O sonho continua


A última temporada foi mágica para o Leicester. O time que era cotado para brigar contra o rebaixamento, surpreendeu a todos e conquistou o inédito título da Premier League. Com um time sem estrelas e com muitos jogadores que vieram de divisões inferiores do futebol europeu, incluindo os destaques Kanté, Mahrez e Vardy; o time se destacou pela doação e a volta do famoso 4-4-2 inglês.

O Leicester de Claudio Ranieri ficou marcado pela entrega dos jogadores, até pelo fato do time deixar que o adversário ficasse com a bola, com isso os jogadores tinham que correr mais. Um dos destaques do time representa bem esse estilo. Kanté ficou marcado por correr durante todo o jogo, incansavelmente e pelos seus desarmes. Porém, Ranieri não contará com o volante francês para essa temporada, pois o mesmo foi vendido para o Chelsea por cerca de £30 milhões.

Esse será um dos problemas que o clube terá de enfrentar nesse começo de temporada, enquanto a janela de transferências estiver aberta: o assédio de outros clubes. Kanté saiu; Vardy esteve muito perto de assinar pelo Arsenal, mas recusou e, pelo menos por enquanto, continuará no time; Mahrez já teve seu nome ligado a alguns clubes, o mais recente é o Arsenal. E nem a inédita participação na Liga dos Campeões parece ser suficiente para garantir a permanência dos jogadores, já que Kanté foi para o Chelsea que não disputará nenhuma competição européia nessa temporada.
Um dos, se não o principal jogador do título inglês, Kanté deixa uma enorme lacuna no plantel de Ranieri.

Com a classificação para a Liga dos Campeões, imaginava-se que o Leicester iria trazer jogadores mais conhecidos e de maior destaque, pois mesmo o elenco da temporada passada tendo custado pouco, o dono do clube é bilionário, ou seja, o time tem condições de trazer grandes jogadores. 

Porém, Ranieri está montando um time que preze mais pela coletividade, por isso os nomes que chegaram até agora, e provavelmente os que estão por vir, não são destaques em suas ligas. Após a conquista de Premier League, o treinador foi perguntado por um repórter, sobre a contratação de grandes nomes: Não quero grandes nomes. Não quero isso no meu grupo. Meus rapazes são especiais. Quem chega deve ter o mesmo espírito.”

O Leicester é conhecido pelo uso de estatísticas para escolher os jogadores que serão contratados. Por exemplo, as chances criadas por Marc Albrighton por minuto e o elevado número de intercepções de N'Golo Kante foram fatores que levaram as suas contratações. Vendo por esse lado e analisando os números das principais contratações, é possível encontrar ao menos um motivo que levou esses jogadores a serem os escolhidos:

O goleiro Zieler, que veio do Hannover, foi o segundo arqueiro da Bundesliga com mais defesas (148). O zagueiro Luis Hernandez, que veio do Sporting Gijon, foi o jogador com mais interceptações (140) na La Liga, e um jogador com essa habilidade pode ser muito importante para um time como o Leicester, que deixa o adversário propor o jogo e costuma sair no contra ataque. Mendy, volante que veio do Nice, é o provável substituto de Kanté, porém, mesmo sendo muito bom defensivamente, na última temporada se destacou pela capacidade para sair para o jogo; na Ligue 1 o jogador de 24 anos fez o maior número total de passes (2950), a maior quantidade de passes por jogo (78) e contou com a melhor precisão(92%) dentre os jogadores que não são do Paris Saint Germain.
Mendy é visto como o provável substituto de Kanté.

Bartosz Kapustka, a mais recente contratação, é um jovem e promissor meia polonês que fez uma boa Euro e é muito versátil, podendo jogar tanto pelos lados quanto pela faixa central do campo, isso torna-o uma opção interessante. Além disso, ele é muito rápido, tem boa técnica e por isso pode se encaixar no estilo de jogo de Claudio Ranieri.

Ahmed Musa também é um jogador que tem características que combinam com o estilo de jogo do time de Claudio Ranieri. Sua velocidade e objetividade devem ser um grande trunfo para os campeões da Premier League. Musa pode jogar na posição de Vardy, fazendo com que os Foxes tenham uma opção quando o atacante inglês não estiver disponível, algo que é muito importante, pois na temporada passada quando Vardy não jogou o time teve mais dificuldades. Por ser um jogador veloz e driblador, Musa também pode jogar pelos lados do campo e ser o responsável por iniciar os contra ataques dos Foxes. O ex-jogador do CSKA também é dedicado e aplicado taticamente e por isso pode cumprir bem essa função pelos lados, por acompanhar os laterais adversários e também pressionar os defensores. Mesmo tendo na velocidade sua principal característica, Musa também tem faro de gol e durante as últimas três temporadas somadas no futebol russo, ele marcou trinta gols no campeonato.
Musa foi bem na pré temporada, e ganhou confiança para as próximas partidas.

Enfim, as contratações de Ranieri são de jogadores que não tem tanto destaque, mas que se entregam em campo, para manter o espírito da temporada passada e tentar continuar essa mágica história, que nessa temporada alcançará a Europa por meio da Liga dos Campeões.

O principal desafio do Leicester será conciliar as duas principais competições que o time irá disputar: Premier League e Liga dos Campeões. Na temporada passada, os Foxes foram eliminados cedo da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa. Isso ajudou Ranieri e seus comandados a focarem exclusivamente no Campeonato Inglês. Mas agora o time terá duas grandes competições, além das Copas, e veremos se o técnico italiano irá focar em apenas uma e abdicar de outra ou tentará usar força máxima em todas. Focando em uma competição o time terá mais chances de conquistá-la.

Confira o vídeo dos amigos do "Falando de Premier League" sobre o atual campeão inglês:

Compartilhar: Plus