani é sinônimo de gol para a torcida dos Leões. |
Porto
Depois de um ano desastroso, os Dragões não titubearam na escolha do seu novo técnico: Nuno Espírito Santo, ex-jogador do clube e o criador da expressão Somos Porto. Com ele, a responsabilidade de devolver a mística portista.
Depois de arrumar a casa, com a saída em definitivo de Maicon para o São Paulo e a dispensa de alguns jogadores, o time azul-e-branco se reforçou com o zagueiro Felipe (Corinthians), João Teixeira (Liverpool), Alex Telles (Galatasaray), Depoitre (Gent) e acertou a compra em definitivo do mexicano Layún, que pertencia ao Watford.
Com um elenco equilibrado e com ótimas revelações para a nova temporada como Otávio e André Silva, o Porto pretende acabar com a hegemonia recente do Benfica a nível nacional e reviver as glórias do passado nos palcos europeus. De cara, tem um confronto difícil contra a Roma, pelos play-offs da Liga dos Campeões. No entanto, o clube azul-e-branco já mostrou, ao longo da sua história, ser capaz de vencer times teoricamente superiores e isso deixa a torcida confiante.
Uma das motivações será o novo uniforme, muito semelhante ao usado na temporada 1986/87, em que o clube conquistou a competição pela 1ª vez na sua história.
Uma das motivações será o novo uniforme, muito semelhante ao usado na temporada 1986/87, em que o clube conquistou a competição pela 1ª vez na sua história.
Time base: Casillas; Maxi Pereira, Marcano, Felipe, Alex Telles (Layún); Danilo Pereira, Herrera, Otávio, André André; Corona (Brahimi), André Silva.
![]() |
| Otávio e André Silva. O meia ex-Internacional e o jovem centro-avante enchem de esperança o torcedor portista para a nova temporada. |
Mais uma temporada começando e os 3 grandes do futebol português têm suas esperanças renovadas. Enquanto que uns pretendem continuar vencendo, outros querem voltar às conquistas. Na Europa do futebol, todos irão tentar mostrar a força da Liga Portuguesa e que Portugal não foi campeão europeu por acaso. Aliás, a conquista da Euro por parte dos gajos foi um tapa na cara de muita gente. Agora são os clubes que buscarão surpreender.




