Mistura de sentimentos


A temporada de 15/16 começou conturbada e terminou com alto grau de esperança. Orgulho renovado. Um time que não tinha quaisquer prognósticos positivos após o péssimo início de temporada chegava a duas finais. O comando mudou visivelmente para melhor com todo o folclore característico de Jürgen Klopp, que assumiu após desgaste inevitável de Brendan Rodgers no cargo.

Mesmo sem contar com um elenco formado pelo alemão, o Liverpool evoluiu no decorrer da temporada e a melhoria no futebol apresentado era visível. Apesar disso, o plantel sofreu com a mudança tática implantada às pressas e as lesões apareceram em grandes quantidades. Sucumbiu à disputa da Premier League e apenas cumpriu tabela nas últimas rodadas. No entanto, as finais da Carling Cup e da UEFA Europa League quase salvaram a temporada. Quase...

O gosto amargo do duplo vice machucou. Machucou demais. Principalmente pela final continental, onde o Liverpool trouxe classificações épicas para casa. Mas convenhamos: Klopp assumiu o clube ciente de ter iniciado o trabalho em uma temporada quase perdida e ter chegado em duas decisões foi um verdadeiro milagre. O gostinho de "quero mais" ficou, mas não era nada esperado.
Apesar de surpreendente, o vice machucou muito.

Para quem espera grandes loucuras vindas do lado vermelho de Merseyside na janela de transferências, pode esquecer. O próprio Klopp já admitiu em entrevistas que não cometerá loucuras e a busca por reforços é relativa a atual situação da equipe. A competição com outros clubes ingleses se tornou ainda mais indigesta com as chegadas de José Mourinho e Pep Guardiola aos times de Manchester, além de Antonio Conte ao Chelsea.

Para o gol, a aposta em Loris Karius parece válida. Mignolet está longe de ser uma unanimidade e a aposta no jovem arqueiro alemão, que se destacou na última Bundesliga, pode ser um divisor de águas para a equipe. Talvez até incentive Mignolet a melhorar, já que o belga não teve nenhuma sombra significante nas duas últimas temporadas. O experiente Alex Manninger deve trazer um toque de experiência aos dois principais goleiros. Ward e Bogdán acabaram emprestados.

No entanto, Karius fraturou a mão ainda na pré-temporada, o que deve aumentar ainda mais as incertezas para a posição. A contratação de Joel Matip, em transferência livre vindo do Schalke 04, foi considerada uma boa contratação. Após as saídas de Skrtel e Touré, o clube buscou o capitão da seleção estoniana Ragnar Klavan, visando fortalecer o setor.
Klavan, um dos reforços para o setor defensivo, agradou na pré-temporada.

As lesões constantes de Joe Gomez e o recente caso de indisciplina de Sakho, cortado do elenco que realizava estágio nos Estados Unidos, preocupam os torcedores dos reds. Apesar das incertezas, Klopp parece ter tido relativo sucesso em melhorar o desempenho do setor defensivo na pré-temporada. Melhoria urgente, já que a equipe concedeu mais de 50 gols na última temporada.

Clyne deve dar conta da lateral direita. Apesar disso, Klopp assumiu certo risco ao emprestar Flanagan e ficar sem reservas para a posição até o momento. Na lateral esquerda reside o maior problema. O nome dele? Alberto Moreno. O espanhol é extremamente contestado por grande parte dos torcedores e foi o responsável direto em vários pontos desperdiçados na última temporada. 

Inclusive um dos grandes vilões da derrota para o Sevilla. No entanto, o Liverpool ainda não contratou ninguém para a posição e ainda vendeu o jovem Brad Smith. Boatos ligam alguns nomes ao Liverpool, o que seria de grande valia para o elenco. Jettro Williams do PSV e Jonas Hector do Koln são alguns deles. Caso não se concretizem, talvez Milner se encaixe na posição.
Para a torcida, o elo mais fraco da equipe tem nome: Alberto Moreno.

No meio campo, a saída de Joe Allen foi o destaque negativo. Apesar de não ter rendido o esperado nos primeiros anos de contrato, o galês mostrava plena evolução. Fez uma Eurocopa de destaque, mas mesmo assim acabou vendido por uma bagatela de 13 milhões de libras ao Stoke City. Sucesso, Pirlo galês!

