O nome de Tite parecia inerte a isso. Com aceitação beirando a totalidade, o ex-técnico do Corinthians chegou com pompa de herói na CBF e, por conta disso, a segunda feira, 22 de agosto, era muito esperada por todos os brasileiros. A primeira convocação do professor era cercada de expectativa. Alguns nomes enfim seriam chamados, outros por hora iriam ficar de fora, e tudo parecia melhorar. Mas não foi bem assim.
Logo na sua primeira lista, vários são os atletas questionáveis chamados por Tite, e isso já mina sua antes intocável confiança. Sim, nem entramos em campo mas já vemos o treinador ser questionado, algo comum e que, infelizmente, faz sentido no dia de hoje.
Tite "comprou uma briga" desnecessária. Chamou jogadores da China, da Ucrânia e até da Rússia, coisa que passa longe de ser aceita pelos torcedores brasileiros. Não bastasse isso, deixou alguns nomes bastante pedidos de fora, e trouxe gente dos tempos de Corinthians, o que já levanta a bola para aqueles que enchem a boca para falar de uma possível "panelinha".
![]() |
| Tite confia demais em Paulinho, mas vale mesmo a pena comprar essa briga com o torcedor? |
Entende-se que Adenor possa ter optado por nomes de sua confiança para esse inicio no novo cargo, porém, não vale a pena quando essa ação mina a confiança que o torcedor tinha nele. Se a relação de amor entre torcida e seleção parecia ter voltado, pelo menos um pouco, por conta do ouro inédito, hoje as críticas voltam a tomar conta das redes sociais, muito por conta de escolhas que ele não precisava fazer.
É óbvio que o treinador tem que ser o máximo possível imune às vontades da torcida e seguir suas convicções, porém, como primeiro ato, talvez fosse melhor fazer o simples, o inquestionável, até para ter tranquilidade nos primeiros dias de trabalho. Tite poderia convocar Taison, que vinha sendo desejado por grandes clubes europeus, mas talvez tenha feito na hora errada.
Mesmo com toda a moral que tem, ninguém está livre das críticas, por melhor que sejam seus trabalhos e seu currículo. Por ter toda a esperança de uma nação nas costas mais ainda. Tite errou sim em alguns nomes, e não podemos negar isso. Foi corajoso, mas contrariou seu discurso. Disse durante todo o período pré convocação que iria chamar sempre os melhores. E não foi isso que ele fez. Optou por alguns nomes de sua confiança, e como já dissemos, acabou pegando um preço alto por isso. As críticas estão e estarão por aí até que a bola role e ele responda em campo, mas é bem possível que mesmo depois de resultados positivos, essa convocação siga o assombrando como um início questionável na seleção brasileira.
É bem provável que ele faça esse time jogar. Algumas listas já agradaram muito e não renderam nada. Porém, a desconfiança que ela traz não é boa para um inicio de trabalho. Talvez fosse a hora do básico. Não precisva, Adenor.
É bem provável que ele faça esse time jogar. Algumas listas já agradaram muito e não renderam nada. Porém, a desconfiança que ela traz não é boa para um inicio de trabalho. Talvez fosse a hora do básico. Não precisva, Adenor.