O futuro de Lucas segue também incerto, os boatos de que deve se juntar ao elenco do Galatasaray são cada vez mais reais. Na contramão, as contratações de Giorginio Wijnaldum e de Marco Grujic devem fortalecer o setor. Klopp já demonstrou ter grande confiança na promessa sérvia e ele tem correspondido nos jogos de pré-temporada. Resta saber como vai se comportar em jogos oficiais.  
Henderson segue sendo uma incógnita por suas graves lesões e o polivalente James Milner pode figurar também entre os meias de acordo com a necessidade. O único titular incontestável até o momento entre os meias centras é Emre Can. Coutinho deve continuar sendo o principal nome na criação de jogadas, mas precisa de maior regularidade.

Para o ataque, o grande nome até agora é Sadio Mané. O ex-jogador do Southampton custou uma fortuna aos cofres do Liverpool, mas não deixa de ser uma boa contratação por esse motivo. Deve acrescentar ao setor ofensivo, já que Firmino ainda não se mostrou completamente adaptado ao esquema e Lallana não empolga. Jordon Ibe foi negociado com o Bornemouth por 15 milhões de libras e Markovic retornou de empréstimo.
Muitos contestam o preço, mas tendo em vista as atuações de Mané na Premier League, o Liverpool ganhou um importante reforço.

Talvez o maior reforço no ataque seria uma temporada sem lesões de Daniel Sturridge. O desempenho do inglês é muito bom quando consegue ter uma sequência de jogos. O grande problema é exatamente esse. Se Sturridge estiver em boas condições, o caminho do Liverpool será mais fácil. Benteke não deve ter grandes chances com Klopp e sua transferência deve ser tornar realidade durante a temporada.

Origi também já mostrou ter potencial para a função, apesar de ter se mostrado muito inseguro na Eurocopa. A lesão causada por Funes Mori contribuiu muito para isso. A partida contra o Milan, válida pela Champions Cup, mostrou todo seu valor. Se ambos voltarem a sofrer com lesões, o Liverpool terá sérios problemas, já que Firmino já mostrou não ter facilidade para a função. Mané pode ser a opção, mas sem qualquer certeza. A torcida vermelha ainda espera por alguma novidade no mercado.

Alguns jovens têm mostrado bom potencial na atual pré-temporada. O principal destaque é o meia central inglês de origem nigeriana Ovie Ejaria, de apenas 18 anos. Cria da base do Arsenal, chegou ao Liverpool em 2014 e foi testado por Klopp nos amistosos de pré-temporada. Com boas atuações, com destaque para os passes longos e fluidez de seu futebol, foi um dos melhores jogadores do Liverpool contra o Chelsea. Infelizmente, se machucou após a partida contra o Milan e deve ficar um tempo de molho. Esperamos que volte em sua melhor forma e justifique o encantamento da torcida com seu desempenho inicial.
A torcida ficou bastante otimista com as atuações de um jovem valor do plantel red. Ejaria pode ser útil durante a temporada.

O elenco de Klopp está participando da International Champions Cup e ainda deve realizar alguns jogos até o fim da pré-temporada. De destaque até agora, melhoria do setor defensivo (ainda sem condições de determinar a escala dessa melhora), fluidez no meio-campo e a realização de tabelas rápidas envolvendo o adversário. No entanto, também foi vista uma dificuldade enorme em criar chances claras de gol e em alguns momentos falta de intensidade, algo essencial no esquema de Klopp. Erros que podem e devem ser corrigidos até o início da Premier League.

Em resumo, a temporada do Liverpool é promissora, mas ainda uma incógnita. Klopp tem plena e sabida capacidade de levar os reds à glória. Entre os torcedores, o misto de descrença e esperança é presente em cada comentário. A desconfiança de um clube que sofreu demais nos últimos anos. A esperança de um comandante que respira o futebol e incorporou as cores do clube como ninguém.

Qual o limite desse Liverpool? A Premier League 16/17 tem tudo para ser uma das mais difíceis dos últimos anos. Os principais rivais surgiram com novos técnicos e dispostos a gastar muito dinheiro. Como competir com isso? Será possível uma temporada de surpresas e glória para o lado vermelho de Merseyside? Só Jurgen Klopp e seus comandados poderão nos dizer.
Compartilhar: Plus